Crítica: Curta metragem Dente de Leite

curta metragem dente de leite

Logo no início do curta metragem Dente de Leite há uma mensagem que informa que “La Petite Souris é uma criatura que está presente na cultura anglo saxônica e alemã”. Ou seja, estamos falando daquela lenda muito popular, conhecida por aqui como ‘a fada do dente’.

E numa rápida busca pela internet, descobri que essa história surgiu no final do século XIX e foi criada pelo padre jesuíta Luís Coloma, a pedido da rainha Dona Maria Cristina, que queria presentear seu filho, o futuro Alfonso XIII, por conta da queda de um dente, de alguma maneira.

Em países como a Espanha, ao invés da fada, temos um ratinho que usa chapéu de palha, óculos de ouro, sapatos de pano e uma carteira vermelha e que vive no coração de Madri, apenas a cem metros do Palácio Real.

Agora vamos para a resenha do curta metragem Dente de Leite

Depois dessa breve introdução sobre a lenda, preciso dizer que, dentro do roteiro do curta metragem Dente de Leite, há pequenas referências em homenagem a Máquina Mortífera, Alien – O 8º Passageiro, Predador, Gremilins e O Iluminado, tudo para provar o distanciamento geracional entre pai e filho.

E logo depois que notamos isso, nos é apresentado o ‘monstro’, na perspectiva dele em relação àquele ambiente. Aliás, é válido ressaltar que seu tamanho, em proporção aos humanos, faz com que a batalha pela sobrevivência fique quase impossível de ser vencida pela dupla de protagonistas.

Mesmo com o baixo orçamento, o diretor Pascal Thiebaux é sagaz ao usar a sombra e a escuridão. Ao mesmo tempo, os efeitos especiais são caprichados e servem ao propósito, mesmo que, às vezes, a falta daquela ‘grana extra’ para um detalhamento aqui e ali, incomode.

No fim das contas, pensando um pouco mais sobre o curta metragem Dente de Leite, noto que há muito mais do que gore e sequências tensas (que estão lá na medida certa). Temos um diálogo sobre lendas que seguem vivas, independentemente dos séculos e das tecnologias, e tudo isso é ampliado pela trilha sonora, com uma música supostamente inofensiva, mas que te pegará de jeito.

O desfecho tem uma reviravolta que você não espera, mesmo indícios anteriores para que aquilo ocorra (obviamente, não darei spoilers aqui). A Filmicca acerta em trazer esse título para o catálogo e é uma baita oportunidade para sairmos um pouco do terreno comum e ver que há mentes pensantes fora de Hollywood.

dente de leite

Onde assistir Dente de Leite?

  • Atualmente, o filme está no catálogo da Filmicca.

Sinopse do curta metragem Dente de Leite

Na França, a fada do dente é retratada como O Ratinho, um rato gentil e generoso. E se ela realmente não fosse desse tipo? E se fosse um psicopata obsessivo e obcecado por sua coleção de troféus dentais. Perder um dente é insuportável, é preciso substituí-lo de qualquer forma…

Nota Cinema e Séries: ★★★★½

Título Original: Quenottes
Ano Lançamento: 2016 (França)
Dir: Pascal Thiebaux
Elenco:
Lionel Abelanski e Matthieu Clément-Lescop

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net