Comecei assistir a Yellowjackets – 1ª temporada despretensiosamente e, talvez, seja assim mesmo que se deva entrar neste ‘universo’ para se divertir com a obra, que tem como criadores Ashley Lyle e Bart Nickerson (ambos de Narcos e The Originals). Ao todo, são 10 episódios e duas linhas narrativas muito bem estabelecidas, sendo que uma delas se passa em 1996, quando as garotas de um time de futebol são campeãs e viajam para disputar o nacional da modalidade e outra, já adultas e tendo que lidar com fantasmas antigos.
Não há como negar a coragem de inserirem sequências brutais – como membros arrancados, rituais pagãos (?!), um ataque de lobos contra o grupo, que cai na floresta e precisa sobreviver e muito mais. Contudo, se ficasse só nisso seria vago e pouco produtivo, mas as pistas que são dadas aos espectadores nos deixam esperando o próximo passo e certas consequências, por mais absurdas que pareçam, fazem sentido (se você embarcar nessa viagem bizarra e deliciosamente maluca).
No elenco, que foi escolhido com perfeição, temos: Ella Purnell (Fallout), Sophie Thatcher e Juliette Lewis (as versões jovem e adulta de Natalie), Sophie Nélisse e Melanie Lynskey (as versões de Shauna), Sammi Hanratty e Christina Ricci (as versões de Misty), Jasmin Savoy Brown e Tawny Cypress (as versões de Taissa) entre outras.
Yellowjackets – 1ª temporada e sua evolução ao longo dos episódios
Apesar de termos personagens meio “escanteados”, temos uma linha evolutiva crescente quando falamos em acontecimentos, sejam eles sobrenaturais ou não. Lidamos com adolescentes que começam a compreender ou a descobrir temáticas como sexo e sexualidade e seu lugar em uma sociedade, só para citar alguns. Ao mesmo tempo, como a floresta se torna um personagem fundamental, há takes assustadores que revelam a vastidão daquele local.
Há humor na medida, um grupo que você irá amar odiar (e que não é possível rotular, pois tem tridimensionalidade em suas personalidades), um quebra cabeças que, às vezes, tem um encaixe de peças mais simples e outras vezes não e muitas perguntas sem respostas, pois é este o intuito, já que a segunda temporada foi lançada em 2023 e a terceira chegará em 14 de fevereiro deste ano. Yellowjackets – 1ª temporada parece ser inofensiva para quem não havia lido nada a respeito (meu caso), mas é corajosa em vários momentos e deixa um gostinho de quero mais!
Onde assistir Yellowjackets – 1ª temporada?
- A série está disponível na Netflix, Paramount + e Prime Video.
Sinopse de Yellowjackets – 1ª temporada
Este seriado mostra um time de futebol feminino do ensino médio de uma escola que iria disputar o campeonato nacional, mas o avião onde estavam cai em uma floresta. Várias delas sobrevivem, mas suas histórias ficam apenas entre aquelas que conseguiram sair daqueles meses de insanidade e tensão. 25 anos depois, tentam reconstruir suas vidas como mulheres adultas, mas percebem que aquilo que começou na floresta está longe de ter um fim.
Nota Cinema e Séries: ★★★★
Título Original: Yellowjackets
Ano Lançamento: 2021 (Estados Unidos)
Criação: Ashley Lyle, Bart Nickerson
Elenco: Melanie Lynskey, Sophie Nélisse, Tawny Cypress, Jasmin Savoy Brown, Ella Purnell, Juliette Lewis, Sophie Thatcher, Christina Ricci, Sammi Hanratty, Steven Krueger, Warren Kole, Jack Depew
Confira outras resenhas AQUI!