Rede Manchete: A TV do ano 2000
Especial CP

Rede Manchete: A TV do ano 2000

Aconteceu virou Manchete topo

Adolpho Bloch, no final da década de 70 fundou as Rádios Manchete AM e FM. Mas ele queria mais e no início dos anos 1980 a Rede Associada, que compunha emissoras como a TV Tupi Difusora, foi tirada do ar pelo Governo. Logo depois o governo abriu concorrência para duas novas emissoras.

Obviamente, vários grupos se interessaram, bem como o Grupo Sílvio Santos e a Bloch Editores. Um ano depois, o resultado saiu e Bloch conseguiu uma das vagas.Rede Manchete: A TV do ano 2000

O ‘chefão’ esperaria dois anos para estrear seu canal televisivo, pois queria contar com equipamentos modernos e de altíssima geração. Era algo que mesclaria qualidade técnica e cultural… era a Rede Manchete: A TV do ano 2000.

A Estreia da Rede Manchete: A TV do ano 2000

No dia 5 de junho de 1983, entrava no ar a Rede Manchete de Televisão. A transmissão era aberta com um pronunciamento de Adolpho Bloch. Ela terminava com a seguinte frase: “Deixo com vocês, meus amigos, a Rede Manchete de Televisão. Ela está no ar“.

telehistoria.com.brEm seguida, o logotipo da Manchete sobrevoava os céus de várias cidades do país, com uma música interessante ao fundo, até pousar na sede carioca da emissora – tudo isso era uma evolução sem tamanho na época.

Ela contava com um dos mais modernos departamentos gráficos do mundo e naquele instante, provavelmente as concorrentes se sentiam ameaçadas. Após, foi exibido um show intitulado “Mundo Mágico” – que ultrapassou, em muitos momentos a audiência do “Fantástico” – e tinha o propósito de mostrar a nova rede.

Transmitiram o inédito filme Contatos Imediatos de Terceiro Grau, ficando em primeiro lugar, com impressionantes 29 pontos no Ibope. A Manchete estava realmente preparada para entrar com tudo na guerra da audiência e do faturamento, ou seja, a Rede Globo tinha alguém a altura.

A Jornada de Sucessos

A Manchete sempre deu bastante importância ao jornalismo, com o Jornal da Manchete ‘pegando emprestado’ os padrões da CNN dos EUA. Ao mesmo tempo viriam muitas produções premiadas nos cinemas mundiais e seriados.

Um programa a se destacar foi “Bar Academia”, onde vários artistas se encontravam para falar da carreira e cantar, tudo num tom bastante amigável e com um cenário de mesas de bar.
No ano de 1984, transmitiram com exclusividade o desfile das Escolas de/lh3.ggpht.com Samba do Rio de Janeiro, ficando com 30 pontos de audiência, numa cobertura completíssima.

Em junho do mesmo ano, foi visto as Olimpíadas de Los Angeles, além disso, produziram a mini-série histórica intitulada ‘A Marquesa de Santos’. Com a boa aceitação do público, vieram também ‘Santa Marta Fabril’ e ‘Tudo em Cima’.

Xuxa estreou por lá em 1985, com ‘Clube da Criança’, que viria a ser o primeiro programa de auditório composto exclusivamente por crianças na televisão.

Novos começos

Contudo, a empresa não teve o faturamento almejado e em 1985 Adolpho Bloch abre os cofres para séries (TAMANHO FAMÍLIA) e novelas (ANTÔNIO MARIA, que custou cerca de 5 bilhões de cruzeiros).

Novamente a audiência ficou devendo e um ‘3º Começo’ surgia ainda em 1985. O setor de dramaturgia foi desativado e apostou-se numa programação mais popular (com Clodovil, Pepita Rodrigues, filmes e programas humorísticos).
No campo jornalístico foram produzidos diversas ‘séries especiais’, como ‘Xingu’ que mostrava a vida dos indígenas naquela região.

1986, a empresa já acumulava uma dívida de 23 Milhões de Dólares. Em abril, volta-se a abrir os cofres para telenovelas e ‘Dona Beija’ torna-se o primeiro sucesso desta retomada, com 15 pontos na audiência em média.

Em julho do mesmo ano veio a Copa do Mundo no México, e a MANCHETE não poupou esforços e fez uma cobertura digna, com boletins diários e transmissões ao vivo.
Porém, no fim de 86, funcionários entram em greve, devido a falta de salários.

No ano seguinte colocaram 1000 funcionários, mais uma câmera robô e um helicóptero para transmitirem o carnaval e bater de frente com a Rede Globo.
Em abril, o programa ‘A Nave da Fantasia’ trazia uma substituta de Xuxa, seu nome: Angélica – na época com 13 anos de idade.

Daí, a linha de humor e musicais é fechada e os funcionários demitidos. Adolpho Bloch já dava sinais que gostaria de vender a emissora. Nada disso se concretizou e em 1988 a dívida era de 34 Milhões de Dólares.
No mesmo ano, transmitiriam os Jogos Olímpicos de Seul e a linha humorística seria reativada – o que melhorou as condições da Manchete.

Documento Especial e Animês

‘Documento Especial, Televisão Verdade’, iniciou e revolucionou os documentários televisivos, sempre com matérias sensacionalistas e polêmicas. Na mesma época, os jovens ligavam seus aparelhos televisores em massa, para verem ‘Changerman’, ‘Flashman’, Jiraya’, ‘Jaspion’, ‘Kamen Rider’ e outros Tokusatsus japoneses.

Em janeiro de 1990, em mewww.saintseiya-world.comio a crise econômica, Adolpho Bloch investe em outra sede em São Paulo, no valor de 25 Milhões de Dólares.
Em março, estrearia ‘Pantanal’, ao custo de 8 Milhões de Dólares. Bateu a Rede Globo e conseguia 30 pontos, fazendo a emissora faturar 120 Milhões de Dólares no mesmo ano – talvez, aqui tenha sido a melhor fase da MANCHETE.

Em julho, o Banco do Brasil embarga os bens da emissora, para garantir o pagamento de uma dívida de 60 Milhões de Dólares. No campo esportivo, recoloca seu time em campo para cobrir a Copa da Itália.

Com o término de ‘Pantanal’, entrou em seu lugar ‘A História de Ana Raio e Zé Trovão’, também com um custo de 8 Milhões de Dólares, mas que não fez, nem de longe o sucesso da antecessora.
Em agosto de 1991, é noticiada uma suposta venda da emissora, para o empresário Paulo Octávio, mas nada se concretizou.

A Venda de 1992

Em 1991 estrearia ‘Amazônia’, nos mesmos moldes e com o mesmo elenco e diretor de ‘Pantanal’, Jaime Monjardim.
Mas o diretor foi contratado pela Rede Globo e, antes da estréia da novela, abandonou o projeto. Obviamente, o programa não agradou e, apesar das diversas mudanças – todas sem sucesso – foi finalizado sem grande prestígio. Os lucros não supriram os gastos, e aumentava mais ainda a dívida da emissora carioca.

Em junho de 1992, o empresário Amílton Lucas de Oliveira, presidente do Grupo IBF, compra a MANCHETE e de cara demite mais de 600 funcionários. Traz poucas novidades na grade de programação e perde Angélica para o SBT.

Em março de 1993, funcionários denunciam a falta de pagamentos dos salários, desde dezembro. Aliado a isso, a IBF não pagou sua parcela nas dívidas, desrespeitando o contrato assinado com o Grupo Bloch. Então, em abril de 1993, Adolpho Bloch retoma seu canal.

A dificuldade nessa época foi ainda maior, pois profissionais respeitáveis haviam saído e estava complicadíssimo para criar uma grade de programação. Em julho, grevistas tiram a MANCHETE do ar. Fernando Barbosa Lima assume, no mesmo ano a diretora-geral.

A tacada então, foi produzir uma novela baseada na vida do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Mas uma liminar na justiça proibiu sua exibição e a solução foi aproveitar os atores em outra obra: ‘Guerra sem Fim’ – e outro fracasso foi visto.

A febre Os Cavaleiros do Zodíaco

Em 1994, ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’ virava febre entre as crianças, dando uma média de 16 pontos nas seções diárias.
E, tirando ‘Câmera Manchete’, ‘Incrível, Fantástico e Extraordinário’, o restante resumia-se em programas de televendas.flog.clickgratis.com.br

Por falta de verba, este ano a MANCHETE deixou de exibir a Copa do Mundo e o Desfile das Escolas de Samba.
A atenção de todos lá dentro, voltava-se para a produção de ‘Tocaia Grande’, livro escrito por Jorge Amado e que, deveria ser a salvação da emissora.

Ressurgimento em 1995

Vagarosamente, a emissora dava sinais de ‘ressurgimento’ e no mês de fevereiro voltava a transmitir o Desfile das Escolas de Samba.
No jornalístico ’24 Horas’, imagens fortes e reportagens sensacionalistas deram certo e ajudaram na tentativa de uma ‘programação mais popularesca’.

Em outubro, ‘Tocaia Grande’ estreou com baixos índices e em dois meses, o diretor foi trocado. A tacada deu certo e Walter Avancinni triplicou a audiência.
O “Márcia Peltier Pesquisa” também foi sucesso, dando 10 pontos.

1996: O Ano do Apogeu

A princípio, em 1996, a rede crescia e programas como o ‘Câmera Manchete’ ganhavam destaque e audiência.
Uma nova vinheta marcaria o início da programação desse novo ano com o slogan: “Rede Manchete, você em Primeiro Lugar”.

Nas tardes de Sábado, quem conseguia segurar o público era o ‘Programa Raul Gil’, sendo muitas vezes líder no horário das 14 às 18:30 hs.
No mesmo pacote das novidades, voltavam do fundo do baú as séries National Kid e Ultraman, além disso, as estreia dos japoneses Sailor Moon, Shurato, bem como Samurais Warriors.emanchete.blogspot.com

‘Na Rota do Crime’ dava 16 pontos ao acompanhar a rotina de policiais em diversas operações pelas favelas de São Paulo.
O show para o aniversário de 13 anos foi fantástico, e contou com ‘Só pra Contrariar’, ‘Double You’, ‘Roupa Nova’ e ‘Os Morenos’, no Aterro do Flamengo.

Em julho chegaram as Olimpíadas, bem como uma nova vinheta que mostrava, ao fundo, telas de quadros de pintores renomados. Após, em setembro estréia ‘Xica da Silva’ e o sucesso estrondoso – 17 pontos, com picos de 22 – verdadeiramente, recolocava a empresa na briga pela www.quebarato.com.brliderança.

Início do Fim da Rede Manchete: A TV do ano 2000

O retorno financeiro com ‘Xica da Silva’, possibilitou a emissora a investir em novas atrações, como: ‘Mistério’, ‘Mexe Brasil’ e etc.
Em agosto, com o fim do ‘carro chefe’ da empresa, entrava no ar ‘Mandacaru’, que ficou presa aos 8 pontos.

Ainda em 97 a emissora lançou a menina Debby, de apenas cinco anos de idade, como apresentadora da nova versão do ‘Clube da Criança’, exibido às 18hs., com apenas meia hora de duração.

A crise de 1998

Em seguida, no ano de 1998, a situação da emissora pioraria. A novela ‘Mandacaru’ dava baixos lucros, e os programas jornalísticos estavam desgastados. Em março, houve grandes mudanças no horário da emissora e estreava Claudete Troiano e Magdalena Bonfigliolli.

Mesmo com as bem-sucedidas estreias, os juros das dívidas cresciam, o que sufocava a emissora.
Em junho do mesmo ano, o salário dos funcionários não foram pagos, o que era um péssimo sinal. As transmissões da Copa do Mundo de 98 não renderam os lucros esperados, e em agosto entrava no ar a novela ‘Brida’.

Sem garantias numa emissora que já estava afundando, vários profissionais valorosos saíram da casa. De uma só vez, debandavam Márcia Peltier, Otávio Mesquita e Raul Gil. Aliado a isso, a produção dos jornalísticos parou, e os programas começavam a ser reprisados – como ‘Pantanal’, por exemplo.
Em dezembro do mesmo ano, o Jornal da Manchete saía do ar por motivo de greve geral.

A TV Manchete fora do ar

Em Janeiro de 99, a emissora assinou um contrato com o Grupo Renascer em Cristo, propriedade de Sônia Hernandez. Pelo acordo, a Igreja Renascer exploraria a emissora, produzindo programas e recebendo os patrocínios, e em troca pagaria por mês R$ 80 milhões ao Grupo Bloch, como uma espécie de “aluguel”. A partir daí novas chamadas anunciando o que seria a “Nova Manchete” entravam no ar.
Porém, o acordo não deu certo e foi desfeito em fevereiro do mesmo ano, porque a Igreja não pagou a primeira parcela dos salários.
www.redemanchete.net
A emissora adentrou o ano de 1999 ainda com mais um problema. Nesse sentido, o grupo IBF reivindicava há três anos na justiça a posse do canal. O Grupo Bloch teria que esperar a liminar dando-lhes a posse da emissora para vendê-la. A liminar saiu em abril do mesmo ano, e a emissora foi finalmente vendida no dia 16 de maio de 1999 para Amílcare Dalewwo.

Era o desfecho de uma das emissoras mais inovadoras e, atualmente, lendárias do nosso país… Trouxe diversas novidades na parte técnica e deu ao país diversas celebridades, como Raul Gil, Xuxa, Angélica, bem como Claudete Troiano e outros.
Enfim, aqui, nossa homenagem à emissora que, mesmo após tanto tempo fora do ar, ainda tem um espaço no coração de muitos brasileiros!

Fonte: www.redemanchete.net

12 Comments

  • Versos Controversos - Alan Salgueiro 1 de março de 2010

    Ah, deu vontade de continuar lendo, lembro bem pouco da Manchete no ar, por isso bateu essa curiosidade.

  • ManinhO 28 de fevereiro de 2010

    cara… que saudades da manchete… a melhor emissora que eu ja assisti

  • Elói 26 de fevereiro de 2010

    Tinha também o programa Bate-Boca, todas as tardes, muito informativo, programa de qualidade.

  • Elói 26 de fevereiro de 2010

    Tinha também o programa Bate-Boca, todas as tardes, muito informativo, programa de qualidade.

  • Jefferson 26 de fevereiro de 2010

    Eu também assistia esse e me lembro do acredite se quizer.

  • Anonymous 26 de fevereiro de 2010

    aperto*

  • Anonymous 26 de fevereiro de 2010

    mto bom! a maior saudade é dos anos 90 Yuyuhakusho!

    da até um apreto no coração!

  • . Yuri Barichivich 25 de fevereiro de 2010

    Que coisa nostálgica.

  • Macaco Pipi 25 de fevereiro de 2010

    SEMPRE VOU ME LEMBRAR DA MANCHETE
    LÁ QUE COMEÇARAM OS ANIMES NA TV ABERTA
    MUITO BOM
    LÁ QUE CONHECI A MAIORIA DOS CLASSICOS!

  • degaragem 25 de fevereiro de 2010

    Cara, não conhecia toda essa historia da Manchete e essa é recém a parte I, quero saber como ela decaiu tanto, levando em consideração que ela fazia páreo com a Globo, na época.

  • Rodrigo 24 de fevereiro de 2010

    Parábens pelo Blog Sílvia, sempre atualizadinho… e assim que o leitor gosta.
    Antes de mais nada,deixa eu me apresentar. Meu nome é Rodrigo e sou mais um Kara aí na blogosfera brasíleira.
    Estou dando uma vasculhada geral nos blogs que acho interessante, para tentar entender porque meu blog de notícias ciêntíficas é um total fracasso.
    Estou analisando como é feita uma boa divulgação, qualquer dica pode falar ok.
    Adorei seu blog, tá de parabéns

  • Silvia Freitas 24 de fevereiro de 2010

    Nossa, lembro-me quando inaugurou a rede Manchete. Assistia ao Jornal da Manchete, Clube da Criança e Acredite se Quiser (lembra desse?) Adorei o blog, vou segui-lo. Visita o meu: http://namanhadogato.blogspot.com/

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ Toa na NetUêba - Os Melhores Links