Pular para o conteúdo
home » Especial CP » Curta, Média e Longa Metragem: Quais as diferenças?

Curta, Média e Longa Metragem: Quais as diferenças?

Curta, Média e Longa Metragem

Parece algo simples, mas existem pessoas que ainda não sabem diferenciar curta, média e longa metragem. Então, nós do Cinema e Pipoca comentaremos sobre eles na postagem de hoje. E, certamente, você já deve ter conferido um projeto de cada categoria!

Siga com a gente e, logo abaixo, mostraremos tudo isso!

Clique na imagem e adquira seu exemplar de O Livro do Cinema!

Curta metragem e Longa metragem

Há pequenas variações quando falamos do Brasil e de outros países. Por exemplo, o termo curta metragem, em festivais internacionais e também no Oscar, é considerado para filmes de até 40 minutos. Já em terras tupiniquins, pensando numa maior facilidade para exibi-los antes dos longas metragens nos cinemas, o tempo estimado vai de 30 segundos, filmado em um celular até 15 minutos, conforme a Lei 2.228 de 2001.

Para reforçar, entenda: a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas define um curta-metragem como: um filme original que tem uma duração de 40 minutos ou menos, incluindo todos os créditos. Desde a década de 1920, este termo é conhecido.

Os curtas ganham destaque em festivais de cinema nacionais ou internacionais. Portanto, vale a pena ressaltar que são feitos, geralmente, por cineastas independentes com um orçamento baixo. O financiamento também vem de doações de organizações sem fins lucrativos, patrocinadores ou fundos pessoais.

Ao mesmo tempo, apresentam-se como uma plataforma para mostrar talentos. Além disso, já garantiu financiamento para sucessos com Jogos Mortais, por exemplo. Neste caso, os investidores privados  ou uma empresa de produção ou estúdios de cinema podem investir mais e montar um longa.

Enfim, o tipo mais conhecido é o longa metragem. No nosso brasilzão, refere-se a projetos acima de 70 minutos, diferentemente do Screen Actors Guild (80 minutos ou mais).

Média metragem

Médias metragens, por aqui, são obras maiores que 15 e inferiores a 69 minutos. Em outros países, a variação vai de 40 até 70 minutos. Nos Estados Unidos, França ou Inglaterra não existe esta diferenciação, ou seja, ou são curtas ou são longas metragens. Simples assim.

 

Clique na imagem e adquira o livro Como a Geração Sexo, Drogas e Rock’n’Roll Salvou Hollywood

Hoje em dia, com tantas facilidades, até você mesmo pode se aventurar neste mundo e dar uma de diretor. Lembrando que existem festivais especializados em cada um dos tipos exemplificados acima. Então, mãos a obra e boa sorte.

Você conhecia a diferença de Curta, Média e Longa Metragem? Comente conosco.

Você não pode copiar o conteúdo desta página