Para mim, um dos grandes mestres da 7ª arte e um dos responsáveis por me fazer amar tanto o cinema. Esta na ativa desde 1955, onde atuou em papeis pequenos como nos filmes ‘Francis in the Navy’ e ‘Lady Godiva’. Já faturou os Oscares de Melhor Diretor e Filme por ‘Os Imperdoáveis’ (1992) e ‘Menina de Ouro’ (2004), além de ter em sua prateleira 5 Globos de Ouro, um SAG Award, 4 Césares e um BAFTA. Segue aqui seus 10 Melhores Filmes de Clint Eastwood.
– TRÊS HOMENS EM CONFLITO (1966)
Com a direção sempre precisa do genial Sergio Leone, ‘Três Homens em Conflito’ coloca Clint Eastwood e sua cara de poucos amigos, Lee Van Cleef e Eli Wallach juntos por causa de um único objetivo: encontrarem um tesouro. Cada um deles têm uma parte do mapa, mas nenhum deles quer dividir a bolada quando encontrar. São mais de duas horas do verdadeiro espírito western.
– PERSEGUIDOR IMPLACÁVEL (1971)
Clint nunca pôde reclamar, pois sempre trabalhou e aprendeu muito com diretores espetaculares como Don Siegel. A San Francisco suja e decadente que vemos pelas lentes de Siegel e a pouca tolerância do inspetor Harry Callahan frente aos bandidos, são o ponto determinante deste que é o primeiro de cinco filmes.
– O ESTRANHO SEM NOME (1973)
Um dos primeiros filmes de Eastwood na direção e um acerto em cheio no tom de seu trabalho. Tendo a fotografia árida de fundo, um protagonista sem nome e um dos gêneros mais espetaculares que já fora criado para a sétima arte, é fácil entender a importância deste obra de arte para o mundo.
– BIRD (1988)
Neste filme em que ele fica apenas atrás das câmeras, conta a história do músico Charlie ‘Yardbird’ Parker, que como tantos artistas era talentoso, mas acabou se envolvendo no mundo do álcool e das drogas. Faturou o Globo de Ouro de Melhor Diretor e ainda contou com uma atuação empolgante de Forest Whitaker.
– OS IMPERDOÁVEIS (1992)
Foi com Os Imperdoáveis que Eastwood conquistou a alcunha de gênio, pois revisitou um gênero que ele e o cinema norte-americano haviam deixado um pouco de lado. Com um elenco soberbo, fotografias impecáveis e um final que mostra o quanto o mestre continua ‘fodão’, o projeto é uma obra prima até hoje.
A atuação de Clint é muito boa, mas é ofuscada pela sempre maravilhosa Meryl Streep. Mas sua direção é delicada e acertadamente melancólica, deixando que os gestos digam mais do que qualquer palavra. Ficar com sua família infeliz ou sair pelo mundo com o homem que realmente ama? Tudo é lindo nestas pouco mais de duas horas de projeção.
– SOBRE MENINOS E LOBOS (2003)
Para mim, ‘Sobre Meninos e Lobos’ é o melhor filme da carreira de Eastwood como diretor e um dos melhores de todos os tempos. Não há palavras para descrever a gama de sentimentos e revelações expostas por cada personagem. O livro de Dennis Lehane é impecável e o filme é um complemento a altura. Infelizmente perdeu o Oscar de Melhor Diretor.
Caso não escorra um lágrima ao final de Menina de Ouro de seu rosto, corra para o médico mais próximo para ver o que anda acontecendo com você. Hilary Swanky, o próprio Eastwood (que dirige e atua) e Morgan Freeman, formam um triângulo afiadíssimo. O boxe é apenas um pano de fundo para uma história ainda mais densa.
Outra indicação para o Oscar e Globo de Ouro em um filme que conta, pela visão japonesa, a batalha contra os norte-americanos na 2ª Guerra Mundial. Sem as costumeiras patriotadas e com o excelente Ken Watanabe encabeçando o elenco, vemos um grupo de soldados que suportou 40 dias de luta. E é por isso que Cartas de Iwo Jima está entre os Melhores Filmes de Clint Eastwood.
O roteiro poderia resvalar nos clichês do gênero, mas é tão bem amarrado e com personagens tão carismáticos e verdadeiros que ‘Gran Torino’ mereceria muito mais que apenas uma indicação a Melhor Canção no Globo de Ouro. É a construção pessoal e a libertação de demônios interiores de uma vida inteira. Lindo.
E para você, qual o Melhores Filmes de Clint Eastwood?