Sobibor é um filme de guerra dirigido por Konstantin Khabenskiy baseado numa incrível história real e que foi o candidato russo na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2019. O episódio é conhecidíssimo por lá e já deu origem a diversos livros e artigos acadêmicos, além do projeto Escape from Sobibor (de 1987) que foi filmado para a TV, tinha Rutger Hauer como protagonista e faturou dois Globos de Ouro.
Nesta nova adaptação há uma crueza muito grande em determinadas cenas, onde o espectador ficará angustiado e muito tenso. Um exemplo disso se dá logo na abertura, onde acompanhamos um grupo de mulheres que seguem para a câmara de gás para serem mortas e não fazem ideia disso (mesmo sabendo do desfecho, me peguei torcendo para sobreviverem) ou mesmo na escolha aleatória de qual prisioneiro seria executado pelos soldados nazistas.
Figurino e fotografia, como é de praxe em produções do gênero, são espetaculares e alguns atores também conseguem ir além em suas atuações. O problema encontrado aqui é que por vezes o diretor se esquece do foco principal, que é o planejamento da fuga e para tapar estes ‘furos’ bastante perceptíveis, insere diálogos pouco inspirados como uma forma didática de explicar o episódio.
Mas apesar disso Sobibor é um filme de guerra que dribla alguns clichês do gênero e se torna um título muito interessante para os fãs do cinema e para aqueles que querem entender ainda mais sobre um período tão brutal da história da humanidade. O último enquadramento é poético, mostrando que a liberdade não pode ser cerceada e que lutas como esta devem ser celebradas e conhecidas por todas as gerações.
Sinopse de Sobibor:
Durante a Segunda Guerra Mundial, Sobibor era um local onde diversos prisioneiros viviam e morriam. Alexander Pechersky era uma dessas pessoas. Mas ao contrário de tantos outros, organizou uma revolta e deu a oportunidade de muitos escaparem. Os que sobreviveram e não foram capturados mais tarde, formaram uma resistência para batalharem contra os nazistas.
Título Original: Sobibor
Ano Lançamento: 2019 (Rússia / Alemanha / Lituânia / Polônia)
Dir: Konstantin Khabenskiy
Elenco: Konstantin Khabensky, Christopher Lambert, Michalina Olszanska, Wolfgang Cerny, Maximilian Dirr, Mariya Kozhevnikova, Philippe Reinhardt
ORÇAMENTO: —
NOTA: 7,5
- Confira outras postagens do Cinema e Pipoca!