Dois Papas, dirigido por Fernando Meirelles

dois papas topo

Dois Papas, dirigido por Fernando Meirelles (dos ótimos Cidade de Deus e Ensaio sobre a Cegueira), é um projeto revelador e que nos dá a oportunidade de saber um pouco mais a respeito desta mudança de perspectivas do Vaticano e da própria Instituição Católica e vai além, pois mesmo que não é adepto desta religião, terá um programa intenso e com um elenco afiadíssimo.

Falando sobre o elenco, é assustadora a semelhança de Anthony Hopkins com Joseph Ratzinger, o Bento XVI. Ele traz à tona uma figura autoritária e que tem dificuldades em aceitar que a diminuição de fieis se dá, também, pela falta de diálogo entre o papado e seus seguidores. Já Jonathan Pryce pode não ser tão parecido fisicamente com Bergoglio, mas tem fluidez e naturalidade, mesmo sendo um inglês interpretando um argentino. Sem contar o misto de serenidade e pulso firme que emprega – não se esquecendo de todas as agruras e questionamentos sobre seu passado de lutas.

É bem verdade que há deslizes, pois temas espinhosos como o abuso sexual na igreja ou mesmo os escândalos financeiros são tratados muito superficialmente. Ao mesmo tempo, a câmera na mão de Meirelles poderia ser utilizada com mais parcimônia.

Dois Papas, dirigido por Fernando Meirelles
Pôster do filme

A montagem, com idas e vindas no tempo (e o cuidado nos figurinos), os diálogos mostrando o abismo entre os pensamentos de Bento XVI e Francisco, assim como a fotografia e os efeitos especiais, que deixarão o espectador boquiaberto por conta da recriação de locações gigantescas, engrandecem Dois Papas, mas ainda assim não chega a ser um épico tão grandioso quanto, de fato, Netflix e os outros produtores gostariam.

Sinopse de Dois Papas

Depois de diversos escândalos, que vão desde abuso sexual, passando por desvios financeiros dentro do Banco do Vaticano, o Papa Bento XVI decide renunciar, mas antes precisa encontrar um substituto para o maior cargo religioso do mundo. O  cardeal José Mario Bergoglio é um nome que se destaca, porém, Bergoglio têm pensamento diferente e, ainda, deseja se aposentar em breve.

Título Original: The Two Popes
Ano Lançamento: 2019 (Reino Unido/Itália)

Dir: Fernando Meirelles
Elenco: Anthony Hopkins, Jonathan Pryce, Juan Minujín, Luis Gnecco, Cristina Banegas, María Ucedo

ORÇAMENTO:
NOTA: 8,0

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net