Curta Metragem
Curtas metragens que concorrem ao Oscar 2019!

Os 5 curtas metragens que concorrem ao Oscar 2019 tem algumas semelhanças bem interessantes pois, cada um com uma temática diferente, dialogam sobre sentimentos humanos como perdas, emoções e frustrações da vida. E nesta postagem iremos dialogar um pouco a respeito de cada um deles! Então, vamos lá.
- Bao, de Domee Shi (Nota: 8,0)

Primeiro curta metragem da Pixar dirigido por uma mulher, é o mais conhecido dentre os cinco finalistas pois foi exibido antes das sessões de Os Incríveis 2. Doçura, sutileza e amor estão estampados nestes 8 minutos de projeção e mesmo que não seja o curta mais emblemático de todos os tempos do estúdio, acalenta os corações e prova que todas as mães tem um dom especial e cabe a nós, filhos, notarmos isso antes que seja tarde demais. Mas o espectador também poderá tirar várias outras interpretações aqui.
Indicações: Oscar 2019 / International Online Cinema Awards 2018 / Tribeca Film Festival 2018
- Weekends, de Trevor Jimenez (Nota: 8,0)

A separação dos pais vista pelos olhos de um garotinho, que tenta entender todas as mudanças que estão ocorrendo e acaba criando seu próprio mundo. Trevor Jimenez, que é diretor e roteirista do curta, é esperto ao abranger uma situação tão complexa de forma leve, mesmo que em certos trechos haja espaço para algo menos convencional e, porque não, assustador para a criança. Os traços de Weekens são simples e as tonalidades de cinza ganham destaque. Um dos meus favoritos dentre os cinco.
Indicação: Oscar 2019
- One Small Step, de Andrew Chesworth e Bobby Pontillas (Nota: 7,5)

Coprodução americana e chinesa, One Small Step tem uma qualidade impressionante na animação e personagens cativantes. Mas o fato de já termos visto este tipo de enredo tantas e tantas vezes tira alguns pontinhos deste curta metragem. Nada que diminua sua importância ou mesmo a questão emocional tão forte e presentes por aqui, assim como a lição de que você jamais deverá desistir de seus sonhos e que devemos aproveitar cada segundo com as pessoas importantes de nossas vidas.
Indicação: Oscar 2019
- Late Afternoon, de Louise Bagnall (Nota: 7,5)

Passado e presente se confundem na mente da idosa que protagoniza Late Afternoon e nos trazem grandes momentos durante os 10 minutos de projeção. Louise Bagnall brinca com as cores e os traços para recontar as alegrias e tristezas, sucessos e frustrações nestas várias décadas de vida. Late Afternoon tem o desfecho mais fraternal que poderíamos ver. Emocionante e simples como poucos.
Indicação: Oscar 2019
- Animal Behaviour, de David Fine e Alison Snowden (Nota: 7,5)

Vencedor do Anima Mundi do ano passado, Animal Behaviour pode ser considerado uma dramédia, já que estuda seus personagens com certa profundidade durante seus 14 minutos. Em uma sessão de terapia, uma sanguessuga, um macaco, um cachorro, um gafanhoto, um porco, um gato e um pássaro, tentam se livrar de suas neuroses e traumas do passado. Notamos que mesmo quem está lá para tratar dos pacientes, às vezes pode precisar de uma forcinha.
Indicação: Oscar 2019 / Anima Mundi 2018 (vencedor)
Mas e você, já viu alguns destes filmes? Quais dos 5 curtas metragens que concorrem ao Oscar 2019 é o seu favorito?
Críticas
Ass, curta metragem de Michiel Blanchart

Ass é um curta metragem belga, dirigido por Michiel Blanchart e que está no catálogo da nossa parceira Filmicca. Resolvi assisti-lo sem saber absolutamente nada e nem ler a sinopse, ou seja, é um tipo de experimento interessante e, consequentemente, arriscado. Mas, neste caso, o risco valeu a pena quando os créditos finais subiram.
Com 15 minutos de duração, não dá para definir o filme em apenas um gênero. Há um pouco de tensão, um humor sutil em pequenas ações dos personagens e, ao mesmo tempo, uma discussão sobre descobertas, desejos e sexualidade. Vale ressaltar que precisarei pontuar determinadas passagens e, por isso, leves spoilers serão dados (mas nada que estrague as surpresas). Dito isso, vamos lá!
Leves spoilers de Ass, um curta metragem surpreendente
Há uma sacada esperta da montagem lá pelos 8 minutos, quando vemos uma briga entre os protagonistas. Em seguida, num telejornal, o âncora diz que o Papa renunciou por ter visto a tal imagem e que “neste dia, Deus está morto. Tal boca, coloca em dúvida a própria ideia de um ser divino“. Destroçar essa masculinidade tóxica que ainda existe, começando pelas religiões, é representativo e um soco no estômago.
Mas não para por aí. Já que a desconstrução precisa vir de dentro para fora. E será que os amigos se manterão bem consigo mesmo e com os outros? Ass é um curta metragem que nos faz pensar e chega em 2023 atualíssimo. Para não dizer que tudo é perfeito, o elenco formado por Antonin Compère, Emil Stengele e Théophile Mou, é bom, mas parecem um pouco ‘engessados’ e, às vezes, quase soletram suas frases. Nada que tenha me tirado da imersão
Sinopse de Ass
As noites excessivas, o bom ambiente e a camaradagem reinam no apartamento de Gill, Rémi, Alwin e Patrick. Eles achavam que sua amizade viril era infalível… Mas Patrick esconde um segredo inquietante. Um segredo que poderia perturbar o equilíbrio do grupo e o mundo inteiro.
Nota Cinema e Pipoca: ★★★½
Título Original: Cul
Ano Lançamento: 2019 (Bélgica)
Dir: Michiel Blanchart
Elenco: Antonin Compère, Emil Stengele e Théophile Roux
Críticas
O Lápis e a Borracha, divertido curta-metragem

O Lápis e a Borracha é um curta metragem divertido que está no streaming da Filmicca. Lançado em 1960, tem cerca de 9 minutos e nos apresenta esses objetos como protagonistas antropomorfizados, numa animação que não fica devendo em nada para muitas lançadas atualmente. Além disso, os adultos podem apresentá-la para os pequenos sem medo.
A trilha sonora, apesar de repetitiva, se molda bem com àquilo que é proposto. A transição de ‘cenários’ vai tornando aquele ambiente cada vez mais rico e o espectador compreende onde o diretor húngaro György Várnai, falecido em 1991, deseja chegar. Dialoga-se sobre as diferenças e a aceitação perante os demais membros da sociedade.
Quais os riscos disso a curto, médio e longo prazo? Você poderá se ferir e fazer o mesmo com aqueles que ama. Enfim, apesar de parecer clichê, devemos lembrar que é um projeto voltado para o público infantil. Contudo, é louvável notar que haviam mentes criativas que já tinham o trabalho de conscientização, mesmo em períodos tão longínquos.
Com o passar do tempo, o lápis e a borracha ficam gastos e ‘envelhecidos’. Ou seja, dar valor na vida é um dos plotes principais por aqui. Generoso, conciso e muito simpático!
Sinopse de O Lápis e a Borracha
Por ser um filme de animação que reflete sobre o processo de fazer um desenho animado, os personagens-título são as duas ferramentas básicas dos animadores: o lápis e a borracha. Como Dom Quixote e Sancho Pança, os dois conquistam as folhas em branco.
Nota Cinema e Pipoca: ★★★
Título Original: A ceruza és a radír
Ano Lançamento: 1960 (Hungria)
Dir: György Várnai
Curta Metragem
Anima, curta metragem da Netflix

Anima, curta metragem da Netflix, não é só lotado de psicodelias visuais como também mantém o espectador atento a cada detalhe e coreografia. É verdade que não é um projeto que vai agradar todo mundo, mas se estiver disposto a algo diferentão e fora dos padrões hollywoodianos, confira!
O melhor de tudo e cabendo como um selo de qualidade, é que a direção ficou a cargo de Paul Thomas Anderson (de Sangue Negro e Magnólia) e a interpretação nas mãos do vocalista da banda Radiohead, Thom Yorke e dos dançarinos Gala Moody e Dajana Roncione. (mais…)
-
Top CP3 anos ago
Assistir Filmes Online Grátis!
-
Cinema2 anos ago
Lançamentos no cinema em fevereiro 2024
-
Top CP3 anos ago
13 Melhores Filmes sobre Formigas
-
Notícias10 meses ago
Onde assistir a trilogia de O Código da Vinci?
-
Top CP11 anos ago
7 Melhores Filmes de Jason Statham
-
Notícias2 anos ago
Onde assistir O Mal Que Nos Habita? | Terror argentino foi aclamado pela crítica
-
Top CP2 anos ago
9 Filmes de terror para 2024 | Lançamentos que farão você ficar com medo
-
Top CP8 anos ago
Filmes de Ouija, dos anos 80 até hoje
You must be logged in to post a comment Login