A CIDADE IMÃ

festival de cinema paulinia
5acidadeima6

O Rio de Janeiro por si só já é uma cidade estereotipada e lotada de clichês, culpa das novelas globais que usam e abusam de tudo o que a Cidade Maravilhosa tem de melhor – e algumas poucas vezes, do que tem de pior também. A CIDADE IMÃ, documentário de RONALDO GERMAN (que além de dirigir também produziu, roteirizou, fotografou e montou), não sai nem um pouco desta máxima e por isso fica devendo.

A idéia é interessante e coloca três estrangeiros que tem em comum duas coisas: a música e o fato de terem visitado a cidade uma vez, se apaixonado pelo ambiente, pelas pessoas e pela cultura e resolverem se mudar para lá.
Se eu, que sou brasileiro quase acreditei que nosso país resumia-se apenas em Rio de Janeiro, imagine o que um estrangeiro que assistir A CIDADE IMÃ irá deduzir!

E mesmo se deixássemos esta questão de lado, ainda existe a burocracia dos documentários nacionais – ou pelo menos a grande parte deles –, onde os ‘astros’ em cena conversam com a câmera, mas não conseguem a sintonia necessária para transpô-la.
A confusão primária também é notada quando GERMAN mistura a conversa dos entrevistados com alguma ‘cantoria’ no fundo.

IDRISS, DAVID, BRUCE e MAKO (que obviamente tem a função de ser a mais carismática de todos), mostram pontos interessantes do Rio de Janeiro, são filmados com o corcovado ao fundo, falam sobre as lindas mulheres e etc., mas ao ocultar o lado difícil e caótico da cidade enganam ainda mais o espectador. É verdade que lá pelas tantas se comenta sobre assaltos, sobre a tragédia com o deslizamento de terra nos morros e etc., mas logo depois a coisa toda é maquiada novamente.

Potencial para termos algo diferente existia, mas pelo visto o Rio de Janeiro virou clichê demais para a 7ª arte e isso é um pecado!

Título Original: A Cidade Imã
Ano Lançamento: 2011 (Brasil)
Dir: Ronaldo German
Elenco: Bruce Henri, Idriss Boudrioua, David Chew, Masako Tanaka

ORÇAMENTO: —


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de A CIDADE IMÃ ?
* Qual o melhor documentário nacional que viu recentemente ?

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net