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VAN DAMME – VIDA E OBRA

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Seu nome verdadeiro é Jean-Claude Camille François Van Varenberg e nasceu na Bélgica em 18 de outubro de 1960. Na época em que era bem jovem, seu pai resolveu colocá-lo em uma academia para que deixasse de ser tão franzino. Para a surpresa geral de todos, também freqüentou aulas de ballet e dançou durante alguns anos – nunca deixando de lado o karatê.

Entrou em diversos torneios de artes marciais dali em diante e venceu vários como o European Pro Karate Association, na categoria meio pesado, o Campeonato Europeu de Karatê e em 1979 teve a oportunidade de conhecer os Estados Unidos e lutar no Campeonato Mundial de Karatê, mas acabou perdendo.

vandamme

No ano seguinte começou os treinamentos mais intensificados de musculação, o que acarretou no título de fisiculturismo ‘Mr. Bélgica’. Voltou para a Bélgica e montou sua própria academia, mas algo estava por vir e em 1982 foi convidado para participar do filme francês ‘Rue Barbare’, lançado no ano seguinte, como figurante.

No mesmo ano volta para os Estados Unidos e consegue outra figuração, desta vez numa produção mais importante e robusta, protagonizada pelo astro Chuck Norris e intitulada ‘Braddock’. Apesar de mais do que apenas ser coadjuvante de luxo, ainda interpretou um lutador gay em ‘Mônaco Forever’ (1984) e um dançarino em ‘Breakdance’ (1984). Mas foi fazendo o vilão de ‘Retroceder Nunca, Render-se Jamais’ (1986) que apareceu para o mundo.

Kickboxer – O Desafio do Dragão
Ganhou então a chance de protagonizar um filme símbolo dos anos 80, que foi ‘O Grande Dragão Branco’ (1988), no qual viveu Frank Dux e dividiu a tela com Bolo Yeung – a luta final é bem bacana. Tem uma trilha sonora ótima e ganhou diversos exemplares de menor impacto, alguns até protagonizados pelo próprio Van Damme.

Sabendo do sucesso do filme anterior, eis que os tradutores nacionais tiveram a ‘genial’ idéia de colocarem ‘Dragão’ no próximo trabalho do ator. ‘Cyborg – O Dragão do Futuro’ (1989) é um sci-fi muito ruim que fala sobre implantes cibernéticos e destruição da humanidade. Não valia a locação na época, imagine então nos dias atuais.

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Soldado Universal
‘Kickboxer – O Desafio do Dragão’ (1989) traz, além de outro ‘Dragão’ no título, a mesma fórmula de luta em arena que Van Damme imortalizou. Foi um sucesso estrondoso na época do lançamento, provando que os golpes e o carisma do astro belga estavam nas nuvens. Além disso, ele também ajudou nos argumentos do roteiro.

No ano seguinte, protagonizou o interessante ‘Leão Branco – O Lutador sem Lei’ (também ajudou no roteiro) e o tosco ‘Garantia de Morte’, que são duas produções que retratam muito bem o quanto a carreira do ator oscilava com grandiosas bilheterias e outras nem tanto assim.

Timecop – O Guardião do Tempo
Dali em diante, conseguiria o status de um dos mais bem pagos de Hollywood, principalmente por causa de ‘Duplo Impacto’ (1991), onde interpreta os irmãos gêmeos Alex e Chad – produz pela primeira vez e escreve argumento e roteiro. Estrela em 1992 a ficção científica dirigida pelo novato Roland Emmerich e co-estrelado por Dolph Lundgren, ‘Soldado Universal’ – roteiro meia boca, mas ação de primeira para a época e que, de certa forma sobrevive bem nos dias atuais – e ‘Timecop – O Guardião do Tempo’ (1994), que foi tirado de uma HQ e arrecadou mais de 100 milhões de dólares, se firmando como o maior sucesso comercial de sua carreira.

Neste meio tempo ganhou uma ponta como ele mesmo em ‘O Último Grande Herói’ (1993), fez ‘O Alvo’ (1993), dirigido por John Woo, também no melhor momento da carreira e ‘Vencer ou Morrer’ (1993).

Street Fighter A ultima Batalha
Mas houve um tropeço maior que todos os anteriores e seu nome era ‘Street Fighter – A Última Batalha’. No elenco, escolhas incompreensíveis como Raul Julia e Kylie Minogue e um roteiro que quase se transforma numa comédia de mau gosto, além de colocarem Ken e Ryu como coadjuvantes. Os fãs detestaram e o fracasso foi questão de tempo.

‘Morte Súbita’ é um dos projetos menos piores desta leva que virá a seguir e foi repetido a exaustão nas sessões noturnas do SBT, por exemplo. Já ‘Desafio Mortal’ (1996) coloca pela primeira vez o astro como diretor, mas é tudo horroroso, a começar pela cena do belga travestido de palhaço logo no início. Roger Moore completa o pacote de desastres.

A colonia
A bela Natasha Henstridge é a companhia de Van Damme em ‘Risco Máximo’ (1996), que tentava pegar o sucesso de ‘O Especialista’, mas a curva já estava um tanto descendente para o astro e não fez tanto sucesso quanto esperavam. Outra tosqueira de quinta categoria foi ‘A Colônia’ (1997), com o ex-jogador de basquete Dennis Rodman e um esquecido Mickey Rourke. Há uma cena em que Van Damme se veste de hyppie, com direito a peruca e óculos escuros.

De 1998 a 2002, além de se envolver com drogas pesadas e quase destruir sua vida, só entrou em ‘furadas’ quando o assunto era sua carreira cinematográfica – além de ter dançado com a Gretchen no Programa Domingo Legal, em um dos mais constrangedores momentos da televisão brasileira – ‘Golpe Fulminante’ e ‘Legionário’, ambos de 1998, ‘Inferno’ (1999) que é o fundo do poço completo, o desnecessário ‘Soldado Universal – O Retorno’ (1999), ‘A Irmandade’ e ‘O Replicante de 2001 e ‘Agente Biológico’ (2002).

hell
Na época do lançamento de ‘Hell’ (2003), lembro-me que houve um marketing mais forte, dizendo que era o filme mais violento da carreira do belga. No fim, serviu somente para empoeirar as prateleiras das vídeo-locadoras.

Muda totalmente os ares no ano seguinte e participa de uma pontinha na comédia francesa ‘Problema de um Dorminhoco’, mas volta aos pastiches costumeiros com o pouquíssimo visto ‘Vingança’, no qual o protagonista busca alguns cruéis assassinos que devem ter matado seus amados entes pela enésima vez em sua filmografia.

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jcvd
‘Segundo em Comando’ (2006) e ‘Até a Morte’ (2007), são uma dobradinha do agora ex-astro com o diretor Simon Fellows e no meio destes projetos, também fez ‘Força de Proteção’, todos saindo diretamente para home-vídeo, nicho que acabou se tornando o principal alvo da maioria dos atores brucutus dos anos 80.

Em 2008 faz seu filme mais sincero e emocional, intitulado ‘JCVD’. Existem determinados momentos que chega a ser um monólogo em que o ator expulsa todos os demônios, sem ter vergonha de esconder qualquer ponto falho – ok, ele não cita sua participação no Programa do Gugu, mas a gente perdoa!

O que nós não podemos perdoar é ter como próximos projetos ‘Operação Fronteira’ (2008) e ‘Soldado Universal 3 – Regeneração’ (2009). Volta para a cadeira de direção no totalmente desconhecido ‘The Eagle Path’ (2010) – que também roteiriza – e luta contra o poderoso Scott Adkins no simpático ‘Jogos Letais’ (2011).

van damme os mercenarios 2
Tem a chance de dublar uma animação pela primeira vez em ‘Kung Fu Panda 2’, vivendo o Mestre Crocodilo. Mas como sua sina é dar porrada em todo mundo, presenteia seus fãs com ‘Olhos de Dragão’, ‘6 Balas’ e ‘Soldado Universal 4 – Juízo Final’, todos de 2012. Seu retorno aos cinemas viria da melhor maneira possível com ‘Os Mercenários 2’, que finalmente trouxe a luta tão esperada nos anos 80/90: Stallone contra Van Damme. O filme é delicioso e divertido, principalmente para quem cresceu com os brucutus. Em 2014 faz uma comédia bizarra ao lado de Adam Brody, intitulada ‘Welcome to the Jungle’. Não funciona bem, mas para quem é fã vale pela curiosidade.

E agora, qual será seu novo projeto? Você admira o ator? E o que falta para ele voltar com tudo aos holofotes?

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8 Filmes que Leonardo DiCaprio merecia o Oscar

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dicaprio

Leonardo DiCaprio merecia o Oscar por diversas vezes, tudo porque, ao longo de sua carreira, nos presenteou com personagens inesquecíveis e atuações impecáveis que conquistaram a crítica, o público e, por muitas vezes, foram ignoradas pela Academia. Ele tem uma carreira marcada pela escolha de papéis desafiadores, e a cada novo projeto, ele eleva o nível da interpretação.

Embora finalmente tenha levado para casa o cobiçado prêmio de Melhor Ator com O Regresso (2015), há vários outros momentos espetaculares. E você, concorda com esta lista?

8 Filmes que Leonardo DiCaprio merecia o Oscar

Diário de um Adolescente (1995)

Filmes que Leonardo DiCaprio merecia o Oscar
Filmes que Leonardo DiCaprio merecia o Oscar

Apesar de ainda ser um jovem ator na época, DiCaprio já demonstrava seu talento em Diário de um Adolescente, um drama psicológico que lida com questões complexas como o vício em drogas e suas consequências devastadoras. O filme, baseado no romance de Jim Carroll, segue o protagonista através de sua difícil jornada pela dependência química e suas degradações físicas e mentais.

DiCaprio não só convence como o adolescente problemático, mas consegue captar a vulnerabilidade e os dilemas internos do personagem de forma brilhante. A performance, intensa e visceral, marca o começo de sua jornada como um dos grandes nomes do cinema, mesmo que a Academia ainda não estivesse pronta para reconhecê-lo.

Titanic (1997)

titanic
Leonardo DiCaprio merecia o Oscar

Com um orçamento colossal e uma direção de James Cameron que se tornaria histórica, Titanic se consagrou como um dos maiores sucessos de todos os tempos, arrecadando 11 Oscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. No entanto, um prêmio ficou de fora: o de Melhor Ator. Mesmo que a performance de DiCaprio como Jack Dawson não seja a mais complexa de sua carreira, é inegável que ele conseguiu criar um dos personagens mais adorados da história do cinema.

Sua química com Kate Winslet, o desfecho épico e a carga emocional que transmite ao público são ingredientes que tornam sua atuação memorável.

Gangues de Nova York (2002)

gangues de ny

Em Gangues de Nova York, Martin Scorsese apresenta uma história épica ambientada na Nova York do século XIX, marcada pela violência e pela luta pelo poder nas ruas. DiCaprio contracena com um dos maiores ícones do cinema, Daniel Day-Lewis, que, de fato, roubou a cena com sua interpretação visceral do vilão Bill “The Butcher” Cutting.

Ele consegue equilibrar a vulnerabilidade de seu personagem com a sua sede por justiça e, embora o filme tenha sido reconhecido com várias indicações ao Oscar, DiCaprio não conseguiu ser indicado, o que foi uma grande falha da Academia.

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O Aviador (2004)

Melhores Filmes sobre Aviões
Leonardo DiCaprio merecia o Oscar

Em O Aviador, conhecemos Howard Hughes, o excêntrico magnata do cinema e da aviação, cujos problemas mentais e obsessões se tornam o cerne da história. A direção (mais uma vez) de Martin Scorsese e o elenco de peso, que inclui Cate Blanchett e Alec Baldwin, dão o tom ao filme, mas a verdadeira força do projeto reside na interpretação de DiCaprio.

Ele não apenas traz à vida a complexidade de Hughes, mas faz isso de forma brilhante, explorando o sofrimento mental do personagem e sua constante busca pela perfeição. Mesmo assim, o Oscar foi para Jamie Foxx por sua atuação em Ray, deixando DiCaprio mais uma vez de fora.

Diamante de Sangue (2006)

diamante de sangue

Em Diamante de Sangue, DiCaprio mergulha no violento mundo do comércio de diamantes durante a guerra civil em Serra Leoa. Interpretando Danny Archer, um contrabandista de diamantes, o ator entrega uma performance poderosa que mistura charme, corrupção e redenção. A complexidade do personagem exigia um grande alcance emocional, e DiCaprio faz um trabalho excepcional, lidando com temas delicados como a exploração e os horrores da guerra. Ao lado de Djimon Hounsou e Jennifer Connelly, ele entrega um desempenho de alto nível, mas a Academia mais uma vez ignorou sua performance em favor de outros nomes naquele ano.

Ilha do Medo (2010)

Leonardo DiCaprio merecia o Oscar
Leonardo DiCaprio merecia o Oscar

Em Ilha do Medo, DiCaprio tem a tarefa de encarnar Teddy Daniels, um detetive enviado a um hospital psiquiátrico isolado para investigar o desaparecimento de uma paciente. Dirigido por Martin Scorsese, o filme é um thriller psicológico que mistura mistério e terror psicológico, e DiCaprio brilha ao transmitir a crescente paranoia e a dor emocional de seu personagem.

Sua performance é brilhante, especialmente quando o filme revela suas camadas mais profundas. A tensão criada ao longo da trama, combinada com sua entrega visceral, mas a Academia (mais uma vez) preferiu não reconhecer sua atuação, deixando-o mais uma vez de fora da disputa por um Oscar.

Django Livre (2012)

Leonardo DiCaprio merecia o Oscar
Leonardo DiCaprio merecia o Oscar

Embora Django Livre tenha sido dominado pela performance magnética de Christoph Waltz, que levou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, a atuação de DiCaprio também é digna de reconhecimento. Interpretando o vilão Calvin Candie, um proprietário de uma plantação cruel e insano, ele está arrebatador, mostrando a capacidade de criar um personagem detestável, mas fascinante. Candie é um homem que encontra prazer na morte e no sofrimento de outros. Sua cena de jantar, em que se corta com uma taça de cristal, é um exemplo perfeito de sua entrega emocional e física.

O Lobo de Wall Street (2013)

o lobo de wall street

Em O Lobo de Wall Street, também entrega uma das performances mais frenéticas e engraçadas de sua carreira, como o corretor da bolsa de valores Jordan Belfort. O filme de Martin Scorsese é uma montanha-russa de excessos, e DiCaprio consegue equilibrar o caos e a decadência de seu personagem com uma energia irresistível.

Uma das atuações mais energéticas de toda sua carreira, mas a estatueta foi para Matthew McConaughey por sua performance em Clube de Compras Dallas (2013). A performance também cheia de camadas, mostrando a ascensão e queda de um homem completamente obcecado por poder e riqueza.

Apesar de todas essas atuações memoráveis, foi apenas em 2016 que DiCaprio finalmente conquistou o Oscar de Melhor Ator por sua performance em O Regresso (2015), um prêmio merecido após uma carreira de desempenhos impecáveis. No entanto, as atuações acima mostraram que ele merecia o reconhecimento muito antes.

E você, acredita que esses são os filmes que ele merecia o Oscar? Ou tem outras atuações que você consideraria dignas do prêmio? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião conosco!

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Críticas

Crítica: Morte a Pinochet

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morte a pinochet

Morte a Pinochet é uma produção chilena, dirigida por Juan Ignacio Sabatini e que chegou no Brasil com o selo da A2 Filmes. E assim como tantas obras nacionais como Marighella ou Batismo de Sangue, esta expõe toda a luta de uma pequena parcela que não queria, no futuro, que seus entes queridos passassem pelas mesmas atrocidades que elas. E é um diálogo fundamental nos dias de hoje, ainda mais quando notamos um retrocesso na mentalidade de muitos cidadãos.

Nestes pouco mais de 80 minutos, temos uma entrega sem igual de Daniela Ramírez, que interpreta Tamara, bem como de todos do elenco. Além disso, ficamos diante de cenas de arquivo, com a guerra civil explodindo por todos os cantos. Só senti falta de mais imagens reais ao longo da trama, pois complementaria todo o enredo.

Talvez por conta do baixo orçamento, Sabatini tenha preferido takes mais fechados para facilitar a reconstrução de época. Contudo, não há um arrojo tão denso na fotografia e há diferenças gritantes, se comparados com o já citado Marighella, de Wagner Moura.

Outros prós e contras de Morte a Pinochet

Certamente, o espectador notará um grande suspense no ar desde os primeiros minutos, e não dá para ser diferente, até porque, o cerne do roteiro é o planejamento do grupo para eliminar o ditador. Apesar disso, a balança moral é colocada em prova poucas vezes, deixando os personagens com uma dubiedade mais amena (o que, neste caso, pesa contra).

Entenda o seguinte: há diálogos pontuais, como quando a protagonista visita seu pai e entrega algumas cartas para ele ou mesmo na narração em off onde diz que “às vezes, a história tem que ser pintada com balas, não para nós, mas para o futuro de nossos filhos“, que valem cada segundo. Mas porque não fazê-los mais vezes?

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Se tiver oportunidade, veja Morte a Pinochet, pois o cinema, além de tudo, também educa e molda caráter.

Onde assistir Morte a Pinochet?

É possível adquirir o filme para aluguel ou compra nos seguintes sites: Microsoft Store, Amazon Video, bem como Apple TV e Google Play Movies.

morte a pinochet

Sinopse do filme

Em setembro de 1986, um grupo de jovens tinha nas mãos a oportunidade de mudar o destino de um país: acabar com a ditadura de Pinochet matando-o. Enquanto o Chile vivia uma das ditaduras mais cruéis de Augusto Pinochet, poucos ousados consideravam o impossível: matar o tirano. O professor de educação física Ramiro, a psicóloga Tamara, e Sasha, nascida na favela, marcam o ataque armado para uma tarde de domingo em 1986.

Ramiro, ex-professor de educação física que se dedicou à luta armada, esquecendo-se das relações pessoais; Sacha, um jovem humilde das favelas de Santiago, um entusiasta do futebol, sem formação política, e Tamara, uma psicóloga atraente que deixou uma família de classe alta para viver na clandestinidade e se tornou a única mulher com posto de comandante na Frente Patriótica: todos eles têm um objetivo comum – matar Pinochet. Baseado na história real de um ataque fracassado lançado por um braço armado do Partido Comunista Chileno.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★½

Título Original: Matar a Pinochet
Ano Lançamento: 2022 (Chile)
Dir: Juan Ignacio Sabatini
Elenco: Daniela Ramírez, Cristián Carvajal, Juan Martín Gravina, Gabriel Cañas, Gastón Salgado, Julieta Zylberberg

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Destaque

DAVID FINCHER – FILMOGRAFIA

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David Fincher, nasceu em 28 de agosto de 1962 em Denver, é um diretor tanto autoral, quanto “industrializável” e consegue o que pouquíssimos diretores alcançaram na Hollywood atual: poder suficiente para tocar seus projetos particulares e liberdade suficiente para inserir suas idéias em produções como o pesado “O Homem que não Amava as Mulheres”.

Aos 18 anos começou a trabalhar na Industrial Light and Magic de George Lucas, onde teve a oportunidade de trabalhar em ‘O Retorno de Jedi’ (1983) e ‘Indiana Jones e o Templo da Perdição’ (1984). Deixou a empresa para se dedicar ao ramo de comerciais publicitários, além de dirigir clips para bandas como Aerosmith, Madonna e etc.

Logo abaixo sua filmografia, pouco extensa, mas com um valor incrível!

Leia mais sobre a filmografia de David Fincher
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