Renato Falcão, diretor de fotografia, fala sobre seus próximos projetos
Renato Falcão, diretor de fotografia, é um nome de destaque no país e também fora daqui. Radicado há mais de vinte anos em Nova York, integra a equipe do cineasta brasileiro Carlos Saldanha e, além disso, faz parte da ficha técnica de longas-metragens como as animações Touro Ferdinando, Rio, Rio 2 e a Era do Gelo 4.
Renato Falcão, diretor de fotografia, fala sobre seus próximos projetos
Então, neste fim de semana, ele estreia um novo trabalho no Brasil ao assinar a direção de fotografia do longa-metragem Além de Nós. O road movie teve locações em cinco estados brasileiros e, ao mesmo tempo, conta com os atores Thiago Lacerda, Miguel Coelho, Ingra Lyberato, Rose Brant e Naruna Costa, no elenco.
Relata que tem dividido seu tempo entre Nova York e o Brasil. “Fazer o Além de Nós foi um desafio interessante pelas possibilidades que o fato de estarmos em ambientes tão diversos proporcionaram uma estética menos rígida e mais fluída“.
No filme, questões como adaptações diárias em função de locações e condições climáticas acabaram somando no drama dos personagens. A princípio, eles evoluem com o decorrer da jornada e a fotografia evolui junto. “Vamos de um ambiente frio, austero e quase monocromático do Sul do Brasil até a calor e cores do Rio de Janeiro“, explica Renato Falcão.
E não para por aí, pois ele também segue entre filmes e séries para TV e streaming. “Fiz vários projetos no Brasil que estão em finalização e serão lançados em breve. A série Chuteira Preta e os longas-metragens Ainda Somos os Mesmos e Chama a Bebel, todos de Paulo Nascimento. Também estive em How to Be a Carioca, série de Carlos Saldanha e A Festa de Léo, longa de Luciana Bezerra todo rodado no Vidigal.
Enfim, revela que não está escalado para Rio 3, que está em fase de produção. Para ele, a prioridade agora é trabalhar com atores em carne e osso. “Tenho focado em projetos de live action ou híbridos. Trabalhei sete anos, fazendo sete longas-metragens de animação. Senti a necessidade de voltar ao trabalho com atores e equipes em set“, conclui.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.