RIO
Muitos críticos de cinema comentaram em seus textos que CARLOS SALDANHA (A ERA DO GELO 2) estereotipou demasiadamente a cidade do Rio de Janeiro em seu novo filme, intitulado RIO. Interessante essa constatação, pois eles se esquecem que a Rede Globo em sua novela das oito faz isso diariamente e ninguém reclama.
Que me perdoem os cariocas, mas a tal Cidade Maravilhosa usa e abusa de tudo o que é mostrado na animação para apresentá-la mundialmente: carnaval, mulheres, praia, Cristo Redentor, futebol e etc.
Desde o primeiro instante, a arara azul chamada Blu nos cativa e se transforma no grande achado do roteiro, até porque os coadjuvantes são muito padronizados, assim como os vilões, que não diferem de outros personagens já criados pela produtora Blue Sky.
A inserção de algumas ‘apresentações musicais’ me incomoda bastante – principalmente quando o Nigel canta, pois são pouquíssimos diretores que sabem dosá-las com parcimônia.
A sacada genial de SALDANHA, foi mostrar uma quadrilha de macacos assaltantes, levando inúmeros pertences dos turistas – gostaria de saber se os críticos queriam verossimilhança nisso também? – e a trilha sonora assinada por Will.I.Am e Sérgio Mendes, capturam a alegria e a essência de um Rio de Janeiro, que é movido pelo carnaval, pelas cores, grandiosidade e elegância.
Blu é uma arara azul domesticada, que vive em Minnesota, com sua dona Linda – que acreditava que seu animal de estimação fosse o último da espécie. Certo dia, descobrem que existe uma fêmea para Blu no Brasil. Chegando lá, ele e sua companheira Jade, são seqüestrados por contrabandistas e após um tremendo esforço escapam. O desafio agora, será encontrar Linda e, quem sabe, aprender a voar!
A animação é perfeita, mas para engrenar realmente são necessários 40 minutos, já que antes disso, a inserção de piadinhas e gags surtem pouco efeito.
Estereotipada ou não, o fato é que RIO é uma ótima homenagem ao Brasil como um todo e também um grito para o mundo, sobre preservação de matas e espécies. Ponto para CARLOS SALDANHA!
Título Original: Rio
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Carlos Saldanha
Vozes: Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Rodrigo Santoro, Jake T. Austin, George Lopez
ORÇAMENTO: —
PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* O que você achou de RIO ?
* Estereotiparam demais a cidade ?
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.