Você sabe o que é exploitation? Robert Rodriguez, bem como Tarantino, fizeram uma homenagem às grindhouses de antigamente com À Prova de Morte e Planeta Terror. A princípio, demorou mais de dois anos para esses filmes saírem do papel. Mas, infelizmente, não tiveram a repercussão que esperavam. Quer saber mais sobre o sub-gênero? Então, vem com a gente!
O que é exploitation?
Eram filmes produzidos sem qualquer preocupação artística e orçamento ínfimo, visando o lucro rápido e baseado em algum aspecto sensacionalista. Os primeiros exemplares foram vistos na década de 30, mas, obviamente, eram incompreendidos e são raríssimos de serem encontrados.
Com o conservadorismo exagerado nos Estados Unidos da década de 60, aumentou-se o número dessas produções, como uma forma de reação a tudo aquilo que estava ocorrendo. Em meados da década de 70, houve um acordo entre os estúdios maiores e diretores como Russ Meyer e Lucio Fulci foram, de certa forma, banidos.
Daí em diante, tais profissionais usavam e abusavam de imagens impactantes. Com isso, atraíram um número cada vez maior de espectadores, principalmente jovens e adolescentes.
Como os produtores de Hollywood não são bobos nem nada, mesclaram algumas coisas vistas nos exploitations (como sexo e alguma violência gráfica). O risco foi grande, pois havia uma incerteza em relação a aceitação do público – acostumado com um padrão pré-definido. A medida que os estúdios foram inserindo isso, diminuiu-se a abrangência do conteúdo.
Após a estreia de Garganta Profunda em Junho de 1972, houve uma perseguição à pornografia, bem como uma disputa legal, tendo em vista o banimento da fita que resultou num forte golpe na censura. Por causa de tudo isso, o exemplar foi um fenômeno e inseriu o pornô na cultura popular.
A esta altura os grandes estúdios já haviam consumido e exterminado os exploitations. Portanto, saiba você, que quando vai a algum cinema ver produções como Jogos Mortais, Pânico, O Albergue e outros, tem um pequeníssimo (e pouco imaginativo) exemplo do que era mos exploitations.
Os subgêneros dentro do exploitation
Há ainda, alguns subgêneros dentro do exploitation, como por exemplo:
Bikersploitation: homens fortes em cima de suas bikes deixam um rastro de destruição por onde passam. Os filmes mais conhecidos são Motor Psycho e Satan’s Sadists.
Zumbis e Canibais: o tema é autoexplicativo e surgiu após a trilogia de George A. Romero e, na época, causaram debates sobre este tipo de violência. Um dos filmes mais conhecidos é Holocausto Canibal.
Blaxploitation: glorificando todos os elementos, gírias e estereótipos da cultura negra, o blaxploitation agradava o público como nenhum outro. Os filmes mais conhecidos são Shaft e Black Dynamite.
Mulheres na Prisão: Na trama usual, havia uma mulher condenada injustamente e ela teria umas colegas lésbicas e tudo ficaria bem, a princípio. Mas, apareceriam presos selvagens e a situação sairia do controle. Por fim, um monte de homens de outras prisões invadiriam o local com armas. Os filmes mais conhecidos são The Big Birdcage, Chained Heat e Emanuele in Prison.