Quem foi James Dean? | Astro do cinema morto em grave acidente de carro
Cinema

Quem foi James Dean? | Astro do cinema morto em grave acidente de carro

quem foi james dean?

Você sabe quem foi James Dean? Este astro promissor de Hollywood, conhecido como ‘Rebelde sem Causa’, fez pouquíssimos filmes, mas deixou um legado e uma força na atuação, que perduram até hoje. Vem com a gente que explicaremos mais sobre o ator.

Quem foi James Dean?

Nascido em 8 de fevereiro de 1931, James Dean personificou a rebeldia da juventude dos anos 50. Além disso, é amplamente reconhecido como um dos maiores nomes de Hollywood em todos os tempos. Desde cedo demonstrou habilidades excepcionais, tocando violino aos 8 anos, embora também fosse conhecido por sua timidez.

Sua vida tornou-se mais reclusa após a perda de sua mãe, levando-o a morar com seus tios em uma vasta fazenda. Aos 17 anos, iniciou sua jornada como ator ao participar de peças teatrais na escola.

Dois anos antes de conquistar seu primeiro papel proeminente, mudou-se para Los Angeles para estudar arte dramática e também frequentou o Actor’s Studio em Nova York, onde conheceu Jane Deacy, que se tornaria seu agente.

O início em Hollywood

Em 1951, ele teve uma participação não creditada no drama de guerra Baionetas Caladas, mas rapidamente ascendeu em sua carreira, fazendo aparições na TV e recebendo o Tony Award de Melhor Ator do Ano pela peça teatral O Imoralista.

No mesmo ano, desempenhou um papel coadjuvante em O Dia em que a Terra Parou, uma ficção científica famosa que posteriormente teve um remake mal recebido. Admirador de Marlon Brando, que já era uma estrela mundialmente aclamada, as comparações entre os dois eram inevitáveis na época.

Em 1954 apaixonou-se por Píer Angeli, mas por conta do gênio forte e por ele não ser católico, tiveram que terminar o namoro. Voltando ao cinema, em 1955 fez Vidas Amargas, de Elia Kazan, onde se propunha a não disputar corridas de carro, uma de suas maiores paixões, enquanto filmava o longa. Com o filme ganhou sua primeira indicação ao Oscar, perdendo para Ernest Borgnine de Marty.

O acidente que tirou a vida de James Dean

Poucos dias antes da estreia de seu grande sucesso na carreira, intitulado Juventude Transviada faleceria em um trágico acidente de carro no dia 30 de setembro de 1955. Deixou ainda alguns filmes póstumos, como Assim Caminha a Humanidade, que foi indicado a 9 Oscares, um deles como Melhor Ator.

Nos sets de filmagens deste filme, teve um caso rápido com a lindíssima Úrsula Andrews.

Por último, em 1957 o documentário The James Dean Story. O projeto emocionava espectadores de todos os cantos do mundo e o colocava como um profissional inesquecível, um gênio indomável e um ator impecável.

E então, conhecia o ator? Comente com a gente o filme mais marcante dele, não sua opinião.

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página