ENTREVISTA COM UMA DAS PRODUTORAS DO ‘FESTIVAL PEQUENO CINEASTA’

peq cineasta fest

Você pode imaginar o que uma criança é capaz de fazer com uma câmera na mão? No mundo inteiro o audiovisual é usado para que crianças possam contar suas histórias.

O Festival Internacional Pequeno Cineasta tem o objetivo de reunir estas histórias, na cidade do Rio de Janeiro, e mostrar ao público o que acontece quando se da este poder às crianças.

Desde a primeira edição surgiram histórias variadas, multiculturais, detalhadas em seus temas e com uma riqueza, especialmente útil para se discutir valores e educação na infância.
Hoje entrevistaremos uma das produtoras do Festival, Daniela Gracindo.

Cinema e Pipoca: Como surgiu a idéia do Evento?
Daniela Gracindo: Tudo partiu de um curiosidade que eu tinha, do que uma criança poderia fazer com uma câmera não mão? E resolvi formar uma turma de Pequenos Cineastas. A primeira turma foi em 2009 e até hoje já passaram pela Oficina Pequeno Cineasta por volta de 200 crianças em 17 turmas. A partir do resultado dos trabalhos, que foram incríveis, comecei a pesquisar pelo mundo se havia outras iniciativas do ensino e produção da linguagem com crianças, e descobri muitos trabalhos de altíssima qualidade. Assim em 2010 realizei a 1a edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta que em agosto deste ano já terá sua 3a edição.

CP: Quantos filmes normalmente são exibidos? E como é feito a escolha deles?
DG: A média de filmes selecionados para exibição são 60 curtas metragens, de todos os gêneros (animação, ficção, documentário e experimental). Os filmes que irão concorrer nas mostras competitivas são selecionados pela direção e curadoria do Festival. Os filmes que serão premiados são escolhidos por um juri composto por 10 Pequenos Cineastas convidados, a cada ano, que avaliam junto com a orientação de um profissional do mercado cinematográfico convidado. Este ano os convidados foram o cineasta Walter Lima JR para a categoria Crianças (de 8 a 13 anos) e a coordenadora da cadeira de cinema da UNESA Gisele Barreto para categoria jovens (de 14 a 17 anos)

CP: Houve alguma novidade nesta edição, em relação ao ano passado ?
DG: Sim! Nas duas edições anteriores nos chamou a atenção a quantidade de filmes recebidos com a temática de sustentabilidade, então criamos a mostra Sustente Sua História que será realizado no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico no penúltimo dia (31 de agosto, sabado) da 3a edição.

CP: Existe algum nome em maior destaque, que saiu do Festival Internacional Pequeno Cineasta?
DG: Já tivemos atores mirins participando das Oficinas, e se tornando também Pequenos Cineastas como por exemplo o Matheus Costa, que foi inclusive nosso mestre de cerimônia em 2011. Este ano teremos o Rafael Valença, (que já participou de umas 4 turmas dirigindo uns 3 curtas) apresentando o Festival ao lado de seu pai Alceu Valença que também está para lançar seu primeiro longa metragem.

CP: Quais as oficinas que serão disponibilizadas durante o Festival? Como fazer para participar?
DG: Iremos oferecer a Oficina “Cinema na Sala de Aula” voltada para educadores e líderes comunitários, que será dada pela Venezuelana Rita Helena Ávila, e o workshop para crianças entre 10 e 15 anos do espanhol Diego Betancour, que dirige a Oficina La Bici de ET, em Madrid. As datas ainda estão para serem confirmadas, mas quando abrirmos as inscrições, o critério vai ser por “ordem de chegada” até o limite das vagas. Assim que forem confirmadas as datas divulgaremos mais informações a respeito no site www.pequenocineastafest.com.br

CP: Como você enxerga o atual momento do cinema nacional de um modo geral?
DG: Percebo o renascimento das produções nacionais de maneira rica em diversidade e animadora, já que estamos aumentando o número de produções e de público, embora ainda precisamos de muita batalha para consolidar o mercado cinematográfico no Brasil.

CP: Para quem não conhece, em quais locais são exibidas as sessões e quais serão os horários?
DG: Este ano teremos o evento em 3 pontos do Rio de Janeiro, Instituto Cervantes de Botafogo, Arena Carioca Dicró na Penha e no Museu do Jardim Botânico. Os horários e datas com a programação completa estão disponíveis em www.pequenocineastafest.com.br

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net