MUBI faz homenagem à cineasta Carolina Markowicz
A MUBI presta uma homenagem à cineasta e roteirista Carolina Markowicz com uma nova coleção especial intitulada Estranho Mundo Moderno: Filmes de Carolina Markowicz. A diretora é uma das principais figuras do cinema brasileiro contemporâneo. O especial chega à plataforma no dia 28 de fevereiro e inclui cinco obras, entre elas o premiado O Órfão, exibido em Cannes, e seu aclamado primeiro longa-metragem, Carvão.
Carolina Markowicz apresenta, com humor ácido e uma crítica social pungente, um Brasil cheio de contrastes, onde a marginalidade e a fantasia coexistem. Suas obras provocativas oferecem um olhar único sobre a sociedade, e a coleção reúne algumas das produções mais emblemáticas da cineasta.
Confira os filmes da coleção Estranho Mundo Moderno: Filmes de Carolina Markowicz
- Namoro à Distância (2017)
Curta-metragem que mistura animação e comédia, acompanha um rapaz obcecado por se relacionar com extraterrestres, que entra em um programa de disque-sexo com alienígenas. O filme estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Toronto e foi exibido no SXSW em 2018. - O Órfão (2018)
Vencedor do Queer Palm na Quinzena dos Realizadores em Cannes, este curta se destacou em diversos festivais internacionais, como TIFF, Locarno, SXSW e AFl. A trama segue Jonathan (Kauan Alvarenga), um menino que é devolvido ao orfanato após ser rejeitado por seu comportamento afeminado. - Carvão (2022)
O drama marca a estreia de Carolina Markowicz em longas-metragens. A história acompanha uma família humilde do interior de São Paulo que, sem saber, hospeda um traficante argentino foragido. O filme, estrelado por Maeve Jinkins, foi exibido em festivais como TIFF, San Sebastián, Istambul, Melbourne, Festival do Rio e Mostra Internacional de São Paulo. - Postergados (2016)
Após a morte, três pessoas têm que conversar com um consultor, sendo que cada uma tem direito a fazer uma pergunta. Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Gramado em 2016, o filme também foi exibido no Biarritz Amerique Latine e no Festival de Curtas de Bruxelas. - Edifício Tatuapé Mahal (2014)
Codirigido por Fernanda Salloum, este curta de animação conta a história de Javier Juarez Garcia, um boneco de maquete argentino que trabalha nos estandes de vendas de lançamentos imobiliários em São Paulo. O filme estreou no TIFF e foi exibido nos festivais internacionais de Edimburgo e Varsóvia.