Notícias
Mostra Spielberg no CCBB São Paulo

Pela primeira vez, o Brasil recebe a Mostra Spielberg, uma das retrospectivas mais completas do diretor. Com curadoria de José de Aguiar e Marina Pessanha e produção da Firula Filmes, tem patrocínio do Banco Votorantim, bem como realização do Banco do Brasil e correalização do Sesc.
Logo depois de passar por Brasília, a maratona chega a São Paulo com exibições:
- primeiramente no CCBB (De 01 a 27 de março);
- em seguida no CineSesc (De 02 a 08 de março) e;
- enfim, no CCBB Rio de Janeiro (De 12 de abril a 08 de maio).
A mostra apresenta uma seleção de 31 longas-metragens do diretor, como os clássicos Tubarão, E.T. O Extraterrestre e A Lista de Schindler. Além da exibição dos filmes, a mostra Spielberg conta com atividades paralelas gratuitas, como o curso sobre a vida e obra do diretor.
Um pouco sobre o diretor
Steven Spielberg nasceu em 1946 em Cincinnati, Ohio, Estados Unidos. Sua família era judia ortodoxa e ele relata que em sua infância sofreu bullying de seus colegas na escola, por ser judeu. Também na infância, o diretor enfrentou a separação de seus pais, algo que foi bastante marcante em sua trajetória. Depois que se formou na escola, Spielberg mudou-se para Los Angeles com o pai e foi admitido na California State University.
Ainda como estudante, começou a estagiar na Universal Studios, onde nos primeiros anos roteirizou e dirigiu o curta Amblin. O filme chamou atenção do vice-presidente do estúdio, que ofereceu a Spielberg um contrato para a produção de 4 filmes para TV. A primeira produção foi Encurralado. No longa já é possível conferir a qualidade técnica pelo qual o diretor até hoje é reconhecido.
Lançado em 1974, Tubarão conta a história de um tubarão assassino que amedronta uma pequena cidade. Portanto, através de uma decupagem eficiente, com direito a imagens subaquáticas do ponto de vista do tubarão e trilha sonora minimalista de John Williams, o filme assustou plateias do mundo inteiro e é considerado o protótipo do blockbuster, com um lançamento amplo em todo mundo e investimento alto em marketing. O filme foi um recorde de bilheteria e iniciou a grande relação de Spielberg com o público.
As décadas de 80 e 90
Nas décadas de 80 e 90, Spielberg se firma como um dos maiores diretores americanos. Em 1981, se junta ao produtor George Lucas e realiza Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida. Este é um filme de aventura com Harrison Ford como estrela. Ainda teria três sequências e foi responsável pelo resgate dos filmes de aventura.
Em 1982, realizou a emocionante ficção científica E.T. O Extraterrestre, a história de amizade entre um garoto e um alienígena, que tenta voltar para casa. O filme demonstra a grande sensibilidade do diretor em conseguir expressar o ponto de vista de uma criança. Além disso, fala sobre a tristeza do menino em lidar com a separação dos pais, tema recorrente na obra de Spielberg, inspirado em sua infância.
Apesar dos grandes sucessos de bilheteria, Spielberg foi sempre encarado pela crítica como um diretor sentimentalista, com dificuldades em amadurecer. A partir dos anos 80, o diretor começa a investir na realização de dramas históricos, com foco no público adulto, como A Cor Púrpura (1985) e Império do Sol (1987). Este movimento culmina em A Lista de Schindler (1993), baseado na história real de Oskar Schindler, um homem que arriscou sua vida para salvar 1.100 judeus do Holocausto. O filme é um mergulho do diretor em sua herança judaica e finalmente rendeu ao diretor a aprovação da crítica, além de seus primeiros Oscar de Melhor Diretor e de Melhor Filme.
Em 1994, Spielberg criou seu estúdio DreamWorks, com os parceiros Jeffrey Katzenberg e David Geffen, quando concretizou os anos de atuação como produtor de diversos títulos, dirigidos ou não por ele. De 94 até o presente, quase todos seus filmes como diretor são distribuídos pela Dreamworks.
Spielberg de 2000 em diante
O diretor segue sua carreira com a alternância de filmes de entretenimento, como Minority Report (2002), bem como Guerra dos Mundos (2005), com filmes históricos, para o público adulto, como O Resgate do Soldado Ryan (1998), Lincoln (2011) e The Post (2017). Com crianças ou adultos, o diretor segue a contar histórias de pessoas comuns que vivenciam um universo extraordinário e espetacular, como só a marca Spielberg consegue criar.
Com mais de 50 anos de carreira, Spielberg se configura como um dos diretores mais bem sucedidos da história do cinema, se pensarmos em sua relação com o público e a crítica. Fazer uma mostra sobre sua obra é uma oportunidade ímpar de reunir os melhores filmes deste grande mestre nas telas do CCBB São Paulo e no CineSesc. O público, com certeza, irá agradecer.
Vale ressaltar que o mais recente filme do diretor é uma grande aposta para a maior premiação do cinema mundial. The Fabelmans (2022) recebeu 7 indicações ao Oscar 2023: Melhor Filme, Direção, Roteiro Original, Atriz, Ator Coadjuvante, Direção de Arte e, ao mesmo tempo, Trilha Sonora Original.
Ao receber a mostra “SPIELBERG”, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma seu objetivo com a democratização do acesso à arte, oferecendo ao público a oportunidade de aproximar-se de um dos grandes nomes da indústria cinematográfica, ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura.
Serviço da Mostra Spielberg
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 01 a 27 de março
Ingressos: Em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB
- Filmes – R$10 (inteira) e R$5 (meia)
- Atividades paralelas(curso, debate e sessão inclusiva) – Gratuitos
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e, ao mesmo tempo, de outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Notícias
Trailer de Quase Deserto: assista AQUI

Assista aqui o trailer de Quase Deserto, novo filme de José Eduardo Belmonte, que chega nos cinemas em 27 de novembro. Rodado em Detroit (Estados Unidos), é uma coprodução internacional estrelada por Angela Sarafyan (Westworld), Daniel Hendler (O Abraço Partido) e Vinícius de Oliveira (Central do Brasil).
Definido por Belmonte como um noir distorcido, Quase Deserto acompanha dois imigrantes latinos sem documentos e uma mulher americana que testemunham um assassinato em uma Detroit pós-pandemia, apocalíptica e quase inabitada. O trio embarca em uma jornada de fuga e recomeço, entre ruínas, segredos e falsas reconstruções.
A proposta de Quase Deserto
A proposta é desenvolver obras originais e provocativas, tanto na forma quanto no conteúdo, que reflitam o Brasil contemporâneo, seus conflitos humanos com os vizinhos, o isolamento histórico em relação às Américas e a necessidade de reconexão cultural.
“Uma das formas de falar do Brasil é colocar o país em outra situação, de fora. Porque você entende muito mais o Brasil quando está fora dele. Então o filme tem isso, de expandir as fronteiras, falar do Brasil e indicar um modelo de produção que é de igual para igual, de união entre os países”, conta o diretor José Eduardo Belmonte.
Trailer de Quase Deserto
Notícias
De Menor – A Série terá pré-estreia no Festival do Rio 2025

Depois de sua estreia internacional na 75ª Berlinale, em fevereiro deste ano, De Menor – A Série, dirigida por Caru Alves de Souza, fará sua pré-estreia nacional no Festival do Rio 2025. A exibição está marcada para a próxima terça-feira (07/10), às 21h30, no Estação NET Rio, como parte da programação da Première Brasil, seção dedicada às principais produções brasileiras do ano.
A série, composta por seis episódios, propõe uma abordagem não convencional sobre adolescentes em conflito com a lei, com cada episódio explorando um gênero ou formato diferente — como musical, game, programa de TV e podcast. Com linguagem não-naturalista e cenografia inspirada em palcos teatrais, a obra busca questionar as estruturas sociais por trás do sistema de justiça juvenil no Brasil. A veiculação será feita pelo Canal Brasil, com data ainda a ser anunciada.
Episódios que serão exibidos de De Menor – A Série, no Festival do Rio
No Festival do Rio serão exibidos os episódios 1 e 3. O primeiro mostra um jovem acusado de tráfico que entra em um “conflito musical” com um juiz indeciso sobre sua sentença. Já o terceiro transforma o caso de uma adolescente que comete um assalto em um programa sensacionalista de TV. A série traz no elenco Grace Orsato, Giulia Del Bel e William Costa, além de participações especiais de Rita Batata e Giovanni Gallo, protagonistas do longa “De Menor” (2013), que inspirou a série.
“De Menor – A Série” é uma produção da Tangerina Entretenimento, com roteiro construído em processo colaborativo com o elenco. A equipe criativa conta com nomes premiados, como Leonardo Feliciano (fotografia), Camila Rizzo (montagem) e Julio Dojcsar (direção de arte). O projeto foi viabilizado por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (Ancine/BRDE), ProAC e Spcine. O trailer oficial e teasers de todos os episódios estão disponíveis no canal da produtora no YouTube: youtube.com/tangerinafilmes.
Quem é Caru Alves de Souza?
Caru Alves de Souza, que já tem história na Berlinale, como vencedora da mostra competitiva Generation 14plus em 2020 com seu longa “Meu Nome é Bagdá”, se empenhou em criar uma série que desnaturaliza a violência enfrentada por adolescentes desassistidos. A escolha por uma linguagem não-realista, com cenas encenadas em um palco de teatro, expõe a ideia de que existe uma construção social por trás das situações mostradas.
A diretora afirma que o projeto visa quebrar constantemente o fluxo narrativo para lembrar ao espectador que, embora os acontecimentos sejam realistas, eles não são reais, convidando à reflexão sobre as injustiças e a forma como a sociedade lida com esses jovens.
Elenco e produção de De Menor – A Série
O elenco conta com Grace Orsato, Giulia Del Bel, William Costa, além de Benjamín, Luan Carvalho, e Taciana Bastos. A atriz Carlota Joaquina, o músico Shabazz, Rita Batata, e Giovanni Gallo, este último protagonista do longa De Menor, também fazem participações especiais.
A produção fica por conta da Tangerina Entretenimento, da cineasta Tata Amaral, e tem uma equipe criativa composta por grandes nomes: o diretor de fotografia Leonardo Feliciano (de “Marte Um”), a montadora Camila Rizzo, o diretor de arte Julio Dojcsar, a figurinista Silvana Marcondes, a preparadora de elenco Marina Medeiros, o editor de som Pedro Noizyman, e o autor da trilha musical André Whoong, todos com experiência no cinema brasileiro contemporâneo.
Sinopse de De Menor – A Série
De Menor – A Série é uma produção fictícia que aborda as injustiças cometidas contra jovens em situação de vulnerabilidade, com foco em audiências envolvendo adolescentes em conflito com a lei.
A cada episódio, seis jovens atores interpretam personagens que participam de histórias com gêneros e estilos narrativos diferentes, como um musical, um programa de TV sensacionalista, ou uma audiência surreal organizada em uma sala de jantar. O último episódio traz um defensor público e dois jovens comentando o conteúdo como se fosse um “vídeo react”.
Notícias
A2 Filmes nas plataformas digitais em outubro

A A2 Filmes nos enviou a lista de filmes que chegarão nas plataformas digitais em outubro — do romance à ação, do suspense ao terror, e até uma releitura ousada de um clássico infantil.
A programação deverá agradar diferentes públicos com histórias inéditas e até um relançamento especial. Vem conferir com a gente!
Lançamentos nas plataformas digitais em outubro
Logo no dia 02 de outubro, dois grandes lançamentos abrem o calendário. A Princesa Perdida mistura drama e romance ao acompanhar um bilionário em busca de suas origens que acaba em um castelo misterioso no Marrocos — um cenário repleto de segredos, amores proibidos e escolhas de vida ou morte.
Já Perturbado Pelo Passado apresenta um ex-combatente do Vietnã que vive isolado, consumido por seus traumas e pela solidão — até que um reencontro inesperado o força a encarar seu passado. Ambos os filmes trazem uma forte carga emocional e são indicados para quem aprecia tramas densas e personagens complexos.
Outros destaques do mês
Ao longo do mês, outros títulos chamam a atenção. Destaque para o thriller Massacre no Barco (09/10), o terror O Dia do Massacre (16/10), o perturbador Insano (23/10), e o aguardado relançamento de Soldado de Deus, uma obra de 2005 que retorna às plataformas em alta definição.
Fechando o mês com uma proposta ousada, Bambi – Uma Aventura na Floresta chega no dia 30/10 como uma nova versão sombria do clássico, voltada ao público adulto, com uma pegada de drama de sobrevivência na floresta.
Acompanhe também os canais oficiais da A2 Filmes, como o YouTube, Instagram e FilmPlus, além de mais de 20 canais gratuitos recheados de filmes para todos os gostos.
-
Top CP3 anos ago
Assistir Filmes Online Grátis!
-
Cinema2 anos ago
Lançamentos no cinema em fevereiro 2024
-
Top CP3 anos ago
13 Melhores Filmes sobre Formigas
-
Notícias10 meses ago
Onde assistir a trilogia de O Código da Vinci?
-
Top CP11 anos ago
7 Melhores Filmes de Jason Statham
-
Notícias2 anos ago
Onde assistir O Mal Que Nos Habita? | Terror argentino foi aclamado pela crítica
-
Top CP2 anos ago
9 Filmes de terror para 2024 | Lançamentos que farão você ficar com medo
-
Top CP8 anos ago
Filmes de Ouija, dos anos 80 até hoje
You must be logged in to post a comment Login