Enquanto essa última trilogia composta por A Origem, O Confronto e A Guerra repaginou uma franquia que estava decadente, Planeta dos Macacos – O Reinado relembra os preceitos de César, mas mostra que há corrupção em qualquer lugar com resquícios de poder. Ou seja, assim como os seres humanos deturpam certas falas, relatos científicos – nem os macacos duvidam de que a Terra é redonda – e etc., qualquer outra sociedade o fará para outras não cresçam às suas custas.
Mas antes disso, somos apresentados a Noa, que ainda é jovem e vive em um pacato ‘vilarejo’, com seus pais, amigos e etc. A diferença deste protagonista para César é a tendência do segundo em ‘trocar os pés pelas mãos’, ou seja, o roteiro força a mão no primeiro ato para que ele faça escolhas péssimas várias vezes, como um pretexto para sua jornada do herói começar. Soa forçado e não natural.
A sorte é que coadjuvantes como Raka e Nova extrapolam carisma (cada um tem o tempo perfeito de tela), bem como os efeitos especiais continuam enchendo os olhos. Cada tomada aberta enche os olhos, assim como a câmera esperta do diretor Wes Ball (Maze Runner), que acompanha bem de perto cada movimento dos símios.
Planeta dos Macacos – O Reinado é correto, mesmo com suas quase duas horas e meia
São quase duas horas e meia de duração que passam com tranquilidade. Não só pela ação que deixará o espectador na ponta da poltrona, mas por um terceiro ato que compreende que apesar das alianças, cada um luta pela sua causa. Os roteiristas Josh Friedman, Rick Jaffa e Amanda Silver merecem todos os créditos e louros, já que seria fácil manter-se no terreno comum.
Lembrando que Planeta dos Macacos – O Reinado é a primeira parte de uma trilogia, que poderá render bons frutos. Nova, interpretada por Freya Allan (The Witcher) deve voltar – assim esperamos – e, mesmo com certo desbalanço, é nítido que o novo herói já evoluiu bastante. Por fim, se já demos a César o que é de César, ainda precisamos de um pouco mais para dar a Noa o que é de Noa… mas acredito que é só uma questão de tempo.
Onde assistir Planeta dos Macacos – O Reinado?
- O filme segue em cartaz nos cinemas.
Sinopse de Planeta dos Macacos – O Reinado
Muitos anos após o reinado de César, um jovem macaco embarca em uma jornada que o levará a questionar tudo o que lhe foi ensinado sobre o passado e a fazer escolhas que definirão o futuro de macacos e humanos.
Nota Cinema e Pipoca: ★★★★
Título Original: Kingdom of the Planet of the Apes
Ano Lançamento: 2024 (Estados Unidos | Austrália)
Dir: Wes Ball
Elenco: Owen Teague, Freya Allan, Kevin Durand, Peter Macon, William H. Macy,Eka Darville
Confira outras resenhas AQUI!