9ª Mostra Ambiental de Cinema segue até sábado (16)
Notícias

9ª Mostra Ambiental de Cinema segue até sábado (16)

Mostra Ambiental Cinema

A 9ª Mostra Ambiental de Cinema (Maré), que neste ano acontece em diversos locais da cidade, como o Teatro do Parque, o Cinema da UFPE e os bares Super 8 e Armazém do Campo, oferece uma programação diversificada com 13 sessões gratuitas até sábado (16). Note que além das exibições presenciais, o evento também disponibiliza 19 filmes no site oficial e inclui oficinas e seminários online (neste LINK). Uma novidade desta edição é a expansão da mostra para a cidade do Porto, em Portugal, ampliando o alcance das discussões ambientais através do cinema.

Abertura da 9ª Mostra Ambiental de Cinema e programação

A abertura oficial da Mostra acontece nesta terça-feira (12) no Teatro do Parque, no bairro da Boa Vista. Às 19h, será exibido o média-metragem pernambucano Quatro Pontes, de Tábata Morais, seguido, às 20h, pelo documentário A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro, que aborda a visão de mundo do povo Yanomami, tratando de questões como epidemias, o garimpo e o xamanismo. O filme é baseado no livro de Davi Kopenawa e Bruce Albert, e destaca os desafios enfrentados pelos Yanomami na defesa de seu território.

Na quarta-feira (13), o Teatro do Parque recebe o média-metragem Meu Lugar no Mundo, do Coletivo Erê Sankofa, e o documentário Água Capital, de Marcelo Pedroso, que discute a crise hídrica em Brasília e como os projetos urbanos modernos afetam o acesso democrático à água. Já na quinta-feira (14), a Mostra chega ao Cinema da UFPE, com uma sessão especial às 15h30 do premiado curta de animação A Menina e o Pote, de Valentina Homem. Às 16h, será exibido A transformação de Canuto, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto Carvalho, que aborda a resistência cultural do povo Guarani-Kaiowá.

9ª Mostra Ambiental de Cinema
9ª Mostra Ambiental de Cinema

Na sexta-feira (15), a Mostra realiza uma sessão especial no bairro de Santo Amaro, na rua Mamede Simões, com a exibição de cinco curtas na sessão Povos e Territórios, que começa às 18h30. O público poderá assistir aos filmes Serra da Inveja, Entre o rio e a praça, Narrativas históricas: povos Xukuru do Ororubá, Caboc’Urbano: fogo no canavial e Córrego do Ouro: oralidade e memória.

O encerramento da Mostra acontecerá no sábado (16), no Armazém do Campo, em Santo Antônio, com a exibição do média-metragem Mulheres na Conservação e do longa O Sonho de Pepe, sobre o ex-presidente uruguaio José Mujica.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net