Todas as décadas tiveram seus filmes importantes e que reviraram a indústria e a forma de se ver e se fazer cinema. Houveram 10 filmes que redefiniram os anos 90 e é sobre isso que falaremos hoje. E desde já, é fato que faltarão alguns títulos na lista, mas quem sabe não chegue uma parte 2 em breve!?
– O Silêncio dos Inocentes (1991)
Anthony Hopkins é o dono desta obra magnífica do suspense, que faz o espectador se segurar na cadeira e prender a respiração, já que cada palavra de Hannibal Lecter é o prenúncio de algo maior e mais surpreendente. Jonathan Demme e Jodie Foster estão excelentes também como diretor e atriz, respectivamente, mas não há como negar a força do veterano.
– Os Imperdoáveis (1992)
Quando o faroeste já era um gênero morto em Hollywood, eis que surge Clint Eastwood e o recoloca no topo. Os Imperdoáveis não é só uma homenagens aos westerns de Sergio Leone e tantos outros, mas também uma prova de que Dirty Harry estava de volta, mais velho, é verdade, mas com a mesma sede de vingança. Que filme pessoal e que elenco!
– Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)
Em uma mistura muito bem dosada entre realidade e ficção, Forrest Gump arrebatou seis Oscars e apresentou ao mundo um dos personagens mais marcantes da carreira de Tom Hanks. Dentre as personalidades que Forrest encontra estão John Lennon, Richard Nixon e vários outros.
– Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994)
Tarantino revirou a cabeça da indústria hollywoodiana com esta obra prima repleta de idas e vindas e diálogos inteligentes. Suas referências vão desde a Bíblia até os romances noir, passando pela máfia até chegar nas produções mais respeitáveis de ação. Com um elenco de peso, concorreu a nada menos que oito Oscares e faturou o de roteiro original.
– Seven – Os Sete Crimes Capitais (1995)
O final é acachapante, mas não é só de um bom desfecho que Seven é feito. A atmosfera densa e quase sempre chuvosa, consegue transmitir o medo que percorre as veias de Mills e Somerset. David Fincher peitou os executivos norte-americanos e criou, talvez, a sua obra prima.
– Toy Story (1995)
Primeira animação feita totalmente em computação gráfica e o início de uma das grandes trilogias que o cinema nos deu. É a infância retratada de maneira perfeita, é o sonho infantil materializado na telona e era a Pixar se mostrando para o mundo como a empresa genial que é!
– Transpotting – Sem Limites (1996)
Acusado de glamourizar as drogas, o filme traz um personagem principal maravilhosamente interpretado por Ewan McGregor. Além disso, aquele tipo de montagem rápida e sarcástica se encaixou perfeitamente naquele roteiro. É o retrato da juventude sem perspectivas de vida e sem um ideal formado.
– O Show de Truman – O Show da Vida (1998)
Um soco na cara dos executivos e de todo circo criado em torno dos reality-shows. Jim Carrey se despe daquelas comédias pastelões e cria um personagem singelo e melodramático neste conto de fadas dirigido por Peter Weir. Preste atenção também no genial Ed Harris.
– Matrix (1999)
Na virada do século as irmãs Wachovski fizeram a única coisa realmente interessante em toda sua filmografia. Matrix é lotado de referências bíblicas e homenagens aos filmes orientais, animês e mangás, uma ação de tirar o fôlego e efeitos especiais que fizeram muita gente pirar no cinema. Ainda hoje é aclamado por muitos cinéfilos e revigorou a computação gráfica.
– A Bruxa de Blair (1999)
É o terror da década, foi o primeiro marketing viral da história e conseguiu arrecadar milhões nos cinemas do mundo todo. Além disso, a história de três estudantes que se perdem na floresta amaldiçoada rendeu sequencias claustrofóbicas e aterrorizantes – o trecho final é de tirar o fôlego.
Dentre os 10 filmes que redefiniram os anos 90, qual é o seu favorito? Comente conosco!