Ao entrar na sessão de VALENTE, me vi cercado de crianças falantes e empolgadíssimas para assistir a aventura da princesa ruiva na telona.
Então, as luzes se apagaram, os murmurinhos deram lugar ao silêncio absoluto e eis que o curta-metragem LA LUNA foi apresentado, enchendo os olhos e o coração do espectador e mostrando novamente como a Pixar pode ser diferenciada e genial.
Mas para por aí, pois quando surge o longa propriamente dito, vemos um roteiro que oscila bastante – mesmo contando com boas referências nórdicas – e perde pontos ao introduzir canções bem no meio da ação, obvia referência às princesas de outrora da Disney, e só quando o diretor MARK ANDREWS, responsável anteriormente pelo curta A BANDA DE UM HOMEM SÓ, sai deste terreno comum, traz uma dinâmica interessante.
Algo que não se pode discutir são os detalhes perfeitamente inseridos nas paisagens, iluminação e movimentos de cabelos e roupas, além das seqüências de ação que tiram o fôlego!
No fim das contas, acaba sendo mais do mesmo, com coadjuvantes tentando ser engraçados e com a lição de moral bem caída e diferente das obras primas como UP – ALTAS AVENTURAS, WALL-E ou RATATOUILLE por exemplo.
Mas é ela, a primeira princesa do ‘selo’ Pixar chamada Merida, que salva a diversão, com a mescla exata de doçura e força de vontade.
A tradição familiar diz que o mais valente primogênito dentre os 4 reinos, terá a chance de ter a princesa como esposa. Merida é a noiva da vez, mas ela luta bravamente contra isso e entra em conflito com seus pais. Ao usar uma magia, põe em risco não só todos que ama, mas também a população daquele lugar.
Bem no início, dialoga-se sobre o fato de tentar lutar contra a mesmice e de sair daquela costumeira ‘bolha social’ ao qual somos tragados. O problema é que até a produtora se esqueceu dessa lição e nos deu um produto igual a tudo aquilo que já estamos cansados e acostumados a ver. Não é tão desprezível quanto CARROS 2, mas tinha potencial para ir muito além!
Título Original: Brave
Ano Lançamento: 2012 (EUA)
Dir.: Mark Andrews
Vozes: Kelly Macdonald, Emma Thompson, Kevin McKidd, Robbie Coltrane, Julie Walters, Craig Ferguson, Billy Connolly
NOTA: 7,0
ORÇAMENTO: 185 Milhões de Dólares