Em primeiro lugar, como disse no Pipocast – Filmes de Férias, um reboot do personagem era completamente desnecessário, pois faz pouquíssimo tempo que a trilogia de Sam Raimi foi finalizada – pessimamente por sinal –, e ainda está fresca na mente dos fãs. Mas vocês sabem como as coisas acontecem em Hollywood não é mesmo!?
Querendo ou não, é inevitável comparar as duas produções e um dos grandes problemas aqui, é que o Peter Parker de ANDREW GARFIELD (A REDE SOCIAL) poderia ser bem mais cauteloso no uso de seus poderes em público quando está sem máscara – mas é um nerd bem menos looser que o de Maguire –, além do quê aquele vilão não tem o grau insano do Duende Verde e nem a presença gráfica impactante de Dr. Octopus.
O roteiro se sustenta na relação entre Parker e Gwen Stacy, interpretada pela linda EMMA STONE (ZUMBILÂNDIA), até porque o diretor MARC WEBB já mostrou que sabe dialogar com o público jovem na comédia romântica 500 DIAS COM ELA.
Com tudo isso, é fato afirmar que O ESPETACULAR HOMEM ARANHA tem closes, ação e escolhas bem parecidas com as HQs e isso é um ponto positivo importante.
Peter Parker é um jovem muito inteligente que foi criado pelos seus tios, logo após seus pais saírem de casa e simplesmente desaparecerem.
Ele é apaixonado por Gwen Stacy, que trabalha numa empresa de experimentos genéticos, gerenciada pelo Dr. Curt Connors, ex-sócio de Richard Parker. Lá, encontra pistas que podem explicar o sumiço de seus pais.
Ao darem uma maior importância aos pais de Parker, ganham coadjuvantes importantes e a experiência de MARTIN SHEEN (OS INFILTRADOS) e SALLY FIELD (UM LUGAR NO CORAÇÃO) mantém o bom nível de atuação e mesmo contanto com um drama que ultrapassa um pouco o limite do aceitável, cria uma aventura bem dosada e não tenta ser melhor ou maior que a trilogia anterior.
A cena pós-crédito decepciona, é verdade, mas para quem não espera grande coisa desse blockbuster, poderá sim se surpreender positivamente!
Título Original: The Amazing Spider-Man
Ano Lançamento: 2012 (EUA)
Dir.: Marc Webb
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Denis Leary, Martin Sheen, Sally Field, Irrfan Khan, Campbell Scott, Embeth Davidtz
ORÇAMENTO: 200 Milhões de Dólares