Põe na Mesa
Põe na Mesa | Tao Long – O Caminho do Dragão

Tao Long – O Caminho do Dragão é board game criado pelos designers brasileiros Dox Lucchin e Pedro Latro, produzido pela Octo Ludustudio no Brasil e pela ThunderGryph no exterior. O jogo está em fase de financiamento coletivo e vem conquistando marcas expressivas para um BG brasileiro, batendo sua meta inicial de 10 mil Euros em menos de 24 horas. Não é por menos. O material deles foi feito um extremo capricho, instigando a curiosidade nos fãs desse hobbie.
Tao Long é um jogo abstrato para dois jogadores, com uma previsão de duração de 20 minutos e idade recomendada de +14, onde um controla Tianlong, o dragão do céu, e o outro Dilong, o dragão da terra. A cada nova era, esses dragões sagrados disputam entre si o controle da humanidade. A mecânica de Tao Long é a mancala. O jogo é disputado em dois tabuleiros: um que representa o plano espiritual, onde os jogadores decidem suas ações, e outro representando o mundo humano, que mostrarão as consequências das ações tomadas no plano espiritual.
A movimentação dos dragões foi inspirada no jogo Snake (isso mesmo! Aquele jogo da cobrinha) e sua base filosófica é totalmente oriental. Por isso podemos encontrar referências de outros produtos com essa mesma pegada, como o desenho Avatar, já que Tao Long – O Caminho do Dragão aborda os vários elementos da natureza, o jogo de PS2 Okami, pela temática e beleza gráfica, entre outros. Mas Latro afirma que suas pesquisas se deram na origem da filosofia, e não nos produtos que vieram através dela.
“Provavelmente Avatar e Okami beberam da mesma fonte que nós bebemos, que é a filosofia e mitologia oriental, especialmente a chinesa. Não nos inspiramos nele, mas compartilhamos desse mesmo lugar. No Tao Long introduzimos conceitos da filosofia milenar chinesa, como o Yin e Yang e suas oito possíveis combinações, conhecidas como Baguá”.
Para conhecer mais sobre o jogo e conseguir informações sobre as vantagens de participar do financiamento coletivo, basta entre no site http://www.octo.studio/taolong. O financiamento segue até o dia 3 de fevereiro.
UM PROTÓTIPO DE SUCESSO
A dupla de designers viajou para a feira de Essen, na Alemanha, a maior do mundo com o tema Board Game. Na bagagem, levaram quatro protótipos praticamente acabados e outros dois extras menos caprichados como garantia. E fez muito sucesso por lá. O resultado: a dupla não só deixou os quatro protótipos, como também um dos extras. “Ficamos muito felizes com a recepção que tivemos na feira. Mais felizes ainda quando a produtora ThunderGryph mostoru interesse em comercializar nosso jogo”, comentou Lara.
Confira o vídeo promocional do jogo no vídeo abaixo.
Por Dan Pessôa
Confira outros board games comentados clicando aqui!
Põe na Mesa
Twilight Struggle, o board game sobre a Guerra Fria

Temática: Guerra Fria
Mecânica: Gestão de mão, controle de área, rolagem de dados
Modalidade: Competitivo
Jogadores: 2
Ano: 2005
Idade: +13
Tempo de jogo: 180 minutos
Dependência de idioma: Necessária tradução completa
Arte: 4/5
Sorte: 3/5
Complexidade: 4/5
Rejogabilidade: 4/5
Desenvolvido por Ananda Gupta e Jason Matthews, Twilight Struggle colocará os jogadores em lados opostos da Guerra Fria: um deles controlando os Estados Unidos e o outro a União Soviética. O board game possui um mapa mundi da época como tabuleiro, onde os jogadores deverão se beneficiar dos eventos históricos presentes nas cartas, eventos estes ocorridos de 1945 a 1989, além de precisarem contar também um pouco com a sorte, por meio da rolagem de dados. A combinação desses fatores fará com que um dos lados possua mais influência nos países, proporcionando aos jogadores os pontos de vitórias necessários para a supremacia no mundo. Porém, tudo pode ser perdido caso o inevitável aconteça: a tão temida guerra nuclear.
Põe na Mesa
Jogos de tabuleiros com zumbi! Eles querem seu cérebro

Desde o filme A Noite dos Mortos-Vivos que o nosso fascínio pelos comedores de cérebro se faz presente. Isso acontece não apenas no cinema, na TV e na literatura, como também nos board games contemporâneos. Confira agora os principais jogos de tabuleiros com zumbi:
Zombicide
O mais conhecido de todos dessa lista, a série de board games Zombicide é um verdadeiro quebrador de recordes. A sua campanha no KickStarter para o financiamento coletivo de sua última expansão, o Green Horde, bateu os 5 milhões de dólares arrecadados, se tornando a maior arrecadação do tipo para board games da história.
Distribuído no Brasil pela Galápagos, e com várias expansões, é um jogo onde cada player controla um personagem. São várias missões disponíveis – além de uma infinidade de outras para baixar online. Cada missão, um objetivo específico.
O maior obstáculo dos heróis? A resposta é mais que óbvia: um verdadeiro exército de zumbis. Apesar de uma jogabilidade um tanto repetitiva, bem como a quantidade enorme de itens para controlar, já é um clássico dos board games contemporâneos e com um ótimo apelo popular. Ao mesmo tempo, a arte é um deleite!
Dead of Winter
Um primo menos conhecido de Zombicide, Dead of Winter nos joga em uma colônia de sobreviventes do apocalipse zumbi. Jogado de forma semi-cooperativa, cada jogador controla um personagem que possui seus próprios objetivos – às vezes, nem sempre bom para a comunidade sobrevivente. Esse é o grande diferencial desse jogo: da mesma forma que é preciso trabalhar em equipe para se salvarem das hordas de comedores de cérebro, não se pode confiar em ninguém, já que o traidor pode estar bem ao seu lado. Dead of Winter é um daqueles jogos que prometem comprometer umas amizades, quando aquele seu amigo de longa data puxar seu tapete e deixa-lo pra morrer sem ao menos dizer adeus. No Brasil, ele também é distribuído pela Galápagos.
Last Night on Earth: The Zumbi Game
Cansado de ser mocinho? Seus problemas acabaram. Last Night on Earth: The Zumbi Game lhe dá a oportunidade de controlar os zumbis. O cenário, representado por um tabuleiro modular, é uma cidade onde os sobreviventes tem de enfrentar um exército zumbi. Os jogadores podem controlar tanto os heróis como os mortos-vivos. Regras fáceis, jogo ágil, ele promete ser um ótimo party game para dar aquele esquentada na noite de jogatina. Ainda não há empresas licenciadas no Brasil para distribuir o jogo.
City of Horror
Quanto você está disposto a se sacrificar – ou a trair seus amigos – para que seu objetivo seja concluído num apocalipse zumbi? Com o mesmo cenário imersivo dos anteriores, cada jogador controla vários personagens com habilidades diferentes e, portanto, deve sobreviver ao ataque de mortos vivos, enquanto cria barricadas, procura itens ou armas, e deixa seu amiguinho para ser comido vivo. Ainda não há empresas licenciadas no Brasil para distribuir o jogo.
Smash Up
Então quer um jogo leve sem tanta imersão? Smash Up é uma boa pedida. O card game possui 8 facções – entre elas, nossos queridos zumbis. Cada jogador escolhe duas facções e embaralham suas cartas. O objetivo é destruir a base inimiga. As combinações de facções transformam bastante o mecanismo de jogo, já que piratas zumbis jogam diferentes do que alienígenas zumbis jogariam, por exemplo. É distribuído no Brasil pela Galápagos.
Zombie Dice
O jogo mais simples de todos da lista, Zombie Dice é um dice game rápido com jogabilidade extremamente simples. Você é um zumbi e seu objetivo – como o de qualquer zumbi – é comer cérebro. O jogador que conseguir 13 cérebros sem levar três tiros vence o jogo. Distribuído pela Galápagos, ele dura aproximadamente 10 minutos.
Conhece outros jogos de tabuleiros com zumbi que gostaria de ver por aqui? Comente na postagem e deixe sua sugestão!
Enfim, confira outros board games comentados no Cinema e Pipoca!
Põe na Mesa
Põe na Mesa | Recordes e curiosidades de Banco Imobiliário

Banco Imobiliário ou Monopoly, o jogo de tabuleiro mais famoso do mundo dispensa apresentações. Ele foi lançado em 1935 e é até hoje um sucesso. Quem nunca passou horas e horas perdendo dinheiro e ajudando a contragosto seu amigo a se tornar o mais rico da mesa, não é mesmo?
Apesar de as vendas do board game continuarem muito bem obrigado, poucos negam o fato de que atualmente sua jogabilidade é um tanto ultrapassada. Coisa que ninguém nega, porém, é que muitas de suas marcas dificilmente serão ultrapassadas.
Confira alguns números impressionantes e outras curiosidades sobre o jogo do monopólio:
Leia mais sobre os recordes e curiosidades de Banco Imobiliário
-
Top CP3 anos ago
Assistir Filmes Online Grátis!
-
Cinema2 anos ago
Lançamentos no cinema em fevereiro 2024
-
Top CP3 anos ago
13 Melhores Filmes sobre Formigas
-
Notícias10 meses ago
Onde assistir a trilogia de O Código da Vinci?
-
Top CP11 anos ago
7 Melhores Filmes de Jason Statham
-
Notícias2 anos ago
Onde assistir O Mal Que Nos Habita? | Terror argentino foi aclamado pela crítica
-
Top CP2 anos ago
9 Filmes de terror para 2024 | Lançamentos que farão você ficar com medo
-
Top CP8 anos ago
Filmes de Ouija, dos anos 80 até hoje
You must be logged in to post a comment Login