O Cinema e Séries recebeu o convite da Synapse Distribution para participar da cabine de imprensa de Segredos de Guerra. O filme chega aos cinemas amanhã (05) e, a princípio, devo citar que o roteiro é baseado no livro A Tale About Roman e que conquistou prêmios nos festivais Key West Film Festival e FilmOut San Diego.
Quer mais? É um filme necessário. Tudo porque, além de contar a história de amor entre soldados soviéticos, o faz num momento de guerra entre Rússia e Ucrânia e de constantes exemplos de preconceito de Putin e de vários líderes mundiais (e nosso ex-presidente, inclusive). Ou seja, se hoje em dia, no setor das Forças Armadas, já temos um grande tabu sobre relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo, imagine no auge da Guerra Fria.
O longa mostra uma tensão sexual pulsante entre Serebrennikov e Roman e isso é fruto da boa direção de Peeter Rabane. Mas certos diálogos soam forçados e interesse entre os soldados parece chegar rápido demais. Portanto, é um misto de ótimas ideias e conceitos (a fotografia e a reconstrução de época enchem os olhos) e trechos de pura lentidão. Compreendo a necessidade de takes contemplativos, porém, às vezes, há exageros.
Segredos de Guerra, seu suspense e o elenco
Segredos de Guerra trabalha bem o suspense e o quanto o jogo de poder (e os níveis hierárquicos) pode exacerbar as diferentes formas de agir e pensar. Sem contar que a virada do segundo para o terceiro ato é surpreendente.
Ao mesmo tempo, amplia as chances de Diana Pozharskaya entregar a melhor interpretação do filme. Ou seja, se Tom Prior (A Teoria de Tudo) e Oleg Zagorodnii estão com o ‘freio de mão’ puxado, o mesmo não podemos dizer da intérprete de Luisa.
Coproduzido por Reino Unido e Estônia, estará num circuito menor. Verifique nas salas de sua cidade e, caso encontre-o, confira o quanto antes. É um grito de libertação para as antigas, atuais e futuras gerações.
Sinopse
No auge da Guerra Fria, um soldado problemático forma um triângulo amoroso proibido com um piloto de caça e sua companheira em uma base da força aérea soviética.
Nota Cinema e Pipoca: ★★★½
Título Original: Firebird
Ano Lançamento: 2021 (Reino Unido / Estônia)
Dir: Peeter Rebane
Elenco: Tom Prior, Oleg Zagorodnii, Diana Pozharskaya
ORÇAMENTO: —