Você saberia me dizer o que Errol Flynn, Carol Elwes, Russell Crowe, Kevin Costner e Taron Egerton tem em comum em suas carreiras? Se responder que viveram o mesmo personagem nas telonas, acertou. E Egerton foi o último (até o momento) a vestir o capuz e roubar dos ricos para das aos pobres em Robin Hood: A Origem.
Por mais que diversos críticos tenham ‘torcido o nariz’, o fato é que esta repaginação tem ao menos duas ou três cenas de batalhas empolgantes. Mas o desconhecido diretor Otto Bathurst (que já havia participado de alguns episódios de Black Mirror) derrapa em algumas escolhas um tanto equivocadas, como o fato de querer inserir pitadas de contemporaneidade dentro daquele ambiente. É correto afirmar que outros filmes já fizeram isso e foram muio felizes, mas não é o caso aqui.
Pegando emprestado a invencibilidade dos super heróis como Batman, Homem de Ferro e etc., nosso Robin Hood é um verdadeiro acrobata, que atira flecha com os pés, faz parkour e ainda tem tempo para planejar frases de efeito em jantares da alta cúpula do reino.
Egerton se esforça e tem bons momentos como protagonista – seu discurso final é empolgante, mas trechos assim já tenham sido repetidos a exaustão – e Jamie Foxx parece se divertir muito (mesmo que haja a falha de seu personagem sempre estar com Robin Hood, mas ninguém associar esta amizade para tentar prender o tal ladrão). Ben Mendelsohn e Eve Hewson são um desastre.
Os 100 milhões de dólares de orçamento em Robin Hood: A Origem podem ser vistos na reconstrução de época e nos belos figurinos, mas os efeitos especiais em certas batalhas poderiam ser mais caprichados. Por fim, o gancho para uma sequência chega, mas as bilheterias provam que dificilmente Egerton e companhia terão fôlego para outra empreitada.
Sinopse de Robin Hood: A Origem:
Vemos Robin ser convocado para lutar nas Cruzadas e quando retorna, alguns anos depois, foi tido como morto e ainda vê sua paixão nos braços de outro homem. Com a ajuda de um prisioneiro fugitivo, trará de volta a justiça para a cidade, que está desolada e tentará reconquistar sua amada.
Título Original: Robin Hood
Ano Lançamento: 2018 (Estados Unidos)
Dir: Nicole Holofcener
Elenco: Taron Egerton, Paul Anderson, Jamie Dornan, Jamie Foxx, Ben Mendelsohn, Eve Hewson
ORÇAMENTO: 100 Milhões de Dólares
NOTA: 6,0
- Confira outras resenhas no Cinema e Pipoca!