Críticas

REQUIÉM PARA UM SONHO

www.adorocinema.com.brApós os créditos finais de ‘Requiém para um Sonho’ subirem, o espectador se sente verdadeiramente nocauteado, pois a visão do diretor Darren Aranofsky (‘Fonte da Vida’) é tão pessimista e realista que chocam. Numa profusão de sentimentos dúbios e supérfluos, percebemos o quanto somos alienados por meios cada vez mais presentes no cotidiano (desde nossa relação com todo tipo de drogas, passando pelas senhoras em busca de um falso rejuvenescimento e chegando às grade de programação de nossos televisores).

Usando imagens frenéticas e perturbadoras e uma edição que não poupa cortes rápidos, Aranofsky traduz o roteiro magnificamente e, de quebra, faz Jennifer Connelly (‘A Casa de Areia e Névoa’), Jared Leto (‘O Senhor das Armas’) e Marlon Wayans (‘Todo Mundo em Pânico’), em sua única escolha certa da carreira, terem uma química monstruosa. Mas ninguém tem maior domínio e brilho que Ellen Burstyn (‘W.’), entregando-se de corpo e alma para uma personagem complexa e essencial para o longa.

A alusão ao consumismo e ao sedentarismo, por exemplo, destoam todo ilusório sonho americano, pois o diretor nos apresenta um pedaço flagelado e sem perspectivas daquele país, em cenários sujos e decadentes e sequências de fazer o estômago revirar (mas são utilizadas corretamente e sem exageros).

Harry Goldfarb é viciado e juntamente com seus amigos sai de casa. Sua mãe recebe um telefonema de um programa televisivo e acaba deixando sua vaidade falar mais alto (vai ao médico e faz uma dieta à base de anfetaminas, tornando-se dependente). O desfecho anti-hollywoodiano e sem finais felizes, faz deste filme um dos melhores dramas da década passada, simplesmente espetacular.

NOTA: 10,0

ORÇAMENTO: —

Eder Pessoa

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. Cara, vi esse filme, senão me engano, no Telecine Cult… É uma porrada na boca do estômago. Confesso que não gostei muito, depois de assisti-lo. Mas depois, a ficha caiu. É como você mesmo falou. É um negativo nu e cru da alma humana…

    Gosto muito da Jennifer Connelly. E Ellen Burstyn, eu gosto desde A Última Sessão de Cinema… Ah, e em O Exorcista, claro!

    Adoro o seu blog!

    Se puder:

    http://www.marcelo-antunes.blogspot.com

  2. Nuss… esse filme é fantástico. Mostra passo a passo, como nenhum outro do qual assisti jamais teve a ousadia e a inteligencia de mostrar, uma família se degradando e se autodestruindo.

    Jennifer Connely mostrou muita personalidade na atuação e me lembrou muito A CASA DE AREIA E NÉVOA, que foi, na minha opinião, o ponto máximo de sua carreira.

    Agora, a verdadeira razão pela qual o filme beira a perfeição é a magnífica atuação de ELLEN BURSTYN. É ela quem eleva o tom extremamente pessimista e, ainda assim, muito real do filme. A montagem de REQUIEM PARA UM SONHO é incrível.

    Um filme para ver, rever, e pensar sobre o que a sociedade quer para si. Ninguém está livre do vício. O filme retrata desde o jovem drogado, à senhora depressiva e viciada em remédio de emagrecimento. Discordo de sua nota. Pra mim, ela beira os 10! Abraços!!!

  3. Querido amigo avassalador…
    Assisti esse filme há alguns anos na TV. De fato, é forte. Porque bate na cara que quem disfarça que não sabe, que não vê as relações humanas com todas as drogas licitas e ilicitas…Dá um frio na barriga!
    Jennifer é simplesmente fantastica!Atriz de coragem que segura forte a personalidade dilacerada do seu personagem sem ser piegas ou exageradamente relex…
    Otima escolha para avaliar!
    Sucesso!

  4. Poxa vida, que post bem maneiro!
    Adorei tua resenha do filme, fiquei doida pra ver. Pelo jeito o filme é realmente ótimo!
    Precisarei ver urgente agora…
    Oba, oba, descobri um blog pra me dar dicas de filmes, adorei!
    Beijos

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net