Onde assistir o filme Meu Tio José? (+ Resenha)
Críticas

Onde assistir o filme Meu Tio José? (+ Resenha)

Onde assistir o filme Meu Tio José

Quer saber sobre onde assistir o filme Meu Tio José? É isso que iremos comentar a partir de agora! Mas antes, preciso pontuar que o longa tem participações de Wagner Moura, Tonico Pereira, Lorena Comparato, Neyde Moura, Evelin Buchegger e, enfim, Bertrand Duarte.

Seguem mais informações logo abaixo!

Onde assistir o filme Meu Tio José?

No próximo dia 27 de outubro, haverá a estreia nacional do filmeMeu Tio José em 14 capitais do Brasil. Dentre elas: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. O filme conta, pelo olhar de uma criança, a história familiar de um ex-guerrilheiro assassinado na ditadura e promove uma reflexão diante do atual cenário de eleições e polarização política no país.

O ator Wagner Moura (A Busca) representa o personagem José e ficou muito entusiasmado com o projeto. Bem como, no vídeo abaixo, convida o público para assistir ao projeto e prestigiar o cinema brasileiro.

Tonico Pereira também fez um agradecimento emocionado à direção e, ao mesmo tempo, destacou a relevância do filme diante do cenário atual vivido pelo país. Então, Lorena Comparato ressaltou, com grande carisma, os diversos prêmios que o longa acumula. Portanto, podemos citar o recente Animaze – Montreal International Animation Film Festival, em Montreal (Quebec, Canadá).

Mais sobre Meu Tio José

Escrito e dirigido por Ducca Rios, Meu Tio José recebeu o prêmio de melhor longa em animação no Festival Seattle Film Festival (USA) e, além disso, recebeu uma menção honrosa na BIFF (Festival Internacional de Cinema de Brasília).

Ao mesmo tempo, foi um dos finalistas na categoria Contrechamp, em 2021, no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, o maior e mais importante festival de animação do mundo. Mas não para por aí! Pois participou e foi finalista no Prêmio Quirino, em 2022, bem como estreou no Brasil na Mostra Internacional de São Paulo, em 2021, e foi finalista no Festival do Rio, em 2021.

Onde assistir o filme Meu Tio José

O filme também fez parte da seleção oficial de mais de 20 festivais, entre nacionais e internacionais. Ganhando, até o momento, cinco prêmios nos festivais FICIMAD (Madrid), VIFF (Vancouver), Animation Studio (Paris) e, agora, Festival Seattle Film Festival e BIFF (Brasília).

Confira em quais capitais o filme estreará:

  • Fortaleza
  • Palmas
  • Manaus
  • Maceió
  • Goiânia
  • Brasília
  • Teresina
  • Porto Alegre
  • Recife
  • Salvador
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • João Pessoa
  • Belo Horizonte

Meu Tio José (Resenha)

Infelizmente a animação nacional Meu Tio José conta com temáticas antigas, mas que voltaram à tona recentemente. Portanto, devo admitir que é bizarro termos cidadãos pedindo intervenção militar e a volta da ditadura. Assim como é surreal contarmos com milhões votando em um ser humano preconceituoso, anti-ciência e que atrasou as compras das vacinas neste período de pandemia.

Dirigido por Ducca Rios e com as vozes de Wagner Moura, Tonico Pereira e Sophie Mendonça, só para citar alguns, o longa já foi premiado em diversos países (e com méritos). Com um design de personagens único e interessante e a escolha do preto e branco na maior parte do tempo, olhamos os anos de chumbo (ou parte dele) pelos olhos de Adonias, uma criança que vem formando suas ideias de justiça, batalha, amizade e etc.

A lavagem cerebral imposta por um governo autoritário faz com que alguns membros da sociedade fechem os olhos para certas injustiças. Isso é mostrado na figura da diretora da escola, que ‘fecha os olhos’ para o que vem acontecendo com nosso protagonista.

É correto dizer que, às vezes, os diálogos podem soar um tanto didáticos demais e incomodar. Mas nada disso tira o mérito de Ducca em idealizar uma história que é baseada em fatos reais e ter a condição de apresentá-la na telona.Meu Tio José sabe o lado político que quer mostrar mas, além disso, tem alma, coração e força para segurar com firmeza os 88 minutos e revelar, para quem quer que seja, que o cinema e a arte no Brasil estão mais vivas do que nunca.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★★

Título Original:Meu Tio José
Ano Lançamento: 2022 (Brasil)
Dir: Ducca Rios
Vozes: Wagner Moura, Tonico Pereira, Cauã Levi, Arthur Nascimento, Sophie Mendonça

ORÇAMENTO: –

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página