Crítica: Feriado Sangrento | Slasher de Eli Roth é sangrento e agrada por não se levar a sério

0
Feriado Sangrento

É quase impossível citar todos os serial killers do cinema em apenas um parágrafo, mas posso ressaltar que essa lista aumento com o vilão de Feriado Sangrento, novo longa metragem de Eli Roth (O Albergue). O diretor, aliás, faz aqui seu projeto mais inventivo e divertido, pois não se leva a sério e cria situações que tiram risos e, ao mesmo tempo, dão aquele nervosinho – a cena da cama elástica é uma delas.

Se na superfície é ‘só’ mais slasher, o roteiro do próprio Roth e de Jeff Rendell (de Cabana do Inferno), esmiúça a zumbificação de uma sociedade que se importa muito mais com seus ganhos próprios e com os likes nas redes sociais do que com o sofrimento do próximo. E não teria exemplificação maior do que a Black Friday norte-americana.

Há compulsão por comprar e ganância dos donos das lojas que, independentemente do que ocorra, querem manter as portas abertas e faturar. O fato é que se o espectador entrar nessa brincadeira, compreender os subtextos e todas as facilitações (e incongruências) do roteiro, sairá satisfeito desses pouco mais de 100 minutos.

Feriado Sangrento era um fake trailer de Grindhouse

Lembra daquele filme Grindhouse, dirigido por Quentin Tarantino e Robert Rodriguez? Ele contava com trailers falsos, como os de Machete e o próprio Feriado Sangrento e após muitos pedidos, eis que a ideia saiu do papel! Para quem não sabe, a máscara do assassino tem a ver com o primeiro governador da Colônia de New Plymouth, que se chamava John Carver.

O próprio Roth revelou, em entrevista, que começou a trabalhar no design do vilão. “e “Há um desenho de John Carver. Há uma imagem dele. Tomamos isso como base para a máscara. Dissemos: ‘Bem, por que haveria essa máscara?’. 2020 seria o aniversário de 400 anos da fundação de Plymouth. Foi um grande negócio”.

Assim como a maioria dos slashers, você não irá se importar com os protagonistas, sendo assim, o elenco jovem é fraquinho demais. O carisma vem todo de veteranos como Patrick Dempsey (Grey’s Anatomy), Gina Gershon (Killer Joe) e Rick Hoffman (Suits) e, por essas e outras, houve um faturamento de US$ 30 milhões no fim de semana de estreia e já há planos para uma sequência.

John Carver pode se revirar no túmulo, mas ficará entre nós por mais algum tempo!

Feriado Sangrento
Pôster de Feriado Sangrento

Onde assistir Feriado Sangrento?

Aluguel e Compra: Apple TV | Microsoft Store | Amazon

Sinopse de Feriado Sangrento

Depois que um tumulto na Black Friday termina em tragédia, um misterioso assassino inspirado no Dia de Ação de Graças aterroriza Plymouth, Massachusetts – o local de nascimento do infame feriado.

Nota Cinema e Séries: ★★★½

Título Original: Thanksgiving
Ano Lançamento: 2023 (Estados Unidos)
Dir: Eli Roth

Elenco: Patrick Dempsey, Ty Olsson, Gina Gershon, Lynne Griffin, Karen Cliche, Nell Verlaque, Rick Hoffman, Derek McGrath

Contato: [email protected]
Cinema e Séries
Youtube: youtube.com/cinemaepipoca
Facebook: facebook.com/sitecinemaeseries
Instagram: @sitecinemaeseries