Pular para o conteúdo
home » Críticas » Crítica: Destinos à Deriva | Filme de sobrevivência que te deixará com os nervos à flor da pele

Crítica: Destinos à Deriva | Filme de sobrevivência que te deixará com os nervos à flor da pele

Destinos à Deriva chegou na Netflix e já é um dos mais assistidos dos últimos dias… e não é para menos. O filme de suspense dirigido por Albert Pintó, que também dirigiu um episódio de La Casa de Papel, apresenta um mundo distópico que aborda um tema atual e assustador: a jornada perigosa de imigrantes e refugiados que buscam escapar de seus países devido à pobreza, conflitos armados, entre outros motivos.

A abordagem não concentra-se apenas nesses temas e nos possíveis vilões é acertada, especialmente porque Antonio Buíl, que interpreta o Comandante na cena do caminhão, poderia facilmente cair em uma atuação exagerada e caricata, o oposto do que acontece com a talentosa Anna Castillo, que é o coração e o rosto do projeto.

O espectador testemunhará uma série de tragédias, tanto dentro do baú de um caminhão quanto em um contêiner no alto mar, que rapidamente se transforma em um caixão. Essas cenas apresentam-se de forma gradual, o que aumenta significativamente o impacto emocional em nós.

Falando em impacto emocional, há pelo menos duas cenas que se destacam como as mais angustiantes de 2023 (não posso entrar em detalhes), assim como outras que são as mais perturbadoras (mas nunca gratuitas).

destinos à deriva

Destinos à Deriva: parte técnica e mais sobre Anna Castillo

Entre os diversos aspectos positivos do ponto de vista técnico, destaca-se a iluminação em tons azulados e amarelados, que contribuem para intensificar as emoções de angústia, tristeza, dor e até mesmo pequenos momentos de felicidade vividos por Mia. Além disso, a montagem é notável por conseguir alcançar muito com um orçamento limitado – os planos em que ela observa o horizonte através de uma pequena fresta são extremamente claustrofóbicos.

E não para por aí. Mesmo que os objetos em cena possam parecer sem função aparente, não se deixe enganar…

Ficamos à beira do sofá, torcendo para que o bebê que Mia espera não nasça em meio a tais condições. Dessa forma, as quase duas horas de filme passam rapidamente. Isso demonstra que Destinos à Deriva pode até recorrer a alguns clichês do gênero, mas temos uma verdadeira joia que merece ser apreciada o mais rápido possível.

Onde assistir Destinos à Deriva?

  • Então, o filme está disponível na Netflix.

Sinopse de Destinos à Deriva

Grávida, sozinha e perdida no mar a bordo de um container. Uma mulher foge de um país totalitário, mas acaba ficando presa em um container que navega à deriva. Mesmo com medo, ela decide lutar pela sua vida e por seu bebê.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★★

Título Original: Nowhere
Ano Lançamento: 2023 (Espanha)
Dir: Albert Pintó
Elenco:
Anna Castillo, Tamar Novas, Tony Corvillo, Irina Bravo, Antonio Buíl

Você não pode copiar o conteúdo desta página