As Nadadoras (2022) | Uma história baseada em fatos reais que merecia ser contada
Críticas

As Nadadoras (2022) | Uma história baseada em fatos reais que merecia ser contada

as nadadoras 2022

Existem inúmeros filmes que utilizam o esporte como pano de fundo para algo maior. Foi assim com Rocky – Um Lutador, Eu, Tonya, Rush – No Limite da Emoção e agora este As Nadadoras (2022). Baseado em fatos reias, o projeto, dirigido pela galesa-egípcia Sally El Hosaini (ela foi assistente de direção em Zona Verde), traz consigo uma urgência sem igual.

Vale ressaltar que a dupla de protagonistas, vividas pelas ótimas Manal Issa e Nathalie Issa, que interpretam Sarah Mardini e Yusra Mardini, respectivamente, têm uma química impressionante e passeiam bem por momentos emocionais e outros de maior leveza. Só não podemos dizer o mesmo de coadjuvantes como Emad, pois há sequências onde é esquecido – e isso acontece com alguns outros também.

Contudo, antes disso, o suspense é catapultado a níveis impressionantes, tanto na cena da ‘bomba na piscina’, quanto naquele processo cruel até chegarem ao barco de refugiados. As Nadadoras (2022) levanta questionamentos importantes, retrata o que essas pessoas desesperadas passam para tentar a sorte em outro país e como a guerra afeta famílias e sonhos.

Se As Nadadoras (2022) fosse produzido por um país fora do nicho ocidental, seria melhor?

A duração total do projeto é 134 minutos, e o espectador sente esse tempo, principalmente no segundo ato. Quanto à questão pontuada no subtítulo, acredito que, se fosse feito por países fora do nicho ocidental (a produção aqui é do Reino Unido e dos EUA), haveriam menos firulas visuais e, certamente, o professor de natação inglês, por exemplo, ficar de fora.

as nadadoras (2022)

No fim das contas, esse longa metragem que está na Netflix e que foi indicado ao BAFTA na principal categoria, te faz questionar o que pessoas do outro lado do mundo passam. Ao mesmo tempo, daria para irem além do óbvio. Do jeito que está, é intenso, mas será rapidamente esquecido.

Onde assistir As Nadadoras (2022)?

  • Atualmente, As Nadadoras (2022) está na Netflix.

Sinopse de As Nadadoras (2022)

Yusra e Sara forma treinadas pelo pai, Ezzat, que um dia gostaria de vê-las sendo mais do que o país permite. Yusra já é campeã mundial, mas quando volta para casa, percebe que o país que um dia chamou de lar está cada dia mais alastrada por uma guerra. Em 2015, a guerra civil invadiu suas vidas a tal ponto que se mudar para a Europa é a única opção viável.

É então que as duas irmãs adolescentes foram forçadas a uma perigosa viagem a Berlim com seu primo aspirante a DJ, Nizar. Mas o caminho também não é nada seguro. Para chegar a ilha de Lesbos, na Grécia, as irmãs viverão os horrores de refugiados e exilados. O longa biográfico acompanha a dedicação das atletas e aborda a força transformadora do esporte, que é capaz de mudar vidas.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★½

Título Original: The Swimmers
Ano Lançamento: 2022 (Reino Unido / Estados Unidos)
Dir: Sally El Hosaini
Elenco:
Nathalie Issa, Manal Issa, Matthias Schweighöfer, Ahmed Malek, Ali Suliman, James Krishna Floyd

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página