Críticas

Anaconda (2025) | Resenha | Vale a pena assistir?

Enquanto o filme original se levava a sério, Anaconda (2025) é uma paródia que sabe rir de si mesmo. Há uma metalinguagem interessante e o elenco, encabeçado por Jack Black (Minecraft – O Filme), Paul Rudd (Homem Formiga), Thandie Newton (Westworld) e Steve Zahn (Diário de um Banana – O Filme), tem passagens que me fizeram rir bastante – uma delas envolvendo urina foi a melhor de todas. Selton Mello (Ainda Estou Aqui) embarca nessa aventura e vive um cuidador de cobras totalmente ‘fora da casinha’ – e se dá muito bem! Ao contrário da atriz portuguesa Daniela Melchior, que tem um arco bem aleatório.

Não é um projeto que mudará a vida de ninguém, contudo, quando fiquei sabendo dessa refilmagem, pensei: “será mesmo que alguém se importa com essa franquia?”. Pois veja: houveram algumas sequências filmadas diretamente para o antigo home-video, ou seja, produção de baixo orçamento que iam direto para as videolocadoras, sem passar nos cinemas, mas ninguém nunca sentiu falta da obra original.

Mas a metalinguagem, além da química entre o elenco, faz tudo valer a pena. O grupo tentará refazer este projeto e usarão o animal de estimação do personagem de Selton para ser o monstro feroz. Incrivelmente, há bons takes das florestas – as filmagens se deram na Austrália – e o diretor Tom Gormican (O Peso do Talento) sabe elevar o carisma e o tom cômico de seu longa.

Anaconda (2025) e seus efeitos especiais

Os efeitos práticos do Anaconda original eram incríveis – a melhor coisa daquele projeto, sem dúvidas. Aqui, como um cacoete chato desse Hollywood atual, não há espaço para isso e a cobra de CGi é enorme, mas fica aquém daquilo que poderia. Seus ataques são os mais genéricos possíveis – alguns na escuridão, para diminuir ainda mais os gastos com detalhes em computação gráfica – e mesmo com um orçamento de US$ 45 milhões, era possível fazer mais.

Voltando a essas questões cômicas, a própria Sony – detentora da franquia – ri de si mesma em diversas passagens, além de inserir dois personagens (Doug McCallister e Ronald Griffin Jr.) que mesmo amando o cinema, não têm a menor noção do que estão fazendo. Uma ótima surpresa de fim de ano! Vá com a mente aberta e sabendo que é uma comédia pastelão e você irá se divertir muito!

Obs.: Prepare-se para algumas surpresas!

Trailer de Anaconda (2025)
Trailer de Anaconda (2025)

Onde assistir Anaconda (2025)?

O filme está nos cinemas de todo país.

Sinopse de Anaconda (2025)

Um grupo de amigos que enfrenta a crise da meia-idade se prepara para tentar a sorte nos cinemas refazendo o clássico de 1990, Anaconda. Após conseguirem pegar um empréstimo, seguem para a selva amazônica e, a partir disso, suas vidas estarão em risco.

Nota: ★★★

Título Original: Anaconda
Ano Lançamento: 2025 (Estados Unidos | Brasil)
Dir.: Tom Gormican
Elenco: Jack Black, Paul Rudd, Daniela Melchior, Selton Mello, Beau Knapp, Thandiwe Newton, Steve Zahn, Ione Skye, Ben Lawson, Ice Cube

Curiosidades sobre Anaconda (2025)

  • Jack Black foi escalado após Nicolas Cage deixar o projeto.
  • A floresta amazônica foi recriada na Gold Coast, em Queensland, na Austrália, incluindo o Village Roadshow Studios e o Parque Nacional de Springbrook.
  • Jack Black e Paul Rudd tinham exatamente 28 anos quando Anaconda (1997) estreou nos cinemas.
  • O diretor Tom Gormican apresentou o projeto a Nicolas Cage e Pedro Pascal durante as filmagens de O Peso do Talento (2022).
  • Pedro Pascal gostou do roteiro, mas recusou o papel por conflito de agenda.
  • Nicolas Cage pediu que seu personagem fosse mais sombrio e inspirado no vilão de Jon Voight, mas a Sony recusou as mudanças.
  • Este é o sexto filme da franquia Anaconda e funciona como uma refilmagem cômica e metalinguística do original.
  • Diversas atrizes famosas recusaram o papel principal feminino, incluindo Scarlett Johansson, Jennifer Lawrence e Megan Fox.
  • As filmagens aconteceram entre janeiro e fevereiro de 2025, na Austrália.
  • Selton Mello dublou a si mesmo tanto na versão em português brasileiro quanto na versão em espanhol.
  • O filme faz referência a uma piada clássica de Alta Fidelidade (2000) envolvendo o nome “Ana Conda”.
  • É o primeiro filme da franquia desde 1997 a ser filmado no formato widescreen 2.39:1 com lentes Panavision anamórficas.
  • Este é o segundo filme em que Jack Black e Steve Zahn atuam juntos; o primeiro foi Mulher Infernal (2001).
  • O filme traz easter eggs que remetem à franquia Jumanji, incluindo perseguições e uma cobra gigante.
  • Daniela Melchior também participou de outro remake cult recente: Matador de Aluguel (2024).
  • Jon Voight e Eric Stoltz, do elenco original de 1997, são mencionados no filme, mas não aparecem.
  • Em uma cena simbólica, o personagem de Paul Rudd para em frente a um pôster do Anaconda original logo após ser demitido.

Eder Pessoa

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net