Enquanto o filme original se levava a sério, Anaconda (2025) é uma paródia que sabe rir de si mesmo. Há uma metalinguagem interessante e o elenco, encabeçado por Jack Black (Minecraft – O Filme), Paul Rudd (Homem Formiga), Thandie Newton (Westworld) e Steve Zahn (Diário de um Banana – O Filme), tem passagens que me fizeram rir bastante – uma delas envolvendo urina foi a melhor de todas. Selton Mello (Ainda Estou Aqui) embarca nessa aventura e vive um cuidador de cobras totalmente ‘fora da casinha’ – e se dá muito bem! Ao contrário da atriz portuguesa Daniela Melchior, que tem um arco bem aleatório.
Não é um projeto que mudará a vida de ninguém, contudo, quando fiquei sabendo dessa refilmagem, pensei: “será mesmo que alguém se importa com essa franquia?”. Pois veja: houveram algumas sequências filmadas diretamente para o antigo home-video, ou seja, produção de baixo orçamento que iam direto para as videolocadoras, sem passar nos cinemas, mas ninguém nunca sentiu falta da obra original.
Mas a metalinguagem, além da química entre o elenco, faz tudo valer a pena. O grupo tentará refazer este projeto e usarão o animal de estimação do personagem de Selton para ser o monstro feroz. Incrivelmente, há bons takes das florestas – as filmagens se deram na Austrália – e o diretor Tom Gormican (O Peso do Talento) sabe elevar o carisma e o tom cômico de seu longa.
Anaconda (2025) e seus efeitos especiais
Os efeitos práticos do Anaconda original eram incríveis – a melhor coisa daquele projeto, sem dúvidas. Aqui, como um cacoete chato desse Hollywood atual, não há espaço para isso e a cobra de CGi é enorme, mas fica aquém daquilo que poderia. Seus ataques são os mais genéricos possíveis – alguns na escuridão, para diminuir ainda mais os gastos com detalhes em computação gráfica – e mesmo com um orçamento de US$ 45 milhões, era possível fazer mais.
Voltando a essas questões cômicas, a própria Sony – detentora da franquia – ri de si mesma em diversas passagens, além de inserir dois personagens (Doug McCallister e Ronald Griffin Jr.) que mesmo amando o cinema, não têm a menor noção do que estão fazendo. Uma ótima surpresa de fim de ano! Vá com a mente aberta e sabendo que é uma comédia pastelão e você irá se divertir muito!
Obs.: Prepare-se para algumas surpresas!
Onde assistir Anaconda (2025)?
O filme está nos cinemas de todo país.
Sinopse de Anaconda (2025)
Um grupo de amigos que enfrenta a crise da meia-idade se prepara para tentar a sorte nos cinemas refazendo o clássico de 1990, Anaconda. Após conseguirem pegar um empréstimo, seguem para a selva amazônica e, a partir disso, suas vidas estarão em risco.
Nota: ★★★
Título Original: Anaconda
Ano Lançamento: 2025 (Estados Unidos | Brasil)
Dir.: Tom Gormican
Elenco: Jack Black, Paul Rudd, Daniela Melchior, Selton Mello, Beau Knapp, Thandiwe Newton, Steve Zahn, Ione Skye, Ben Lawson, Ice Cube
Curiosidades sobre Anaconda (2025)
- Jack Black foi escalado após Nicolas Cage deixar o projeto.
- A floresta amazônica foi recriada na Gold Coast, em Queensland, na Austrália, incluindo o Village Roadshow Studios e o Parque Nacional de Springbrook.
- Jack Black e Paul Rudd tinham exatamente 28 anos quando Anaconda (1997) estreou nos cinemas.
- O diretor Tom Gormican apresentou o projeto a Nicolas Cage e Pedro Pascal durante as filmagens de O Peso do Talento (2022).
- Pedro Pascal gostou do roteiro, mas recusou o papel por conflito de agenda.
- Nicolas Cage pediu que seu personagem fosse mais sombrio e inspirado no vilão de Jon Voight, mas a Sony recusou as mudanças.
- Este é o sexto filme da franquia Anaconda e funciona como uma refilmagem cômica e metalinguística do original.
- Diversas atrizes famosas recusaram o papel principal feminino, incluindo Scarlett Johansson, Jennifer Lawrence e Megan Fox.
- As filmagens aconteceram entre janeiro e fevereiro de 2025, na Austrália.
- Selton Mello dublou a si mesmo tanto na versão em português brasileiro quanto na versão em espanhol.
- O filme faz referência a uma piada clássica de Alta Fidelidade (2000) envolvendo o nome “Ana Conda”.
- É o primeiro filme da franquia desde 1997 a ser filmado no formato widescreen 2.39:1 com lentes Panavision anamórficas.
- Este é o segundo filme em que Jack Black e Steve Zahn atuam juntos; o primeiro foi Mulher Infernal (2001).
- O filme traz easter eggs que remetem à franquia Jumanji, incluindo perseguições e uma cobra gigante.
- Daniela Melchior também participou de outro remake cult recente: Matador de Aluguel (2024).
- Jon Voight e Eric Stoltz, do elenco original de 1997, são mencionados no filme, mas não aparecem.
- Em uma cena simbólica, o personagem de Paul Rudd para em frente a um pôster do Anaconda original logo após ser demitido.
