A Qualquer Custo, um western moderno

a qualquer custo topo

Na década de ouro dos faroestes, tivemos não só excelentes exemplares norte-americanos (‘O Homem que Matou Fascínora’ ou ‘Sete Homens e um Destino’) como também italianos (a trilogia dos dólares e ‘O Bom, o mau e o feio’). Com o declínio nas décadas de 70 e 80, o gênero só voltou a ter relevância com ‘Os Imperdoáveis’, clássico dirigido por Clint Eastwood.

Os neo-westerns surgiram desta necessidade de Hollywood manter as tradições, mas também inserir uma linguagem e cenários mais atuais, foi assim com ‘El Mariachi’, ‘3 Enterros’, ‘Onde os Fracos não tem Vez’ e este A Qualquer Custo, que chegou devagarzinho, mas vem ganhando força na corrida pelo Oscar 2017.

O diretor David Mackenzie, com a ajuda do excelente roteirista Taylor Sheridan, cria um ambiente hostil, onde podemos notar o quanto os Estados Unidos e parte de sua população sofrem com o desnivelamento de renda – isso é visto desde as moradias caindo aos pedaços, passando pelas vestimentas dos personagens e chegando às suas próprias atitudes desesperadas.

A Qualquer Custo
Foto: Poster do filme

Encontramos aqui o famoso jogo de gato e rato, portanto, enquanto os irmãos Tanner e Toby saem roubando todos os bancos da redondeza, o xerife Marcus e seu parceiro Alberto tentam encontra-lo. Com linguagem clássica e pautada nos detalhes (não há arrombos de ação desenfreada e tudo é moldado pela construção de cada escolha) e uma câmera ágil e sempre no melhor lugar, o projeto deve ser visto por cada fã do gênero que se preze.

Jeff Bridges, Chris Pine, Ben Foster e Gil Birmingham agarram seus personagens com unhas e dentes e dão personalidades ímpares para cada um – e por conta disso Bridges ganhou uma indicação ao Oscar deste ano. A violência gráfica do terceiro ato é explosiva, mas o início, assim como certos coadjuvantes, demora a engrenar e a ‘entrar nos trilhos’. Todo Oscar tem sua grata surpresa e A Qualquer Custo é o exemplo da vez.

Título Original: Hell or High Water
Ano Lançamento: 2017 (Estados Unidos)
Dir: David Mackenzie
Elenco: Ben Foster, Chris Pine, Jeff Bridges, Gil BirminghamBuck Taylor, Dale Dickey

ORÇAMENTO: —
NOTA: 7,5

Por Éder de Oliveira

Indicações ao Oscar: Melhor Filme / Melhor Ator Coadjuvante / Melhor Roteiro Original / Melhor Edição

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net