PONYO – UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR

www.cinepop.com.br5

A ingenuidade infantil já nos trouxe inúmeras obras sensacionais e emocionantes, por isso quando bem montadas e bem dosadas, tiram lágrimas até dos espectadores mais durões, mas também são fáceis de virarem clichês.

Meu primeiro contato com Hayao Miyazaki foi em ‘A Princesa Mononoke’ e me encantei com o trabalho minucioso deste, que é um dos mais respeitados animadores do mundo. Ao usar uma computação gráfica bastante visível em ‘O Castelo Animado’, Miyazaki pareceu se distanciar das suas mais deslumbrantes obras, ‘confeccionadas’ praticamente 100% à mão, portanto, aqui seria óbvio que deixaria um pouco de lado tal ferramenta e apostaria no ‘trabalho manual’ dos profissionais espetaculares do Estúdio Ghibli.

Neste ponto temos que concordar que o diretor acertou, porém com um roteiro que não se define muito bem entre infantil ou adulto, ‘Ponyo – Uma Amizade que veio do Mar’ vai cansando e seus protagonistas não têm a mesma força espetacular de Chihiro, Totoro ou Mononoke.

A paixão entre Ponyo e Sosuke, que poderia render uma atmosfera de carinho e amor entre duas crianças, se resume a diálogos fracos e situações, muitas vezes, desconexas.

Sosuke encontra um peixinho, lhe dá o nome de Ponyo e promete cuidar dela para sempre. O problema é que o pai de Ponyo é um feiticeiro que vive nas profundezas do oceano e repudia seres humanos. Ao retornar para Sosuke, ela sem querer libera uma poção mágica pelo oceano, fazendo com que ondas gigantescas ameacem o vilarejo onde o garoto mora.

Além de tentar moldar a visão de duas famílias dos tempos modernos (a de Ponyo muito autoritária e a de Sosuke muito liberal), também abre espaço para a discussão entre a preservação da natureza (tema corriqueiro nas obras do estúdio). Assim como acontece com a Pixar, sempre queremos obras primas deste sensacional artista e, talvez, isso faça com que nos decepcionemos com mais facilidade.

Título Original: Gake no ue no Ponyo

Ano Lançamento: 2008 (Japão)

Dir: Hayao Miyazaki

Vozes na versão americana: Cate Blanchett, Yuria Nara, Hiroki Doi, Noah Cyrus, Liam Neeson

ORÇAMENTO: 40 Milhões de Dólares


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de PONYO – UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR ?

* Qual o filme que você mais gosta de HAYAO MIYAZAKI ?

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net