O QUE É NOUVELLE VAGUE ?
Com a decadência, logo após a Segunda Guerra Mundial, do realismo poético francês, escola cinematográfica em que o roteirista ganha muito destaque em detrimento do papel do diretor, alguns jovens cinéfilos e críticos de cinema se reuniram para restabelecer o conceito de cinema de autor que vigorou na França até o início da década de 1930. O marco inaugural deste movimento é considerado o filme Nas Garras do Vício (Le Beau Serge), do diretor Claude Chabrol.
As características mais marcantes deste estilo são a intransigência com os moldes narrativos do cinema estabelecido e numa montagem inesperada e original. Os autores desta nova forma de filmar detestavam muitos dos grandes sucessos caseiros do cinema francês.
Godard continua o seu cinema difícil e muitas vezes pretensioso, experimental até à exaustão. Truffaut segue pelo caminho de um classicismo que lhe grangeia uma grande quantidade de admiradores… Alain Resnais, é um dos mais respeitáveis e importantes diretores deste, intitulado “Cinema de Autor”.
Este estilo influenciou toda a cinematografia mundial. Mesmo nos Estados Unidos da América, os realizadores da “Nova Hollywood”, como Robert Altman, Francis Ford Coppola, Brian de Palma, Martin Scorsese, George Lucas renderam diversas homenagens a eles. Muitos dos cineastas, que iniciaram este novo estilo, reuniam-se em cineclubes para discutir as obras americanas e assim terem base para a forma antagonica que iriam aplicar em seus trabalhos. Os cineastas da Nouvelle Vague eram conhecidos como os novos turcos, geraram também a ruptura com o cinema totalmente de estúdio, que era o que imperava na França da década de 40.
Fonte: Wikipedia
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.