SENNA

brunosennaoficial.blogspot.com10

Numa entrevista, o diretor de ‘Senna’, Asif Kapadia, disse que antes do filme não entendia quase nada de Fórmula 1 e conhecia a história do piloto brasileiro superficialmente. Após os créditos do documentário subirem, percebemos o quanto ele se empenhou para respeitar tudo aquilo que Senna significou e continua significando para o mundo e, foi além das expectativas, cravando uma das melhores obras do ano até o momento, ao lado de ‘Tropa de Elite 2’.

A película é o que ‘Pelé Eterno’, por exemplo, tentou ser mas não conseguiu, um retrato grandioso e quase surreal, onde imagens e narrações em off sobrepõem todas as façanhas deste grande ídolo, pontuando, desde a sua chegada à Fórmula 1 na equipe Toleman, passando pela absurda rivalidade com Prost e suas preocupações não só dentro, mas fora das pistas – a discussão com o presidente da FIA, Jean-Marie Balestre é excepcional –, até o acidente fatal em Ímola.

Fiquei feliz ao perceber que mesmo sendo uma produção britânica, Kapadia cuidou de dialogar muito bem com o público brasileiro, trazendo narrações de Galvão Bueno e comentários maravilhosos de Reginaldo Leme. Aliás, falando em narrações, outro achado é usar em quase todos os 107 minutos as explicações do próprio Ayrton, deixando-o mais próximo do público, quase como uma conversa informal.

Se sequências homéricas como ele vencendo o GP do Brasil apenas com a 6ª marcha e desmaiando na chegada, a disputa fora das pistas pelo título de 1989 e o ‘troco’ em 1990, com Prost já na Ferrari e os milagres quando corria debaixo de chuva, me deixaram emocionados, imagino àqueles que presenciaram ao vivo esses momentos.

No terço final, o fim de semana trágico é mostrado, dando ênfase num suspense quase surreal, onde, além de Senna no domingo, Barrichelo sofreu gravíssimo acidente na Sexta e no Sábado o austríaco Roland Ratzenberger faleceu. Lançado com 150 cópias (número altíssimo para um documentário), vale cada centavo do ingresso por levar não só a história do piloto, mas do homem, do brasileiro e do gênio nacional Ayrton Senna.

Título Original: Senna
Ano Lançamento: 2010 (Reino Unido)
Dir: Asif Kapadia
Elenco: Ayrton Senna, Alain Prost, Frank Williams, Ron Dennis, Viviane Senna, Neide Senna

ORÇAMENTO: —

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net