No meio de tantas bombas do astro belga, 6 Balas talvez seja uma grande surpresa. Dirigido por Ernie Barbarash (que trabalhou com Van Damme em Jogos Letais e Osso Duro), discute sobre o tráfico sexual infantil em um projeto de ação… e isso é louvável. Ao mesmo tempo, ainda tem a coragem de inserir mortes que eu, particularmente, não esperava para um primeiro ato do gênero.
Contudo, o espectador precisará relevar inúmeros detalhes, como o chroma key mais tosco desde Olhos Famintos – Renascimento, bem como as atuações de Joe Flanigan e Anna-Louise Plowman – perto deles, Van Damme merece um Oscar. Ah! E não posso deixar de citar que uma das vilãs vai até o aeroporto verificar quais serão as próximas garotas sequestradas e passa longe de ser discreta.
Entre os pontos interessantes, temos Samson Gaul como açougueiro (ele cita, em certo momento, que seres humanos gostam de carne) e isso faz com que notemos que há mais camadas por aqui. Por fim, é alcoólatra, pois tem traumas não cicatrizados, com esses ‘demônios’ do passado vindo para assombrá-lo.
6 Balas se salva no meio de tanto bobeira de Van Damme
Mesmo com uma fotografia acinzentada e feia, o diretor consegue bons takes para mostrar ao espectador a amplitude da cidade e como será difícil essa busca pela garota sequestrada. Aqui, nosso brucutu tentava a sorte com projetos que resvalassem em um teor mais dramático, como ocorre em Prisão Infernal, JCVD e The Eagle Path, por exemplo.
Há furos e facilitações óbvias no roteiro de Chad e Evan Law (Van Damme diz numa cena que é, praticamente, invisível quando está em campo. Mas na cena seguinte mostra o rosto pra um dos vilões). Em contrapartida, se comprar a ideia, verá ótima violência gráfica e Kris Van Damme no elenco – o que pode não significar muita coisa.
O terço final tem uma correria desenfreada e quase não se comunica com o restante da trama. Os vilões morrem, a família segue seu caminho e noto que as quase duas horas poderiam ter 20 minutos a menos… mas quem sou eu para reclamar. Tive motivos para ficar acordado até aqui.
Onde assistir 6 Balas?
- Stream: Prime Video | YouTube Net Movies
Sinopse de 6 Balas
Quando a filha de um lutador de MMA é sequestrada, há somente um homem que pode ajudar a encontrá-la – um notório ex-mercenário, cujo boatos levou seis tiros no peito.
Nota Cinema e Pipoca: ★★★
Título Original: 6 Bullets
Ano Lançamento: 2012 (Estados Unidos)
Dir: Ernie Barbarash
Elenco: Jean-Claude Van Damme, Joe Flanigan, Anna-Louise Plowman, Charlotte Beaumont, Steve Nicolson, Uriel Emil Pollack, Louis Dempsey
Confira outras resenhas AQUI!