Crítica: Vingança Silenciosa | O retorno do mestre John Woo para o cinema americano

vingança silenciosa

Que John Woo é um mestre quando o assunto é cinema de ação, ninguém duvida. Mas será que Vingança Silenciosa, seu retorno a projetos norte-americanos deu certo? Antes disso, vale ressaltar que ele é o homem por trás de Bala na Cabeça, Fervura Máxima, O Alvo, A Outra Face e Missão: Impossível 2, só para citar alguns exemplos.

Aqui, quem encabeça o elenco é Joel Kinnaman (Robocop de José Padilha), levando excelente dramaticidade a um personagem que não tem diálogos – aliás, durante os mais de 90 minutos, há duas ou três frases proferidas. Por conta de ter sido alvejado por um tiro, perde a voz e, numa das melhores cenas, há um ‘grito silencioso’ de um pai que perdeu seu filho. Ah! E não podemos nos esquecer da perseguição, logo nos primeiros minutos, mostrando que mesmo com quase 80 anos, o diretor tem fôlego para permanecer relevante.

Some isso ao término de seu casamento e temos um homem que não tem nada a perder.

Os clichês derrubam o segundo ato de Vingança Silenciosa, que volta com tudo para seu desfecho

Não ligo quando os clichês são bem usados em filmes – a questão da mudança na granulação na fotografia dos flashbacks e do que se passa no presente, por exemplo, já foi feita inúmeras vezes,mas funciona. Contudo, aqui em Vingança Silenciosa todos os estereótipos mais bregas e ‘anos 90’ dos vilões são inseridos, assim como a cena de treinamento e aquela onde o protagonista coloca seu sobretudo em câmera lenta com um contraluz impecável.

Tudo isso ocorre no segundo ato, que é o mais arrastado e pode tirá-lo da imersão. O fiapo de roteiro ainda tem a esposa, que vislumbra o fim da relação e ele, que encontra, numa cena meio jogada, o rosto daqueles que mataram seu filho, e encontra um propósito pelo qual vale viver – ou morrer.

Enfim, Vingança Sangrenta é aquele ‘feio arrumadinho’. Tem impacto em cada soco, facada ou tiro e violência bem orquestrada nos últimos 15 minutos, mas explora pouco tudo o que poderia elevá-lo à condição de projeto acima da média. Uma pena, pois minha expectativa estava alta.

trailer de o silêncio da vingança
Vingança Silenciosa

Onde assistir Vingança Silenciosa?

Em cartaz em alguns cinemas do país

Sinopse de Vingança Silenciosa

Um pai testemunha seu filho morrer em meio a um fogo cruzado de uma gangue na véspera de Natal. Enquanto se recupera da ferida que lhe custou a voz, faz da vingança a missão principal de sua vida e embarca em um regime de treinamento punitivo para vingar a morte de seu filho.

Nota Cinema e Séries: ★★★

Título Original: Silent Night
Ano Lançamento: 2023 (Estados Unidos | México)
Dir: John Woo

Elenco: Joel Kinnaman, Kid Cudi, Harold TOrres, Catalina Sandino Moreno, Yoko Hamamura

Contato: contato@cinemaeseries.com.br
Cinema e Séries
Youtube: youtube.com/cinemaepipoca
Facebook: facebook.com/sitecinemaeseries
Instagram: @sitecinemaeseries

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net