Se você está se perguntando se Um Lugar Silencioso Parte II é bom, então chegou ao lugar certo. Explicarei os prós e contras que averiguei nesta obra dirigida pelo experiente John Krasinski. E já vale ressaltar, primeiramente, que o filme de 2018 é tão fechadinho que não seria necessário uma sequência. Mas, com quase 340 milhões nas bilheterias, contra 20 milhões de orçamento, viu-se a possibilidade de uma franquia.
Os pontos positivos é que o diretor retorna, bem como Emily Blunt, Millicent Simmonds e Noah Jupe. E os ótimos 97 minutos de projeção fazem com que a sensação de urgência apareça desde os minutos iniciais. Tudo porque, vemos como os bichões chegaram aqui num plano sequência de tirar o fôlego.
Corta para o tempo presente e o quarteto (mãe e três filhos) já se adaptou ao mundo pós apocalíptico. Portanto, é o momento de tecer panoramas sobre humanidade (Evelyn tem todo o peso em suas costas, porque precisa cuidar dela e dos filhos), individualismo, sobre como lidamos com nossas perdas e etc.
E Krasinski aprendeu não só comandando Um Lugar Silencioso, mas também com sua estreia nas temporadas 8 e 9 de The Office. Até porque, mesmo que o último exemplo saia de um gênero como a comédia, há boas doses de dramaticidade.
E não para por aí. A mente do espectador havia mudado com a pandemia, ou seja, se achávamos que iríamos nos amar e ter ajuda mútua com um caso extremo como este, percebemos que isso era utópico. A bem da verdade é que, assim como há personagens como os de Cillian Murphy, há outros que só pensam em si e nada mais.
Mais sobre Um Lugar Silencioso Parte II
Há o cuidado de construir personagens com muitas camadas (ninguém é somente bom ou ruim) e a influência externa, que pode gerar problemáticas e benefícios, também tem seu espaço. Ao mesmo tempo, com uma fotografia brilhante e uma mixagem e edição de som de encherem os olhos, Um Lugar Silencioso Parte II é bem vindo.
Mas não há o ineditismo de antes e a escolha de mostrarem as criaturas por muito tempo, pode incomodar. Enfim, atente-se à cena do garoto prendendo a perna numa armadilha (é tão crível que dói na gente) e no desfecho que, apesar de compreensível, está aquém do original por sair do micro e ir para o macro. E que venha o terceiro!
Sinopse de Um Lugar Silencioso Parte II
Evelyn precisa proteger os filhos. Eles se mantém sozinhos e são forçados a encarar o terror do mundo exterior. Em busca de outros sobreviventes, a família percebe que os monstros atraídos pelo som não são os únicos perigos que vão enfrentar.
Nota Cinema e Pipoca: ★★★★
Título Original: A Quiet Place Part II
Ano Lançamento: 2020 (Estados Unidos)
Dir: John Krasinski
Elenco: Emily Blunt, Millicent Simmonds, Noah Jupe, John Krasinski, Djimon Hounsou, Cillian Murphy
ORÇAMENTO: 55 Milhões de Dólares