Eu Nativo, doc premiado que fala sobre os povos indígenas
Notícias

Eu Nativo, doc premiado que fala sobre os povos indígenas

eu nativo

O filme Eu Nativo é um documentário de longa-metragem, lançado em 2022, pela U R P Filmes, em festivais do Brasil e do exterior. A produção foi realizada no Pará, no Pernambuco e na Paraíba. E os entrevistados eram das etnias dos Kayapó, dos Fulni-ô e dos Pankararu, respectivamente.

O documentário faz uma incursão nas aldeias indígenas e, além disso, tem por objetivo mostrar como são os nativos, a partir de suas próprias narrativas, percepções pessoais e sentimentos sobre a condição de suas comunidades.

Os relatos abordam questões como o preconceito da sociedade em relação a eles. Mas não para por aí, pois expõem como se sentem, diante da discriminação que vem desde a idade escolar. Eles também questionam a presença de religiosos, cientistas e pesquisadores, que tentam modificar os costumes trazidos de seus antepassados.

O filme é uma reflexão sensível sobre os indígenas, que são retratados a partir de sua real condição de cidadãos brasileiros.

eu nativo

A equipe de filmagens de Eu Nativo e os festivais!

A equipe de filmagem passou um mês rodando os três Estados, percorrendo cerca de 4 mil km de estradas, além das viagens aéreas. O filme foi todo captado e finalizado em 4K. Também contou com o apoio da Maracanã Media (Londres), na co-produção, e da Yellow Bunker (RJ), na colorização.

O resultado nos festivais foi surpreendente“, diz o diretor Ulisses Rocha. O filme foi um dos 5 finalistas no 50º Festival de Gramado, que pela primeira vez exibiu filmes documentários na mostra, pelo Canal Brasil e pelo Globoplay. Além disso, recebeu dois prêmios: melhor documentário, no Festival Hobnobben, em Indiana, nos EUA, e no Festival Andromeda, na Turquia. Enfim, foi finalista Finalista no Love & Hope Film Festival, Barcelona, Espanha; Angeles DOC, Los Angeles, USA e Montreal Independent Film Festival, Toronto, Canada. Foiseleção oficial no XicanIndie Film Fest em Denver, USA; Iconic Images Film Festival na Lituânia; Anatolia Film Festival em Istanbul, Turquia.

Sinopse

O documentário Eu Nativo mostra aspectos da vida indígena das tribos Kayapó, Potiguara, Tabajara, Fulni-ô e Pankararu. Lançado em janeiro de 2022, traz imagens deslumbrantes das belezas naturais que cercam as aldeias onde vivem as etnias, bem como depoimentos surpreendentes sobre como os indígenas sofrem com o preconceito racial e a discriminação por parte da sociedade não indígena. O doc, portanto, apresenta uma reflexão sensível sobre indivíduos nativos, que raramente têm a oportunidade de falar sobre suas emoções e tristezas.

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página