Crítica: Soldado Universal – O Retorno | A primeira sequência da carreira de Van Damme é um horror

soldado universal o retorno

Soldado Universal – O Retorno foi a primeira continuação da carreira de Van Damme… e não poderia ter sido mais equivocada. Pois, vejamos: logo na primeira cena o personagem, junto com uma mulher que não sabemos quem é, devem fugir de alguns brucutus ao som de uma trilha sonora sem cabimento. Logo depois o roteiro explica que eles estavam em um treinamento com os soldados (e isso não faz sentido algum).

E então, veja você, Luc Deveraux transformou-se num ser humano novamente e, obviamente, ninguém dá maiores detalhes de como isso ocorreu. Some isso a um robô (uma espécie de Hal-9000 da Shopee) que faz a ‘segurança’ desses experimentos que dão problema de tempos em tempos, bem como um hacker mal intencionado e temos a base para essa salada pouco inspirada.

Isso tudo se dá, pois o diretor Mic Rodgers, que tinha experiência apenas como dublê e assistente de direção, não tem o esmero de Emmerich. Desta forma, Soldado Universal – O Retorno sai picota demais – vide a batalha final, que deve ter uns 50 cortes. Ao mesmo tempo, a obra quer tanto ser o primeiro filme que até joga – novamente – uma jornalista para entrar no ‘prédio ultra-secreto’ e ser o par romântico de Deveraux.

Soldado Universal – O Retorno peca até na escolha do vilão

Ainda que resvale em uma crítica sobre enviar jovens para as guerras, ainda que nos dê a visão noventista das inteligências artificiais (e isso é engraçado pra caramba), Bill Goldberg não tem um terço da empatia de Lundgren. Se as motivações de Adam Scott eram minimamente cabíveis, Romeo torna-se apenas um vilão esquecível de ‘final de fase’.

A esquizofrenia desses 82 minutos – que parecem uma eternidade – tem como ponto alto o momento em que o ‘Hal-9000 da Shopee’ pede para os soldados não atirarem em Deveraux e, no instante seguinte, a bala come solta para tentarem matá-lo. Nada faz sentido. Quer mais? A força dos soldados varia conforme a necessidade dos idealizadores.

O baixo orçamento, as poucas locações, as tiradas cômicas que não servem para nada e o chute no Michael Jai White de CGi no final. Com muito sacrifício finalizei essa bomba, mas estou pronto para o terceiro… Que os deuses do cinema me ajudem!

Soldado Universal - O Retorno

Onde assistir Soldado Universal – O Retorno?

  • Compra e Aluguel: Google Play Movies | Apple TV

Sinopse de Soldado Universal – O Retorno

S.E.T.H., um super computador, decide se vingar e destruir os militares que o criaram. Para impedi-lo Luc Devereaux, ex-integrante da equipe militar especial chamada de “soldados universais”, é convocado. Para detê-lo, Devereaux terá que travar uma verdadeira batalha entre homem e máquina.

Nota Cinema e Pipoca: ★

Título Original: Universal Soldier: The Return
Ano Lançamento: 1999 (Estados Unidos)
Dir: Mic Rodgers

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Michael Jai White, Heidi Schanz, Xander Berkeley, Justin Lazard, Kiana Tom, Daniel Von Bargen, James R. Black

Confira outras resenhas AQUI!

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net