Crítica: Soldado Universal – O Retorno | A primeira sequência da carreira de Van Damme é um horror
Críticas

Crítica: Soldado Universal – O Retorno | A primeira sequência da carreira de Van Damme é um horror

soldado universal o retorno

Soldado Universal – O Retorno foi a primeira continuação da carreira de Van Damme… e não poderia ter sido mais equivocada. Pois, vejamos: logo na primeira cena o personagem, junto com uma mulher que não sabemos quem é, devem fugir de alguns brucutus ao som de uma trilha sonora sem cabimento. Logo depois o roteiro explica que eles estavam em um treinamento com os soldados (e isso não faz sentido algum).

E então, veja você, Luc Deveraux transformou-se num ser humano novamente e, obviamente, ninguém dá maiores detalhes de como isso ocorreu. Some isso a um robô (uma espécie de Hal-9000 da Shopee) que faz a ‘segurança’ desses experimentos que dão problema de tempos em tempos, bem como um hacker mal intencionado e temos a base para essa salada pouco inspirada.

Isso tudo se dá, pois o diretor Mic Rodgers, que tinha experiência apenas como dublê e assistente de direção, não tem o esmero de Emmerich. Desta forma, Soldado Universal – O Retorno sai picota demais – vide a batalha final, que deve ter uns 50 cortes. Ao mesmo tempo, a obra quer tanto ser o primeiro filme que até joga – novamente – uma jornalista para entrar no ‘prédio ultra-secreto’ e ser o par romântico de Deveraux.

Soldado Universal – O Retorno peca até na escolha do vilão

Ainda que resvale em uma crítica sobre enviar jovens para as guerras, ainda que nos dê a visão noventista das inteligências artificiais (e isso é engraçado pra caramba), Bill Goldberg não tem um terço da empatia de Lundgren. Se as motivações de Adam Scott eram minimamente cabíveis, Romeo torna-se apenas um vilão esquecível de ‘final de fase’.

A esquizofrenia desses 82 minutos – que parecem uma eternidade – tem como ponto alto o momento em que o ‘Hal-9000 da Shopee’ pede para os soldados não atirarem em Deveraux e, no instante seguinte, a bala come solta para tentarem matá-lo. Nada faz sentido. Quer mais? A força dos soldados varia conforme a necessidade dos idealizadores.

O baixo orçamento, as poucas locações, as tiradas cômicas que não servem para nada e o chute no Michael Jai White de CGi no final. Com muito sacrifício finalizei essa bomba, mas estou pronto para o terceiro… Que os deuses do cinema me ajudem!

Soldado Universal - O Retorno

Onde assistir Soldado Universal – O Retorno?

  • Compra e Aluguel: Google Play Movies | Apple TV

Sinopse de Soldado Universal – O Retorno

S.E.T.H., um super computador, decide se vingar e destruir os militares que o criaram. Para impedi-lo Luc Devereaux, ex-integrante da equipe militar especial chamada de “soldados universais”, é convocado. Para detê-lo, Devereaux terá que travar uma verdadeira batalha entre homem e máquina.

Nota Cinema e Pipoca: ★

Título Original: Universal Soldier: The Return
Ano Lançamento: 1999 (Estados Unidos)
Dir: Mic Rodgers

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Michael Jai White, Heidi Schanz, Xander Berkeley, Justin Lazard, Kiana Tom, Daniel Von Bargen, James R. Black

Confira outras resenhas AQUI!

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ Toa na NetUêba - Os Melhores Links