SOBRENATURAL

www.cinepop.com.br6 5

 

Foram pouquíssimos os filmes de terror e suspense que me perturbaram e me fizeram perder o sono por uma noite, até porque quem está acostumado com o gênero já conhece todas as artimanhas que serão impostas ali, tirando raríssimas exceções.
JAMES WAN é um diretor que soube dosar muito bem seqüências perturbadoras, com um roteiro impactante em JOGOS MORTAIS e volta com seu companheiro de longa data LEIGH WHANNEL para este SOBRENATURAL, sem contar a produção executiva de OREN PELI, responsável por ATIVIDADE PARANORMAL (percebe-se muita influência dele por aqui).

Mesmo que os personagens de PATRICK WILSON (WATCHMAN) e ROSE BYRNE (SUNSHINE – ALERTA SOLAR) estejam naquele nicho comum – ela tenta qualquer coisa para curar seu filho, ele é cético e não crê em rituais ‘místicos’ –, o espectador é pego desprevenido pelo uso de uma linguagem oitentista, que flerta com produções como A MORTE DO DEMÔNIO, seus figurinos bizarros e a maquiagem de gosto duvidoso, O ILUMINADO (com aquele plano inicial) ou mesmo o clipe de Thriller de Michael Jackson, que abusava do gelo seco.

(Cuidado com os spoilers deste parágrafo)
Num primeiro ato, o uso de um terror muito psicológico é visto com excelência, mas ao passar dos minutos essa atmosfera infelizmente se dilui, dando lugar a uma tentativa de horror que por vezes não funciona – após Josh atravessar o mundo dos sonhos, parece não haver muito o que temer, principalmente com um demônio maquiado igual os integrantes do Cirque du Soleil.

Depois de mudarem para uma casa com seus três filhos, o casal Josh e Renai percebe que algo estranho está acontecendo, pois objetos se movem sozinhos e vultos estranhos os atormentam. Para piorar, um dos filhos cai numa espécie de coma. É aí que pedirão ajuda e entenderão os reais motivos de tudo isso.

A inserção dos dois ‘caçadores de fantasmas’ e suas tiradinhas cômicas quase põe tudo a perder, a sorte é que LIN SHAYE (2001 MANÍACOS) e seu rosto bastante expressivo devolvem SOBRENATURAL aos trilhos.
Sam Raimi, Peter Jackson, John Carpeter, Wes Craven, poderão se sentir aliviados, pois aqui está uma homenagem sincera a esses bons tempos que não voltam mais.

Título Original: Insidious
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: James Wan
Elenco: Patrick Wilson, Rose Byrne, Barbara Hershey, Angus Sampson, Ty Simpkins

ORÇAMENTO: 1,5 Milhão de Dólares


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de SOBRENATURAL ?
* Há espaço para o terror oitentista neste novo século ?

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net