5 Filmes sobre Síndrome de Down
Hoje (21), vamos falar de 5 Filmes sobre Síndrome de Down, pois comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, que é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia).
A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial. (Retirado do site Movimento Down).
Nós, do Cinema e Séries, gostaríamos de prestar uma pequena homenagem para estas pessoas tão incríveis e que alegram nossos dias. Então vamos a eles:
5 Filmes sobre Síndrome de Down
Oitavo Dia (1996)

Encantador filme coproduzido por França, Bélgica e Reino Unido e protagonizado por Daniel Auteuil (Caché), Oitavo Dia fala sobre um homem que vaga pelas estradas, até quase atropelar Georges, um homem com Síndrome de Down. Harry o leva para a casa e cria uma forte amizade com ele.
Entre as várias indicações que o projeto teve, podemos listar o César de Melhor Ator e o Prêmio Globo de Ouro: Melhor Filme Estrangeiro. Com pouco menos de duas horas de duração, tem roteiro e direção de Jaco van Dormael.
Do luto à luta (2005)
Evaldo Macarzel (Raul – O Fim, o Início e o Meio), experiente documentarista nacional, analisa pessoas com Síndrome de Down e mostra que há soluções simples para que ninguém seja deixado de lado ou sofra preconceitos.
Lembrando que, ao todo, este problema genético atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. Com duração de 67 minutos, é rápido e direto ao ponto, com detalhes emocionantes e que geram conscientização.
O Guardião de Memórias (2007)
Drama comovente sobre um pai que separa o casal de gêmeos, pois a filha nasceu com Síndrome de Down e não conta nada para a esposa, mas eventos posteriores farão com que este episódio venha a tona.
No elenco, podemos citar o casal de protagonistas: Dermot Mulroney e Emily Watson. O roteiro foi tirado de um livro, mas a densidade das páginas acabou não sendo encontrada na telona.
Anita (2009)
O grande Marcos Carnevale, diretor de Elsa e Fred – Um Amor de Paixão, volta para trás das câmeras para contar a história da jovem Anita, uma garota especial, que perde sua mãe em um atentado e decide sair a sua procura. Outro espetáculo argentino nos cinemas, difícil não se emocionar.
O projeto tem quase duas horas de duração e venceu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Leonor Mano), nos Prêmios da Academia Argentina de Artes e Ciências Cinematográficas. Além disso, foi indicado a Melhor Atriz Coadjuvante para Norma Aleandro, Melhor Nova Atriz para Alejandra Manzo e Melhor Roteiro Original.
Colegas (2013)
Um projeto apaixonante do diretor Marcelo Galvão, que conta a história de três jovens com Síndrome de Down que fogem, pois Stallone quer conhecer o mar, Márcio quer voar e Aninha quer encontrar um marido. As referência a outras obras cinematográficas são inseridas de maneira muito inteligente.
Os 90 minutos são exatos e, por conta de tudo isso, venceu o Festival de Gramado de Melhor Direção de Arte (Zenor Ribas), Melhor Filme, Melhor Longa Metragem Brasileiro. Além disso, conquistou a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nas categorias Melhor Filme Brasileiro e Melhor Filme Dramático, só para citar alguns prêmios.
E aí, já assistiu alguns destes filmes sobre Síndrome de Down? Qual seu favorito? Conte para nós!
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.