Fiquei muito feliz ao saber que um dos livros mais queridos por mim, na minha juventude, se transformará em filme. O Escaravelho do Diabo, escrito por Lúcia Machado de Almeida, moldou meu gosto pela leitura, assim como tantos outros títulos da saudosa série Vagalume. Carlo Milani será o diretor do longa, que terá o bom orçamento de 5,8 milhões de reais e no elenco Marcos Caruso, Jonas Bloch e Lourenço Mutarelli. Haverá algumas modificações para conseguirem maior envolvimento e veracidade nas telonas. Isso poderá abrir espaço para outras produções baseadas em livros da série. Confira agora 10 Livros da série Vagalume que poderiam virar filme.
– O Rapto do Garoto de Ouro, de Marcos Rey
Uma das grandes estrelas em ascensão do rock nacional é raptada. Três jovens detetives estão atrás dos suspeitos. Essa é a premissa básica de O Rapto do Garoto de Ouro, um dos grandes sucessos da série Vagalume. Helvécio Ratton poderiam dirigir a obra, já que entende de construção de elenco e adaptações de livros.
– O Jogo do Camaleão, de Marçal Aquino
Pensando rapidamente, me veio à cabeça o rosto de Milhem Cortaz para interpretar o chefão Camaleão. O livro tem um tom de urgência do começo ao fim e não seria má ideia dar a direção para Luis Bolognesi que, em Uma História de Amor e Fúria, provou não ter medo de inovar.
– O Mistério dos Cinco Estrelas, de Marcos Rey
Aqui, para que todos tenham uma proximidade maior com os personagens, colocaríamos atores desconhecidos. Daria para convidar Fernando Meirelles, pois além dele ter dirigido a aventura O Menino Maluquinho 2, também consegue condensar momentos dramáticos como em Cidade de Deus.
– A Maldição do Tesouro do Faraó, de Sérsi Bardari
O orçamento de A Maldição do Tesouro do Faraó teria que ser um tanto robusta, pois além de tomadas externas em outros países, locações internas grandiosas teriam que ser criadas. Roberto Santucci, apesar de ultimamente aventurar-se apenas em comédias, poderia ser o diretor escolhido para a aventura.
– A Ilha Perdida, de Maria José Dupré
Marco Dutra, diretor de Quando eu era Vivo, dirigiria e teria no elenco Ísis Valverde e Marina Ruy Barbosa. Uma aventura bastante gostosa de se ler – e porque não, de se ver – encabeçada por garotas é uma grande pedida.
– A Turma da Rua Quinze, de Marçal Aquino
Com uma cara dos bons tempos da Sessão da Tarde, A Turma da Rua Quinze, assim como Os Goonies ou Conta Comigo, traria ação e suspense na medida certa. Cao Hamburger, um dos criadores de Castelo Rá-Tim-Bum e diretor de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias é um excelente nome e trazer de volta Cássio Scapin, Luciano Amaral e Cinthya Rachel (Nino, Pedro e Biba, respectivamente), seria uma nostalgia e tanto.
– A Vida Secreta de Jonas, de Luiz Galdino
Extraterrestres e OVNIs sempre me chamaram atenção, e com A Vida Secreta de Jonas, encontrei uma aventura excelente e divertida. Daniel Ribeiro, do indicado nacional ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Hoje eu Quero Voltar Sozinho, não só ampliaria seus horizontes, como também daria chance a novos talentos no elenco.
– Bem Vindos ao Rio, de Marcos Rey
Apesar de ser ator e um dos criadores de Castelo Rá-Tim-Bum, Flávio de Souza poderia facilmente, receber sinal verde para dirigir a aventura Bem Vindos ao Rio. Poderia usar e abusar do Rio de Janeiro como plano de fundo para seu longa.
– Jogo Sujo, de Marcelo Duarte
Zuba é um astro do futebol que antes de um jogo importante é raptado. Onde estaria o craque? Apesar de sair completamente do ‘terreno comum’, pensei em Ugo Giorgetti como diretor da obra cinematográfica e algum galã atual como Cauã Reymond poderia ser protagonista.
– Na Barreira do Inferno, de Silvia Cintra Franco
Bastante atual, mesmo após tantos anos do lançamento do livro, Na Barreira do Inferno toca em temas como as ameaças contra a Amazônia e, obviamente, o bom e velho grupo de adolescentes que se deparam com um assassinato. Laís Bodanzki é o nome indicado, pois também sabe trabalhar com jovens de maneira bastante natural. Mas como ela se daria em cenas de ação? Aí só saberíamos quando o filme fosse lançado.
E aí, o que achou destes 10 Livros da série Vagalume que poderiam virar filme? Faltou algum na lista? Comente conosco!