A comparação, mesmo que um pouco forçada entre ‘Quem Quer ser um Milionário?’ e ‘Cidade de Deus’ vale, não só pela cena da galinha correndo dentro de uma favela, mas também pela execução de um roteiro fragmentado e lotado de idas e vindas no tempo. Danny Boyle (‘Trainspotting – Sem Limites’), detesta tal comparação, mas o fato é que o filme de Fernando Meirelles dá um banho de originalidade e técnica neste aqui.
O primeiro ato, onde vemos Jamal e Salim ainda crianças são os melhores por conter uma sinceridade e naturalidade que, de certa forma, são perdidas no decorrer da película. Tudo é bastante esquemático e previsível, desde o complicado romance dos protagonistas até o desfecho da maioria dos coadjuvantes. O ponto interessante ficou para a trilha sonora, agitada e dinâmica, sempre um passo à frente do roteiro de Simon Beaufoy.
Vemos Jamal, um garoto pobre que tenta sobreviver numa favela repleta de criminalidade. Junto com ele, temos Salim, seu irmão mais velho e a grande paixão da sua vida, Latika. A chance da virada surge quando Jamal tem a oportunidade de participar do programa “Who Wants to Be a Millionaire?”, uma espécie de Show do Milhão indiano. Ao passar por todas as fases e chegar na pergunta final, os produtores e o apresentador duvidam da sabedoria do rapaz, que terá de provar como aprendeu tudo aquilo.
O uso das cores impressiona e molda com delicadeza os sentimentos contidos no personagem principal e nos que o cercam. Daí a tentar entender como foi eleito o Melhor Filme do Ano no Oscar é difícil, até porque deixar de lado ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’ e premiar algo tão mediano, é prova de que a Academia ainda tem muitos preconceitos para exorcizar.
Título Original: Slumdog Millionaire
Ano Lançamento: 2008 (EUA / Reino Unido)
Dir.: Danny Boyle
Elenco: Dev Patel, Anil Kapoor, Saurabh Shukla, Rajendranath Zutshi, Freida Pinto, Irrfan Khan
ORÇAMENTO: 15 Milhões de Dólares
1 Comment