Premonição 2 | Vale a pena assistir?
Eu tenho um carinho nostálgico por Premonição 2 que pode até afetar essa minha resenha sobre o filme. Calma! Não vou dizer que essa sequência, lançada em 2002 e dirigida por David R. Ellis (Serpentes a Bordo) é uma obra prima e nem que é melhor que o original, mas acredito que, em um ranking da franquia, fica na segunda colocação. Tudo porque, o jovem Éder de 15 anos foi ao cinema e achou aquela cena inicial impressionante – e continua assim até hoje.
Contudo, em 2025, dá para notar que não há cuidado nenhum na construção de um carisma dos personagens, sendo tudo jogado aleatoriamente. Um ponto que pode ter afetado as ideias dos produtores, é que Devon Sawa não quis retornar e, com isso, até a reapresentação de Clear Rivers, interpretada por Ali Larter, foi prejudicada.
A.J. Cook (Criminal Minds) encabeça este elenco e tira ‘leite de pedra’. Só não podemos dizer o mesmo de Keegan Connor Tracy como Kat Jennings e T.C. Carson como Eugene Dix, só para citar alguns. Tony Todd tem sua participação especial e, como sempre, impressiona não só por sua voz, mas também pela presença marcante.
Premonição 2 tem mais sangue e menos poder de convencimento
Em Premonição, o roteiro tinha um poder de convencimento, pois construía um universo mais coeso. Aqui, temos poucas coisas realmente marcantes e uma repetição da seguinte fórmula: há uma cena onde parece que o personagem vai morrer, mas ele escapa para morrer logo em seguida. Acho que uma variação maior poderia alterar a diversão.
No terço final, temos uma mistura doida de uma grávida que precisa ser salva, outras pessoas tendo premonições que não fazem sentido e sangue jorrando a cada meio segundo. No fim das contas, fechou as bilheterias mundiais com US$ 90 milhões contra US$ 26 milhões de orçamento e viu sinal verde para outras tantas continuações. Realmente, às vezes não precisamos rever algo que estava guardado com carinho em nossos corações.
Onde assistir Premonição 2?
- Stream: Max e Prime Video
- Compra e aluguel: Google Play Movies
Sinopse de Premonição 2
Kimberly tem a premonição de que um horrível acidente na estrada matará muitas pessoas, inclusive ela e seus amigos. Assustada com a visão, ela para o carro e impede os que estão atrás de passar. Logo, um policial rodoviário chega e o acidente realmente acontece. Agora, a morte está perseguindo esse grupo de sobreviventes e, um a um, eles estão morrendo como deveriam: na estrada.
Nota Cinema e Pipoca: ★★½
Título Original: Final Destination 2
Ano Lançamento: 2003 (Estados Unidos)
Diretor: David R. Ellis
Elenco: Ali Larter, A. J. Cook, Michael Landes, David Paetkau, James Kirk, Lynda Boyd, Tony Todd, Sarah Carter, Alejandro Rae
Curiosidades Premonição 2
- Troncos reais foram testados para a sequência de colisão, mas eles “não quicaram o suficiente”, então, os troncos no filme são CGI.
- O acidente na rodovia em Premonição 2 foi inspirado em um acidente real na Interestadual 75 em Ringgold, Geórgia, onde cerca de 125 veículos se envolveram devido à neblina densa.
- Todos os apresentadores de notícias que aparecem no filme são verdadeiros apresentadores de estações locais de Vancouver, onde o filme foi filmado.
- O sanatório onde Clear se hospeda também foi usado na abertura de Halloween: Ressurreição (2002).
- Na sequência de abertura, há um adesivo que diz “ROAD TRIP”, mas o “T” está coberto, então se lê “ROAD RIP”, um jogo de palavras sugerindo o desastre.
- O ator Devon Sawa explicou que não apareceu na sequência porque as negociações para sua participação não deram certo, embora ele tenha ficado feliz com o sucesso dos outros filmes da franquia.
- James Kirk, que interpreta Tim Carpenter, já havia sido um figurante não creditado no primeiro Premonição.
- As chaves do carro de Kimberly, mostradas na sequência de abertura, têm um chaveiro contra o mau-olhado, um talismã que protege contra energias negativas.
- O nome de Kimberly Corman faz referência a Roger Corman, enquanto Nora e Tim Carpenter homenageiam o diretor John Carpenter, conhecidos por seus trabalhos no terror.
- O carro de Kat, em Premonição 2, é visto no marcador de 180 milhas, o mesmo número do voo condenado do primeiro Premonição.
- Os roteiristas Eric Bress e J. Mackye Gruber começaram a trabalhar em Premonição 2 depois que o estúdio leu o roteiro deles para Efeito Borboleta (2004).
- Quando Kimberly entra no hospício, um homem está pendurado nas grades da prisão em uma homenagem ao personagem Chief Bromden de Um Estranho no Ninho.
- Quando Rory pega o elevador para o apartamento de Burke, a música “Rocky Mountain High” de John Denver está tocando como música de elevador.
- Keegan Connor Tracy foi escalada para o papel de Kat apenas cinco dias antes das filmagens.
- O roteiro original de Premonição 2 se passava um ano depois do primeiro filme, em Nova York, onde um grupo de trabalhadores das Torres Gêmeas tentava evitar a morte, mas a trama foi alterada após os ataques de 11 de setembro.