Connect with us

Franquias

Pânico, a franquia que renovou o terror

Published

on

terror no telecine

O ano era 1996 e uma desconhecida Neve Campbell estava prestes a entrar para a cultura pop e, talvez, nem imaginasse isso. Pânico, a franquia que renovou e revolucionou o gênero terror foi dirigida por Wes Craven e escrita por Kevin Williamson. Além de Campbell, a empreitada era estrelada por David Arquette, Courtney Cox, Matthew Lillard, Rose McGowan e Drew Barrymore.

Inspirado em uma notícia real, Williamson, que ainda era um aspirante a roteirista na época em que teve a ideia, escreveu uma história de 18 páginas. Posteriormente seria ampliada para tornar-se um filme de 90 minutos. Aliás, além deste, também rascunhou algumas páginas de duas potenciais sequências.

O barulho causado no lançamento foi gigantesco, principalmente porque fazia tempo que o gênero não nos dava um exemplar com vigor. Vilões de franquias como A Hora do Pesadelo e Halloween já tinham cansado.

Pânico, a franquia

Pôster de Pânico, de 1996

Para o papel da protagonista Sydney Prescott foram cogitados nomes como Melissa Joan Hart, Brittany Murphy e a própria Drew Barrymore (que só não ficou com o papel por conta de choque em sua agenda). Craven conheceu Neve Campbell na série Party of Five e resolveu convidá-la… sacada esperta e pontual!

No fim das contas, Pânico chegou em dezembro e se pagou facilmente. Fechou as contas em mais de 170 milhões de dólares contra 14 milhões de seu orçamento.

Advertisement

Em março de 1997, a Dimension Films deu sinal verde para a sequência e em julho as filmagens começaram. Além dos atores já conhecidos do filme anterior, foram chamados Jerry O’Connell, Timothy Olyphant, Sara Michelle Gellar, Jada Pinkett Smith e Omar Epps. Ainda contou com um orçamento um pouco mais robusto de 24 milhões de dólares.

É interessante notar aqui que a história é um filme dentro do filme, pois dentro daquele universo, será rodado um projeto para os cinemas inspirado na história de Sydney Prescott.

Pânico, a franquia

Pôster de Pânico 2, de 1997

Um fato curioso foi que o roteiro vazou – revelando quem seria o assassino – e para não haver maiores desastres, muita coisa do original foi modificado. Os atores só receberam as últimas páginas do roteiro um dia antes da cena final ser rodada.

As bilheterias mundias totalizaram mais de 172 milhões de dólares.

Williamson, que havia feito anotações sobre o terceiro episódio da trilogia, deixou para Ehren Kruger a responsabilidade de escrever este roteiro. Lançado em 2000, ainda dirigido por Craven e com todo o elenco principal de volta, Pânico 3 rendeu mais de 161 milhões de dólares (o orçamento foi de 40 milhões).

Pânico, a franquia

Pôster de Pânico 3, de 2000

Uma das curiosidades aqui foi que o diretor fez 3 finais diferentes, mas não contou para o elenco qual seria utilizado nos cinemas. E aqui se encerraria a história da moça perseguida incansavelmente por diversos serial killers correto? Não.

Pânico, a franquia retorna para seu quarto episódio

Em julho de 2009, Courtney Cox e David Arquette assinaram contrato para voltarem aos respectivos papeis. Já Neve Campbell confirmou presença apenas em setembro e Craven no ano seguinte, depois que o primeiro rascunho do roteiro ter sido entregue.

Advertisement

No roteiro, após quinze anos longe de sua cidade natal, a protagonista volta para lançar um livro que fala sobre como deixar de se sentir uma vítima. Mas adivinhem? Um assassino começa a persegui-la novamente.

A tiradinhas, o humor e a violência parecem ter envelhecido um pouco mal. Mas se o espectador acompanhou esta saga desde o início, vai se deliciar com esta nova leva de mortes.

Pânico, a franquia

Pôster de Pânico 3, de 2000

No fim, o caixa fechou com excelentes 101 milhões de dólares, pagando facilmente os 59 milhões de seu orçamento.

O quinto episódio, que havia sido anunciado pelo produtor Bob Weinsten, foi cancelado após a morte de Wes Craven. Mas o legado de Ghostface continua no seriado Scream, que já vai para a 3ª temporada e pode ser conferido no Netflix. O elenco conta com Willa Fitzgerald, Bex Taylor Klaus, John Karna e Amadeus Serafini.

E aí, acha que Pânico, a franquia, é uma obra prima? Qual dos filmes é seu favorito?

Advertisement

Destaque

Quantos filmes Missão Impossível tem?

Published

on

missao impossivel banner

Missão Impossível é uma das marcas mais fortes de Hollywood há muito tempo. Desde que a série estreou em 1966, pela CBS, foi um grande sucesso de público e crítica.

Foram sete temporadas ou 172 episódios, lotadas de roteiros inteligentes e que jogavam o espectador em tramas intrincadas e ação de primeira. Astros como Leonard Nimoy participaram ativamente de grande parte do programa. Os estúdios Álamo eram os responsáveis pela dublagem aqui no Brasil, enquanto a extinta TV Excelsior era quem tinha os direitos de transmissão. Em 1970, foi exibido pela TV Record e depois, em 1976, pela Bandeirantes.

No final da década de 80, tentaram dar uma sobrevida a série, colocando Peter Graves novamente como um dos atores principais. Não deu muito certo e este retorno durou apenas duas temporadas.

missao impossivel24

A primeira trilogia de Missão Impossível

Missão Impossível, de Brian de Palma

Depois de uma longa pausa, a Paramount resolveu fazer uma homenagem aos fãs e inserir o novo público, que não teve contato com o produto, àquele universo tão interessante. O escolhido para levar Missão Impossível para as telonas em 1996 foi Brian de Palma, recém saído do excelente O Pagamento Final.

No elenco um jovem e já famoso Tom Cruise, além de coadjuvantes de respeito como Jon Voight, Ving Rhames, Jean Reno e Vanessa Redgrave.

Na história, escrita por David Koepp e Robert Towne e com argumento de Steven Zaillian, Ethan Hunt descobre que está em uma emboscada juntamente com sua equipe. No fim das contas, apenas ele e outra agente sobrevivem e agora terão que provar inocência e encontrar, dentro da própria agência, quem é o verdadeiro criminoso.

Advertisement

Com cenas emblemáticas (o que é aquele trecho final incrível pessoal!?), o filme foi um sucesso estrondoso e fez 457 milhões de dólares pelo mundo, contra 80 milhões de seu orçamento.

missao impossivel

As pirotecnias de John Woo na franquia

Dois anos depois e os cinéfilos ganhavam uma continuação das aventuras do agente. Desta vez a direção passou para o talentoso John Woo, que havia feito anos antes o belíssimo Bala na Cabeça. Com orçamento mais robusto – desta vez de 125 milhões de dólares – e com Tom Cruise assinando como Produtor Executivo, Missão Impossível II teve uma recepção fria perante os críticos, mas calorosa entre os espectadores. Faturou nada menos que 546 milhões de dólares.

Com uma sequência inicial de tirar o fôlego, onde vemos Ethan Hunt e suas madeixas esvoaçantes escalando uma montanha sem qualquer tipo de proteção, Woo prepara o espectador para o roteiro que fala sobre um vírus mortal, desenvolvido por australianos e que está prestes a cair nas mãos de contrabandistas. O agente e sua equipe terão que salvar o dia outra vez.

Uma curiosidade é que Dougray Scott, que interpreta o vilão Sean Ambrose, havia aceitado viver o herói Wolverine, mas se feriu gravemente nas filmagens da sequência final e perdeu o papel para Hugh Jackman.

missao impossivel2

Fôlego novo à franquia com J. J. Abrams

Foram precisos mais seis anos, um diretor extremamente inventivo e os roteiristas do momento em Hollywood, para trazer as coisas de volta aos eixos. Missão Impossível III ganhou um roteiro lotado de idas e vindas no tempo, um vilão que chega a dar medo e cenas de ação coreografadas com qualidade impressionante.

J. J. Abrams embarcou no projeto e trouxe com ele os roteiristas Alex Kurtzman e Roberto Orci. Com ainda mais força para dar os pitacos necessários, Cruise, além de protagonista voltou ao papel de produtor e contracenou com Philip Seymour Hoffman e Michelle Monaghan.

Os 150 milhões de dólares foram pagos facilmente e a arrecadação foi finalizada com 397 milhões de dólares no bolso da Paramount.

Advertisement
Missão: Impossível 3

O futuro da franquia

E o último capítulo, pelo menos por enquanto, foi intitulado Missão Impossível – Protocolo Fantasma. O roteiro coloca os membros da força-tarefa MI como culpados de um ataque terrorista, tudo isso, para que eles possam operar sem restrições em trabalhos ultra-secretos.

O genial diretor Brad Bird, em seu primeiro filme em live action, coordena bem as sequências de ação. O longa se passa em Dubai, Praga, Moscou, Bangalore e Vancouver, mas prolonga demais seu roteiro – o corte final teve longos 132 minutos. Mesmo assim os espectadores lotaram as salas e deram 694 milhões de dólares contra 145 milhões de seu orçamento.

missao impossivel4

O quinto episódio chegará aos cinemas no final de 2015 e terá o retorno de Simon Pegg, Jeremy Renner e Paula Patton. O diretor Christopher McQuarrie trabalhou como produtor e diretor em diversos filmes que tinha Cruise. Então, a gente já pode esperar um mínimo de sintonia entre os dois. E vocês, estão na expectativa para este novo filme de Ethan Hunt?

Continue Reading

Destaque

Boyka: Onde assistir os filmes O Imbatível?

Published

on

Onde assistir os filmes O Imbatível

Boyka é um personagem que entrou na cultura pop dos filmes de pancadaria. Mas você sabe onde assistir os filmes O Imbatível? Antes de mais nada, devo dizer que a franquia foi iniciada em O Imbatível, dirigido pelo mestre Walter Hill e interpretado por Wesley Snipes.

Onde assistir os filmes de Boyka

O Imbatível (2002)

No roteiro, o campeão de boxe George “Iceman” Chambers é condenado injustamente à prisão por estupro. Dentro da prisão, conhece Monroe Hutchens, que está na solitária, mas quando é solto, entra numa briga com o campeão. Agora, farão de tudo para que uma luta histórica dentro da prisão ocorra. E quem será o vencedor? (mais…)

Continue Reading

Release

Onde assistir Um Lugar Silencioso 2

Published

on

onde assistir um lugar silencioso parte II

Está curioso e se perguntando onde assistir Um Lugar Silencioso 2? Então fique tranquilo. Suas buscas se encerraram. Lembrando que esta é a sequência do filme de 2018, que também foi dirigido por John Krasinski e contando com Emily Blunt como protagonista.

O primeiro fez mais de US$ 280 milhões. Enquanto a continuação, em plena pandemia, quase US$ 300 milhões. E dá para conferir ambos pelo streaming do Telecine! Aliás, o catálogo dos caras conta com uma variedade impressionante de opções. Certamente agradará os fãs de terror, comédia, animação e etc. (mais…)

Continue Reading

Trending

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net