Olhar de Cinema 2025: estreia de filme polêmico indicado ao Oscar
O Olhar de Cinema 2025 – Festival Internacional de Curitiba chega à sua 14ª edição e será realizado de 11 a 19 de junho, com uma programação com mais de 80 filmes, entre longas e curtas-metragens, exibidos em locais emblemáticos da cidade.
Pela primeira vez, o festival ocupará o Museu Oscar Niemeyer (MON), além de retornar à Ópera de Arame, onde acontece a aguardada sessão de abertura. A edição 2025 marca também a estreia do renovado Cine Guarani, e celebra os 50 anos da Cinemateca, agora com novos equipamentos de som e projeção.
Com 10 mostras temáticas, o festival reforça seu compromisso com a diversidade de olhares e formatos. Entre as categorias estão Competitiva Brasileira, Competitiva Internacional, Novos Olhares, Mirada Paranaense e Pequenos Olhares, além das tradicionais sessões de Abertura e Encerramento. O diretor Antonio Gonçalves Jr celebrou a amplitude da seleção deste ano, que vai de estreias internacionais a produções locais. “Estamos abrindo ainda mais espaços e possibilidades de diálogo com o público. O Olhar de Cinema é uma janela para o mundo e para dentro de nós mesmos”, destacou.
Programação e ingressos do Olhar de Cinema 2025
O filme de abertura do Olhar de Cinema 2025 será o polêmico longa japonês “Cloud” (“Kuraudo”), do consagrado diretor Kiyoshi Kurosawa, conhecido por obras como Pulse e Creepy. Baseado em fatos reais, o suspense retrata a tensão gerada por um grupo de justiceiros da internet contra um jovem revendedor online acusado de exploração comercial. A produção, que representou o Japão no Oscar 2025, estreia no Brasil com exclusividade durante o festival, em uma sessão monumental na Ópera de Arame, com exibição em tela gigante de mais de 400 polegadas.
Os ingressos estarão à venda a partir de 16 de maio, com preços populares entre R$ 8 e R$ 16, pelo site oficial www.olhardecinema.com.br. Haverá ainda sessões gratuitas no Teatro da Vila, na CIC, e no Cine Guarani. Combinando cultura, arte, inclusão e inovação, o Olhar de Cinema 2025 promete ser uma das edições mais memoráveis da história do festival — e uma oportunidade imperdível para quem ama o poder transformador do cinema.