Okja, um grito pela sobrevivência das espécies

okja topo

O diretor Bong Joon-ho já havia mostrado seu talento em pelo menos dois filmes bem interessantes e diferentes entre si. O primeiro foi O Hospedeiro, onde um monstro gigante ataca Seul e em segundo, o pós-apocaliptico Expresso do Amanhã, baseado numa HQ. Agora, com o aval da Netflix, monta um grito pela sobrevivência das espécies e faz uma crítica social ao sistema capitalista e a matança desordenada de animais em Okja.

Lembrando um pouco ET – O Extraterrestre, por conta da docilidade e da presença interessante da criatura, o projeto é multiétnico e tem efeitos especiais de primeira (cada textura da criatura é feita com um grau de detalhamento absurdos). No elenco estão presentes nomes como Jake Gyllenhaal, Lilly Collins, Paul Dano e a magestosa Tilda Swinton, que molda uma personagem arrogante, prepotente e lotada de pequenos cacoetes.

Se o primeiro ato fisga o espectador com carisma e uma fotografia inacreditável, o meio do filme perde um pouco da sua eficácia pois sai da questão dos questionamentos e nos entrega uma ação bem coreografada, mas um tanto fora do contexto. O terceiro ato volta a engrenar e agrega ainda mais valor a um projeto que, com toda a certeza, não veria a luz do dia se tivesse sido apresentado para empresas qualquer outra empresa do ramo – esta é a vantagem de termos o streaming atualmente.

Okja
Pôster do filme

Ao notarem que Mija não sairá de perto do animal, há uma virada incrível aqui, pois a utilização da garota como válvula de escape para melhorar a imagem da empresa, aumentar os lucros e ainda ter a população deslumbrada com tamanha “bom vontade”, Bon Joon-ho nos coloca para pensarmos em nosso próprio mundo e nessas fórmulas batidas, mas que estão sempre sendo utilizadas e dando certo. Okja é uma pequena joia bruta que deve ser visto o quanto antes pelos assinantes do Netflix.

Obs.: prestem atenção na atuação incrível da protagonista Ahn Seo-Hyun.

Sinopse de Okja:

Em 2007, a CEO de uma grande empresa, apresenta para o mundo o “super porco”, uma nova espécie de animal descoberta na América do Sul. 26 desses animais são enviados para diferentes locais do mundo, para que cada fazendeiro possa criá-lo conforme seu ambiente. Um década depois, a pequena Mija, que convive com Okja (uma super porca fêmea) desde a infância e mora com seu avô nas montanhas da Coréia, descobre que está prestes a perdê-la, pois a tal empresa fará um concurso em Nova York para saber qual é o melhor animal dentre aqueles que estiveram fora.

Título Original: Okja
Ano Lançamento: 2017 (Estados Unidos/Coréia do Sul)
Dir: Bong Joon-ho
Elenco: Tilda Swinton, Paul Dano, Ahn Seo-hyun, Byun Hee-bong, Steven Yeun, Lily Collins, Giancarlo Esposito, Jake Gyllenhaal

ORÇAMENTO: 50 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net