O Urso do Pó Branco | Vale a pena assistir?
O Urso do Pó Branco acaba de ser lançado na Netflix e, por conta disso, corri para assisti-lo. Isso porque, quando estreou nos cinemas, fiquei extremamente curioso, pois a história, baseada em fatos reais, é inacreditável. Ao mesmo tempo, poderia ver Elizabeth Banks (Jogos Vorazes e Power Rangers) como diretora.
No elenco, nomes como do falecido Ray Liotta, em um de seus últimos projetos, Brooklynn Prince, a garotinha de Projeto Flórida, Keri Russell (Missão Impossível 3) e Isiah Whitlock Jr. (do seriado Your Honor). E, desde os primeiros minutos, é mostrado para o espectador que o tom satírico estará presente por aqui… e achei isso ótimo!
Mas não podemos confundir sátira com estereótipos chatos e que diminuem o impacto da trama. Desde a xerife, passando pelos trilheiros, até chegar no filho do chefão da máfia, todos, sem exceção, parecem totalmente fora da realidade, com escolhas sem cabimento e que não nos fazem rir – algumas me deixaram com vergonha alheia, para você ter uma ideia.
O Urso do Pó Branco tem pontos positivos?
Apesar de tudo que falei de negativo – e que ainda irei falar – O Urso do Pó Branco é maluco o suficiente para prender minha atenção. Há momentos bons, e isso se deve muito a essa direção de Banks, como quando o urso começa a perseguir a ambulância ou em outras sequências onde há quebra das expectativas.
Mas não é possível que, com um orçamento de US$ 35 milhões nas mãos, não conseguiriam fazer um urso mais realista – olhem o que fizeram em Godzilla – Minus One – ou terem uma fotografia mais clara, principalmente no terço final. Menos inofensivo que seu ‘vilão’, o longa metragem é esquecível e, no dia seguinte, certamente não me lembrarei dessa aventura gore.
Onde assistir O Urso do Pó Branco?
- Streaming: Netflix
- Compra e aluguel: Google Play Filmes e TV | Apple TV | Amazon Prime Video
Sinopse de O Urso do Pó Branco
Em 1985, um avião carregado com mais de 200 quilos de cocaína cai na floresta da Geórgia, perdendo o precioso carregamento em meio ao nada. Os criminosos responsáveis pela carga, ansiosos para recuperar o dinheiro perdido, partem em busca da droga, mas logo descobrem que não estão sozinhos. Um urso negro, atraído pela substância, encontra os pacotes de cocaína e, ao consumi-los, entra em um estado de extrema agressividade e alucinação.
Agora, o urso viciado se transforma em uma ameaça imprevisível, atacando qualquer um que cruze seu caminho, desde turistas e adolescentes até policiais e traficantes. O caos se instala quando todos tentam fugir da fúria do animal, que desenvolve um apetite insaciável pela droga e busca por mais. A luta pela sobrevivência se torna uma corrida contra o tempo, onde o único desejo dos envolvidos é escapar das garras do imponente urso e esperar que ele finalmente se acalme.
Nota Cinema e Séries: ★★½
Título Original: Cocaine Bear
Ano Lançamento: 2023 (Estados Unidos)
Dir: Elizabeth Banks
Elenco: Keri Russell, Alden Ehrenreich, O’Shea Jackson Jr., Ray Liotta, Isiah Whitlock Jr., Brooklynn Prince, Christian Convery
Confira outras resenhas AQUI!
Curiosidades de O Urso do Pó Branco
- O Urso do Pó Branco é inspirado em um evento real de 1985, quando um policial corrupto se tornou traficante de drogas e tentou fugir de um avião carregado de cocaína. Porém, o paraquedas dele falhou, e ele morreu ao cair no quintal de uma casa em Knoxville, Tennessee.
- O urso real foi encontrado morto em uma floresta da Geórgia. Ele sobreviveu por poucos minutos após ingerir a substância, mas morreu de hemorragia cerebral e falência respiratória e cardíaca.
- Este foi o último filme finalizado de Ray Liotta, que faleceu em 26 de maio de 2022, uma semana depois de retornar para refazer suas falas durante a pós-produção.
- O título internacional, “Cocaine Bear“, era provisório, mas os produtores o mantiveram, pois estava muito difícil em encontrar outro nome mais adequado.
- O verdadeiro urso, também apelidado de “Pablo Escobear”, pode ser visto em Lexington, Kentucky, no Kentucky for Kentucky Fun Mall.
- O ator Matthew Rhys revelou que, após ler o roteiro, ele se ofereceu para interpretar Andrew C. Thornton II.
- No início de O Urso do Pó Branco, quando o urso ataca Elsa e Olaf, Elsa se refere a Olaf como “Kristofer”, o nome real do ator. Não se sabe se isso foi um erro de edição ou uma piada proposital.
- O urso no filme é uma fêmea, enquanto o verdadeiro urso era macho.
- A abertura de O Urso do Pó Branco é acompanhada pela música “Jane”, da banda Jefferson Starship, que também foi utilizada em um dos primeiros filmes de Elizabeth Banks, Mais um Verão Americano (2001).
- As filmagens principais começaram na Irlanda em 20 de agosto de 2021.
- Com exceção de alguns figurantes, poucos atores irlandeses foram escalados, mesmo o projeto sendo completamente filmado no país.
- Os dois caminhantes no início do filme são chamados Olaf e Elsa, em referência aos personagens de Frozen.